quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ministério da Cultura oferece capacitação para o edital “Cultura 2014”, nesta quarta feira (14/08).

Pavilhão das Artes (Palácio da Instrução) - imagem:google
Artistas, coletivos, agentes e produtores, trupes e grupos, formais ou informais com atuação na área cultural estão convidados a participarem do curso gratuito de capacitação do edital “Cultura 2014”, nesta quarta-feira (14.08), ás 15h, no auditório do Palácio da Instrução, da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC), com a Técnica do Ministério da Cultura (Minc), Fernanda Candeias. A proposta é fazer uma seleção nacional de atividades culturais nas 12 cidades-sede dos jogos de 2014.

Participam do edital os segmentos culturais da área da música, audiovisual, artes visuais, cultura tradicional, literatura, artesanato, patrimônio, dança, circo, teatro, arquitetura, gastronomia, moda e design. As inscrições vão até o dia 23 de setembro de 2013. O edital foi lançado no dia 8 de agosto deste ano.
Ou seja, o Cultura 2014 prevê investimentos em quatro eixos do pilar Conteúdos Culturais, do Plano de Ação do MinC para Grandes Eventos: Brasil Audiovisual (apresentação da produção audiovisual brasileira atendendo média metragem, documentários, animação e ficção); Brasil Criativo (conteúdos artísticos, em formato digital, de artesanato, moda, arquitetura, design e gastronomia, de expressão local, lidando com as mais variadas linguagens da economia criativa); Brasil Diverso (manifestações tradicionais de todos os Estados do País, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro); e Brasil das Artes (exibições artísticas nas áreas de música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais).

Cultura 2014
Durante o lançamento das ações do Ministério da Cultura, no dia 08 de agosto, para os grandes eventos que acontecerão no país nos próximos anos, a ministra da Cultura, Marta Suplicy disse que o valor investido ultrapassará R$ 50 milhões e que o objetivo é ampliar a imagem que o mundo tem do Brasil, apresentando sua riqueza e diversidade.

"O Cultura (2014) vai deixar legado de imagem. Quando acabar a Copa, queremos que nossa imagem tenha mudado, tenha sido ampliada. Desejamos que as pessoas conheçam melhor a grandeza e a diversidade da cultura brasileira", completou a ministra Martha Sulpicy.
A principal ação da pasta é o edital do concurso Cultura 2014, que prevê a contratação de, no mínimo, 1.200 apresentações culturais para o período da competição (10 de junho a 15 de julho) para, em parceria com os governos estaduais e municipais, reforçar a programação cultural das cidades-sede.
"Temos que preservar este ouro, reconhecido no mundo todo, e ampliar para as maravilhas que as pessoas não conhecem. Este é um edital que eu quero que entre para os pequenos e os médios, porque os grandes já têm patrocínio", defendeu Marta.
fonte: Assessoria SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes