segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Sarau Cuiabano do Professor Ditinho e artistas plásticos se reúnem nesta terça-feira (08/10), no Clube Dom Bosco


Na próxima terça-feira, dia 08 de outubro, artistas plásticos, músicos, poetas e escritores se encontram no mais antigo espaço cultural de Cuiabá, o Clube Dom Bosco, antigamente também chamado de Clube da Colina. No local está acontecendo desde 05 de setembro a Mostra Morar Mais por Menos, que se distribuiu em 44 ambientes assinados por 60 arquitetos onde a sustentabilidade e o regionalismo se misturam a sofisticação.
 A partir das 18:30 horas, começa o “Sarau Cuiabano do Professor Ditinho” quando estão convidados todos os cuiabanos de chapa e cruz e freqüentadores dos bons tempos do Clube Dom Bosco. Participação especial de Ivens Cuiabano Scaff, Lucia Amaral, João Carlos Eduardo Mahom, entre outros. Convidada especial já confirmada: Comadre Creunice (Ivam Belem), amiga inseparável da comadre Nhara(Liu Arruda) .

Ditinho lembra que os saraus cuiabanos tiveram  seu auge nos anos 30. Com o tempo, a festa noturna, realizada sempre em casa particular, clube ou teatro, foi se perdendo. Há 12 anos é que ele vem conseguindo abrir espaço para esse antigo concerto musical noturno. "As casas da cuiabania antiga é que abrigavam músicos que tocavam piano, violino, violão e cavaquinho, até o dia amanhecer. As músicas íam do rasqueado ao Chorinho e era uma grande alegria", esclarece o professor.
Quem estará presente é o médico, escritor e poeta Ivens Cuiabano  Scaff ,reconhecido como autor de livros infanto-juvenis (mais de cinco publicados) e já teve poemas incluídos em duas coletâneas organizadas pela Editora Entrelinhas. No sarau, Ivens promete ler alguns poemas da sua obra  “Kyvaverá”, poemas que transpiram paixão por Cuiabá.O livro tem a participação especial do artista plástico Jonas Barros que também estará presente nesta mesma noite no Clube Dom Bosco.
Ali mesmo na área externa do clube, onde vários arquitetos mostram sua arte em ambientes confortáveis e elegantes, artistas plásticos estarão participando do projeto beneficente “Arte das Cadeiras do Morar Mais” a partir das 18:30 horas. Os artistas estarão fazendo intervenções artísticas nas cadeiras produzidas com madeira sustentável da Zapata Casa e Jardim que serão leiloadas e parte dos recursos arrecadados serão doados para a Ala Infantil da Santa Casa de Misericórdia. Já confirmados: Adir Sodre,Jonas Barros, Gervani de Paula, Benedito Nunes, Carlos Lopes, Capucine, John Douglas, Sebastião Silva e Ruth Albernaz.
Confeccionadas na cidade de Sorriso, as cadeiras feitas de madeira Teca, da Zapata Casa e Jardim são produzidas com madeira retirada de floresta plantada e certificada. Os móveis são construídos por meio de travas encaixadas ou madeiras coladas e prensadas obedecendo às normas de compromisso com a responsabilidade ecológico-ambiental. A madeira Teca é originária de regiões de clima tropical como Sudeste Asiático e era considerada insuperável na construção naval por séculos por sua durabilidade e resistência aos ventos, água salgada, sol e chuva. “Adaptou-se muito bem ao solo e clima de Mato Grosso em plantações sustentáveis, reconhecidas pela FSC - Forest Stewardship Council A.C., que garante a manutenção das florestas, assim como os empregos e atividades econômicas por elas geradas”, explica a designer de móveis e arquiteta Maria Amélia zapata.
Maria Amélia Zapata, artista plástica e arquiteta, montou seu studio para desenvolver projetos de design de superfície com madeiras, papéis e tecidos. Hoje, com sua marca própria, coordena os trabalhos na empresae em seu ateliê em Cuiabá, além de trabalhar com projetos sociais e culturais. “E preciso ter uma visão holística, antes do produto, existe a preocupação pelo próximo e pelo meio ambiente”, diz.O projeto “Arte das Cadeiras no Morar “, tem apoio também da Bigolin, Tintas Renner e Armazém da Creuza.
Este ano, a mostra do Morar Mais por Menos Cuiabá  tem o tema “Ousadia e Sofisticação”, apresentando em seus 44 ambientes, assinados por mais de 60 arquitetos, designers e e paisagistas e segue até dia 13 de outubro no Clube Dom Bosco. A Mostra Morar Mais apresenta trabalhos inéditos com as tendências mais atuais de arquitetura e decoração.
COLABORADORES
Bigolin, Tintas Renner, Açofer, City Prime e Drebor  e participação especial do Sebrae Mato Grosso e da Caixa Econômica Federal como patrocinadora nacional do evento. O Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) são convidados do evento.
SERVIÇO
 Horário de funcionamento: das 16 horas às 22 horas
Entrada: R$20,00 – Meia R$10,00
Local: Clube Dom Bosco – Rua Diogo Domingues Ferreira, 145 – Bairro Bandeirantes
Assessoria de Comunicação
Andhressa Barboza: 65 8126-3847 begin_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting  
Josana Salles: 65-9966-3681 begin_of_the_skype_highlighting clip_image001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes