sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

"O Fermento e o Tempo" por João Sebastião

Obra: Almira Reuter
Porta Retratos da Alma!!
"O Fermento e o Tempo" é o título da exposição de pinturas e objetos da artista plástica Almira Reuter, apresentadas pela Galeria de Arte 
do SESC Arsenal, em novembro de 2012.
Pude conotar e sentir, um som imperceptível, entretanto sensível e mágico advindo das figuras do imaginário, nas pinturas de Almira Reuter, apresentadas ao público nesta mostra individual. A mente, a espiritualidade ou o singelo procedimento expressionista da artista, mapeia uma desenvolvida sensibilidade às artes plásticas, especialmente à pintura. Alto nível de um meigo intelectualismo, soa natural e sincero nas telas sensíveis desta artista figurativa. Almira Reuter é uma inata colorista, e nos mostra seu potencial de pintora, sem rodeios. Ela é direta, objetiva!!. Um jeitinho manso do falar mineiro transcende das suas belas composições plásticas. Nesta sublimidade cromática cresce o seu "fermento" atemporal.
Almira Reuter, independe de títulos em seus belos e expressivos quadros, pois a sua pintura não peca em suas formidáveis composições intuitivas. Apresenta-nos qualidades inerentes aos grandes mestres da pintura. Transita em níveis de significações sutis e claras. O dispositivo das figuras, sendo individuais ou coletivos nas cenas, presume-se numa bela e correta maneira de como os elementos são colocados no espaço cromográfico. Arquiteta suas cenas. Suas cores quentes escorrem e transbordam o limite das linhas periféricas da obra em si.
Almira Reuter nos conduz pelos seus caminhos trilhados aos trilhos da sua memorável Maria Fumaça, compreendidos por ela e inseridos no seu contexto-roteiro de espaço-tempo. Pressupõe o "Tempo", da sua pertinente procura ao fazer do belo!. Representativos e particulares, sobretudo autorais, são as janelas do seu Universo, ou "Porta-Retratos da Alma", recheados de um colorido vivo, quente e brilhante, a nos encantar.
"Meu Irmão Almir", traz uma figura masculina "desafeiçoada", um boneco grande, pois se trata de um desenho provindo do imaginário. "Meu Irmão Almir", segura nas mãos um pássaro , desfalecido e sem vida. Não há nele qualquer correlação com as demais figurações ali apresentadas. Transborda do suporte uma espiritualidade de forte e segura beleza. Uma inquietação. Um olhar moldado a nos espreitar, a nos sondar!!
Almira Reuter resolve bem aquilo que ela nos propõe em seus quadros. São verossímeis. São pinturas que, esbarram-se no real das coisas visíveis e invisíveis por excelência. Há um registro perceptivo de calor humano nas pinturas de Almira Reuter. Sobretudo um pensamento simbólico explícito em "O Fermento e o Tempo". Vale a pena conferir as pinceladas, o texto poético e super colorido de Almira Reuter.
João Sebastião Barros
Premio de Viagem
Critico de Arte
Novembro de 2012

A EXPOSIÇÃO VAI ATÉ O DIA 12/12/2012 NA GALERIA DO SESC ARSENAL EM CUIABÁ/MT MAIS INFORMAÇÕES: http://fuzuedasartes.blogspot.com.br/2012/11/comeca-hoje-0611-exposicao-o-fermento-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes