quinta-feira, 4 de abril de 2013

Trupe Teatral de Mato Grosso no Festival de Teatro de Curitiba



VOADEIRA NO CIRCO É PIPOCA ESTOURANDO
Grupo Teatro de Brinquedo 
Uma trupe que viaja estranhamente em um carrinho de pipoca chegará em Curitiba nesta semana.  Comandado por Miranda, uma cigana muito ambiciosa, o Circo Itinerante de Bonecos Malafaias traz incríveis atrações: Fiorella, uma bailarina que veio do fundo do mar; Brutus, o sarraceno mais habilidoso de toda a Arábia; e Pedrinho Peruca, o palhacinho feito com a corda que pendurava Plutão no seu antigo cargo de planeta.
Para dar vida aos três bonecos, Miranda conta com a ajuda de Bulhufas, seu assistente de palco, e o maestro Tabiriuba, que se aventura pelos ares do circo em uma escala musical que só ele vê. Brincando com magia negra, Miranda desperta o passado sombrio do circo para dar vida a quem não tem.
“Voadeira no Circo é Pipoca Estourando”. Esta é a estória que o Grupo Teatro de Brinquedo, formado por jovens atores cuiabanos, traz à Praça Rui Barbosa, centro de Curitiba, nos dias 5, 6 e 7 de abril, cumprindo a programação do Fringe de Curitiba.
Os atores Juliana Graziela, Lucas Rodrigues, Millena Machado, Raquel Mutzenberg e Ricardo Miguel, acompanhados do músico Augusto Ferreira, conduzirão a trama livremente inspirada no balé “Petrushka”, elaborado em 1911 por Ígor Stravinski. Danças, manipulação de bonecos e muita música estarão presentes neste enredo do Teatro de Brinquedo, único grupo de Cuiabá que se dedica exclusivamente à pesquisa em teatro de formas animadas.

Serviço
Espetáculo: Voadeira no circo é pipoca estourando
Grupo Teatro de Brinquedo (Cuiabá - MT)
Quando: 05 de abril – 15h / 06 de abril – 16h / 07 de abril – 18h
Local: Praça Rui Barbosa, Centro, Curitiba, Paraná
Festival de Curitiba:

Ficha técnica
Elenco: Juliana Graziela, Lucas Rodrigues, Millena Machado, Raquel Mützenberg e Ricardo Miguel
Músico: Augusto Krebs
Produção: Grupo Teatro de Brinquedo
Direção: Grupo Teatro de Brinquedo
Sobre o grupo
O Grupo Teatro de Brinquedo sedia em Cuiabá e é formado por jovens que estudam teatro juntos desde 2006, quando se encontraram em uma oficina ministrada pela Cia Teatro Mosaico em Cuiabá. A oficina perdurou durante quatro anos, resultando em quatro montagens estudantis: Tribobó City (Maria Clara Machado), Bodas de Sangue (Frederico Garcia Lorca), Dragão Verde (Maria Clara Machado) e Coração de Maria (Sandro Lucose).
Em 2010 o grupo tornou-se independente, montando trabalhos para projetos do SESC e outras empresas. Em 2010 teve uma montagem aprovada no edital Funarte Microprojetos na Amazônia Legal, que resultou no primeiro espetáculo de bonecos do grupo. A peça é uma adaptação do clássico literário "O Pequeno Príncipe", e foi apresentada para mais de cinco mil espectadores em vinte apresentações, tendo sucesso de público em todas as sessões.
A partir deste projeto, o grupo tornou-se um núcleo de pesquisa em teatro de formas animadas, realizando experimentos, leituras e discussões sobre a temática do teatro de animação, além de buscar formação com profissionais trazidos de fora, profissionais da própria cidade e indo para fora do Estado. Além de trabalhar sempre com artistas ligados à música para aprofundar a pesquisa da música contemporânea utilizada na sonoplastia de teatro de formas animadas.
Atualmente, o grupo é composto por oito integrantes, entre atores, produtores, músicos, bailarinos, figurinista e cenógrafo. A equipe é jovem, com idades entre 19 e 24 anos, mas a experiência nos palcos já soma sete anos de muito trabalho e pesquisa com teatro.
Contato: teatrodebrinquedo@gmail.com / (65) 8115-5337 (Raquel) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes