sábado, 23 de fevereiro de 2013

PORQUE É NECESSÁRIO SABER DESENHAR?


Alguns pintores contemporâneos opinam que a habilidade para o desenho realista não é uma questão necessária nem indispensável e que por outra parte não representa impedimento para produzir obras de arte de qualidade.
O certo é que de facto muitos artistas têm produzido maravilhosas obras de arte sem saber desenhar contando muitas vezes, e principalmente hoje em dia com a ajuda da tecnologia e os programas de computador, com muitas opções alternativas ao desenho.
No entanto, embora não saber desenhar, não seja um limite para a imaginação e criatividade, representa ao meu modo de ver, uma redução de opções.
Ao observarmos algumas obras de arte moderno expostas nos museus, temos a sensação que não são necessários grandes conhecimentos técnicos avançados em matéria de desenho e por isto muitos alunos e principiantes nas artes plásticas, nomeadamente na pintura, tem a tendência a iludir esta matéria e tentar imitar aos grandes artistas com um estilo pessoal, único... O resultado é que acabam por estagnar na reprodução de motivos repetitivos.
Picasso, por exemplo, desenhava de uma forma inigualável seu estilo tão pessoal e conhecido, foi simplesmente o resultado de uma opção de escolha á procura de um ideal conceptual do artista e não o resultado de não saber desenhar.
Existem razões a favor da conveniência de saber desenhar. Estas razões baseiam-se em descobrimentos recentes no campo da investigação científica dos processos cerebrais que apontam para o benefício de desenvolver a habilidade de desenhar  associada à utilização do hemisfério direito do cérebro do qual deriva muitos outros benefícios.
Desenvolver a capacidade de desenhar ajuda a desenvolver também as habilidades para as matemáticas, os idiomas, a música, etc, todas estas capacidades associadas ao hemisfério direito do cérebro.
Fonte: Livro de Betty Edwards "Aprender a desenhar com o lado directo do cérebro” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes