domingo, 24 de fevereiro de 2013

Você sabe o que é Upcycling? - Fuzuê das Artes e Ideias para Reduzir/Reutilizar/Reaproveitar,


"Upcycling" um termo relativamente novo que vem sendo muito usado em relação a Arte Sustentável. Sem uma tradução para o português, a prática consiste em um processo de transformação de objetos descartados ou sem utilidade em algo novo e útil. Não é sinônimo de reciclagem, pois este último inclui uma transformação da matéria prima, como derretimento do plástico ou quebra do vidro para geração de material de processamento de um novo produto, em todo ou em parte.


A arte sustentável vem para ir além da renovação e utilidade do "Upcycling" e trazer também beleza a essas novas peças empregando as mais recentes e belas técnicas de artesanato.  Trazemos aqui como exemplo esta velha caneca de ferro, que o  através de técnicas de pintura country transformou em um porta lápis.
Canecão de metal transformado em porta lápis 
O objetivo do "upcycling" é evitar o desperdício e descarte desnecessário de objetos e também economizar água e energia que seriam utilizadas na extração, processamento e transporte de novas matérias primas. Pode ser empregado na restauração e transformação de móveis antigos, restos de demolição, objetos de vidro, plástico, madeira e metal.
Podemos deixar o objeto anterior com suas características preservadas, sem descaracterizar, para todos saberem do que se tratava antes da transformação. Assim sendo, podemos produzir garrafas decorativas, cachepôs de lata e móveis de caixote de feira.
Abaixo mais algumas fotos de objetos que passaram pelo "Upcycling". (fotos encontradas na Internet)


Porta de demolição transformada em estante

Blusa velha transformada em porta saco

Caixotes de feira transformado em porta sapatos

Aquivos de aço reformado e reutilizado

Embalagem de produtos de limpeza transformados em brinquedos
Por: Rosylene Pinto, com informações da Nossa Arte Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes