quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Miguel Penha realiza exposição individual na Câmara dos Deputados Brasília/DF

Escolhido através de edital realizado pelo departamento de cultura da câmara dos deputados, a exposição Dentro da mata é uma exposição itinerante, vem sendo realizada deste 2010 e já foi visto por mais de 10.000 pessoas em diversas regiões do Brasil, recentemente foi realizada na MAC – Museu de Arte Contemporânea de Jataí/GO e no museu de Arte de Blumenau/ SC, a exposição conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Mato e da  Rede de Arte.
A exposição será realizada de 29/10 à 29/11/2013 na Galeria de Artes do 10º - anexo IV – Câmara dos deputados, visitação de 30 de outubro a 21 de novembro das 09 as 17hs. Maiores informações  no site do projeto  http://dentrodamata.blogspot.com.br/

Sobre a exposição Dentro da Mata

A exposição Dentro da Mata vem sendo realizada desde 2010, foram realizados ao todo sete (7) exposições em cidades diferentes do país, em: Cuiabá/MT, Teresina/PI, Macapá/AP, Manaus/AM, Belém/PA, Porto Velho/RO, São Luiz/MA.

A concepção da exposição surgiu em 2009, quando encaminhei minha proposta para o SESC, a primeira exposição foi realizada em 2010 no SESC Arsenal em Cuiabá, a repercussão foi tão grande que o SESC através do projeto SESCAMAZONIADASARTES, me convidou para participar do calendário de exposições do projeto em 2011, foram realizadas mais 6 exposições.

No ano de 2013 a exposição foi selecionada através de edital  nas seguintes cidades Blumenau/SC no Museu de Arte de Blumenau, em Jataí/GO no Museu de Arte Contemporânea de Jataí e em Brasília no Salão Cultural da Câmara dos Deputados.

A Exposição Dentro da Mata consiste na exposição de obras todas com a temática da mata amazônica, além de ter uma ambientação, que foi especialmente pensada para a exposição, com pinturas das paredes de verde, folhas secas colocadas junto a parede da galeria, além da ambientação visual, há o auditivo onde um cd de passarinhos fica tocando durante toda a exposição cantos de pássaros diversos e sons da mata, o ideal é ir além da pura apreciação visual,  pretende-se aprimorar todos os sentidos do visitante, visão, audição, olfato, tato, possibilitando um momento calmo e de reflexão.A proposta da exposição foi idealizada entre o artista e a  produtora cultural Fabíola Henri Mesquita, nossa proposta é colocar o visitante Dentro da Mata.
Miguel Penha é um artista Mato Grossense nascido em Cuiabá capital do Mato Grosso, e promove um abrangente trabalho de formação de público em seu entorno, fomentando assim o intercâmbio  nacional,  contribuindo desta forma para a difusão das artes  plásticas no Brasil.
O projeto de Exposição Dentro da Mata tem uma missão: Levar a Exposição Dentro da Mata para todo o Brasil, além de fomentar, promover e difundir a produção artística regional, contribuir para a reflexão e o intercâmbio de ideias no campo das artes visuais, tendo como resultado esperado a formação de público e a construção da história da arte mais recente no país.

Sobre o Centro Cultural Câmara dos deputados
o destinar novo espaço à história, à arte e à cultura brasileiras, a Câmara dos Deputados estabelece mais uma via de aproximação com a sociedade, pois oferece a ela um território de reflexão de seus costumes, ideias, expectativas e visões de mundo, através da expressão artística e intelectual. O CENTRO CULTURAL CÂMARA DOS DEPUTADOS, outrora conhecido como Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, soma-se ao debate político no largo exercício de ouvir e refletir os anseios da sociedade, em íntima consonância com o papel institucional da Câmara. Sua meta é sustentar mecanismos de promoção e valorização das culturas regionais, divulgar a produção artística contemporânea, a memória da instituição e a história do Poder Legislativo e do Brasil. 
As áreas destinadas a eventos culturais, previstas pelo Ato da Mesa 51/2012, são, portanto, espaços para o exercício e promoção da cidadania. São também espaços teóricos e de interlocução da sociedade civil e dos organismos governamentais com a Câmara dos Deputados. Além de projetos museográficos, históricos e artísticos que revelam o mapa brasileiro do acervo de várias instituições museológicas, da história parlamentar, das artes plásticas, da música e da literatura, onde figuram manifestações da mais alta qualidade, também são expostos projetos de diversas organizações voltadas para os direitos das mulheres, o meio ambiente, a economia, a cultura afrodescendente, o desenvolvimento social e tecnológico. Assuntos que ora dialogam com a pauta de discussão política da Casa, ora ilustram as ações desenvolvidas pelos diversos setores que promovem o Estado brasileiro. São espaços de grande circulação e que, por isso, dão às exposições notada visibilidade perante a comunidade legislativa e parlamentar e a sociedade brasileira.



Fonte: Miguel Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes