segunda-feira, 20 de maio de 2013

ACONTECE NESTA TERÇA FEIRA (21/05) O LANÇAMENTO DO LIVRO REVISTAS E JORNAIS: Um Estudo do Modernismo em Mato Grosso - com Marinei Almeida

LANÇAMENTO DO LIVRO: 
REVISTAS E JORNAIS: Um Estudo do Modernismo em Mato Grosso - com Marinei Almeida

Dia 21/05 às 19h30 no SESC ARSENAL em Cuiabá MT
O título da obra já informa tratar-se de uma pesquisa em jornais e revistas editados na cidade de Cuiabá nos anos 30, 40 e 50, do século XX, sobre os movimentos literários modernistas que seguiram (ou intentaram) o Movimento do Modernismo no Brasil, mais especificamente em São Paulo na década de 20. Esta pesquisa foi desenvolvida na Universidade de São Paulo – USP, no Departamento dos Estudos Comparados.

Sobre a obra
Esta obra foca no mapa da literatura brasileira movimentos como Intensivismo e a atuação de um grupo de poetas de Mato Grosso que não se poupou em produzir jornais e revistas literárias em condições as mais adversas, conjugando um esforço de atualização e modernização da arte.
Ressalta-se a importância do estudo de imprensa como veículo propagador e divulgador de novas propostas culturais, desempenhando uma função, aliás, significativa no contexto mato-grossene e suas religações com o nacional e supranacional da Semana da Arte Moderna, em comparativas de obras como as de Cecília Meireles, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. A autora costura na escrita o veículo jornalístico artístico com um fértil terreno para a compreensão da heterogeneidade cultural da época e de espaços outros.
Sobre a autora
Marinei Almeida graduou-se em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas), pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat, 1996). Especializou-se em Literatura Brasileira, pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-BH, 1998). Possui Mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Letras (Estudos Comparados de Lite-raturas de Língua Portuguesa), pela Universidade de São Paulo (USP). É professora (desde 1997) na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), atua nos seguintes temas: Literatura Comparada, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura e Memória. É Professora Colaboradora do Programa de Pós-Gradu-ação em Estudos da Linguagem (MeEL), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área dos Estudos Literários. Integra o Centro de Pesquisa em Literaturas (Ceplit-Unemat); Membro do RG-Dicke – Grupo de Pesquisas em Literatura (UFMT-Cnpq) e do Grupo de Pesquisas em Literatura Comparada (Unemat-Cnpq). Possui vários textos publicados em revistas e livros.
Ficha técnica
Autor: Marinei Almeida
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2012ISBN: 978-85-8009-061-1
Tamanho: 15,8 x 22,8 cm
Número de páginas: 192
Gênero: Crítica Literária
Peso: 298 gramas
Editora: Carlini & Caniato Editorial
Preço Capa: R$ 35,00
Fontes:Editora Carlini e Caniato e SESC MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes