sexta-feira, 25 de outubro de 2013

'Boi-à-Serra está vivo’ em exposição na Galeria de Artes, da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso

Você sabia que existe uma dança dedicada ao boi no Estado de Mato Grosso? É o Boi-à-Serra, que com o Bombo, o Surdo, a Caixa, o Tarol, o Chocalho e instrumentos de Sopro, tocam as marchinhas carnavalescas. Ela é tão antiga quanto a dança do Siriri, que estarão em exposição na Galeria de Artes, da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. O “Boi-à-Serra está Vivo”, nome da exposição, também mostrará as figuras lendárias que acompanham o “Boi”, na mostra que estará com as portas abertas à visitação gratuita, de 25 a 31 de outubro, das 13h às 18h. 

Para montar a estrutura do tradicional “Boi” utilizam das varas de marmelo, mel de pomba e babaçu, cipó ou arame, pregos, carcaça de cabeça de boi, o chitão, lençol ou cobertor para a “farra” dos Chamadores do Boi (tocadores), do Toreador, o Mascarado, a Ema, o Cabeça-de-apá e a Mãe do Morro, figuras que acompanham o Boi-à-Serra.
Antigamente os instrumentos utilizados eram a Viola de Cocho, o Ganzá e o Mocho. Registrado em 1900, pelo antropólogo Max Shimidt, numa passagem pelo município de Rosário Oeste (localizado a 111 quilômetros de Cuiabá). No entanto, segundo o diretor executivo da Mostra, Vital Siqueira, “os mais antigos dizem que a dança do Boi-à-Serra existe há mais de 300 anos. E a história conta que surgiu com a revolução da cana de açúcar no ‘Rio Abaixo’ (da nascente do rio Cuiabá para o Pantanal matogro-gressense). Em meio as atividades canavieiras em Santo Antônio de Leverger, Varginha, Carrapicho, Engenho Velho, Maravilha e Bom Sucesso, em Várzea Grande.

A Dança do Boi-à-Serra
Acontece nos festejos do carnaval, mas tradicionalmente, começam a sair no dia 08 de Dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição, protetora das águas, quando acontece o “Entrudo” (brincadeira cristã, onde todas pessoas são molhadas). O boi é encarregado de animar a brincadeira. Passada a festa, o boi sai toda noite até chegar o carnaval.
Hoje, no município de Santo Antônio de Leverger, existem três grupos de Boi-à-Serra: o Boi Estrela, do Bairro Lixá, o Boi Lendário, do bairro Fronteira e o Boi Pantaneiro, do Bairro Nossa Senhora de Fátima. Ambos estarão em exposição para mostrar que o Boi-a-Serra está vivo.

A mostra é resultado de uma oficina, em Leverger, que envolveu 78 famílias e mais de 100 crianças e adolescentes, com o objetivo de fortalecer e difundir este seguimento da cultura popular.
Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes