quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

ACONTECE NESTA QUINTA E SEXTA FEIRA (27 e 28/02) O LANÇAMENTO DO CD MAURICIO DETONI NA CASA DO PARQUE EM CUIABÁ MT

MAURICIO DETONI - CD
 “Quando a terra que um dia a paz tocou
Viu chegar as tais Bandeiras sem perdão
Quando alguém de Mato Grosso te chamou
A Lixeira do cerrado deu razão
Minha terra de beleza, de ouro e flor
De cascatas, céu azul, Nosso Senhor
Traz o peixe Cuiabá e Paraguai
Vem das matas desvendar os pantanais
 Senhor Divino não existe nada igual
Do que viver entre Chapada e Pantanal”
(Letra da canção Pra Terra de Maurício Detoni)

         A música brasileira é campo vasto à experimentação, recriação e realização de novas possibilidades sonoras quando observamos os muitos exemplos tímbricos, rítmicos, melódicos e interpretativos que colorem essa rica cultura. Nesse processo o artista se depara com a oportunidade de abastecer seu arquivo sonoro-musical das várias emepebês que coabitam a MPB.
         O CD “Maurício Detoni” faz parte desse processo. Este trabalho é uma revisitação, uma releitura da música popular, nesse caso, regional mato-grossense sob uma ótica urbana, universal. O elemento Mato Grosso, que aparece revelado em muitas das canções de compositores naturais do Estado como Ronaldo Muniz, nas de domínio público e do próprio intérprete Maurício Detoni, será, neste CD, revestida com uma roupagem urbana, seja com relação aos arranjos, instrumentos utilizados (bateria, baixo, violão, piano), na interpretação vocal das canções bem como na inclusão no repertório de composições de Gilberto Gil, Marcelo Caldi, Edu Krieger, que se encontram mescladas com as de origem regional.
         Este refazer da música regional mato-grossense, justamente por estar inserida em um contexto brasileiro sofrendo constantes influências de outras MPBs, é a idéia central deste CD
         Em seu primeiro CD solo, o compositor e intérprete cuiabano Maurício Detoni revela uma poesia enraizada no centro-oeste brasileiro, que nasce e se alimenta de uma relação singular com a natureza exuberante do cerrado, mesclando-se ao que há de mais moderno na sonoridade da MPB, através de um diálogo cultural que assimila e transforma os elementos regionais e urbanos.
         Em seu CD de estréia, Maurício Detoni pretende fundir referências do universo regional mato-grossense à cultura urbana do Rio. Isso não só pela reunião de músicos radicados em Cuiabá - como o baixista Estevão Moreira e o baterista Marco Mibach - e cariocas como o pianista Marcelo Caldi e o compositor Edu Krieger – parceiro nas canções “Sonhos com torrada” e “Celebração”– mas também pela própria programação visual criada pelo publicitário cuiabano Gustavo Perez, hoje radicado em São Paulo, que vai buscar a tradução plástica para a fusão sonora que norteia a proposta musical do CD.
         Este diálogo entre os universos sonoros regional e urbano faz parte da própria trajetória do artista cuiabano Maurício Detoni.

SOBRE O SHOW

No show do CD que recebe seu nome, Maurício Detoni apresenta, além das doze músicas que fazem parte do repertório do CD, mais algumas canções que acompanham o artista em sua trajetória musical.
Mauricio se apresenta acompanhado por uma banda formada por André Dantas (guitarra/violão),Pedro Mann (baixo) e Sandro Souza (bateria).
         No repertório:

  1. Reza de Bugre (Ronaldo Muniz)
  1. Chapada (Maurício Detoni e Fátima Bertollo)
  2. Rosa dos Ventos do Oeste (Maurício Detoni)
  3. Clarice (Maurício Detoni)
  4. A Hora dos Fogos (Maurício Detoni e Thiago Amud)
  5. Pra Terra (Maurício Detoni)
  6. Da Boca pra Dentro (Edu Kneip e Alexandre Fróes)
  7. Pai e Mãe (Gilberto Gil)
  8. Além (Maurício Detoni)
  9. Pot-Pourri: Eu Sou de Cuiabá (Zé Bolo-Flô) / Sobrancelha de Veludo (Domínio Público) / Casa de Bem Bem (Zuleica e Vera)
  10. As Cartas (Marcelo Caldi)
  11. Senhorinha (Guinga e Pc Pinheiro)
  12. Morro Velho (Milton Nascimento)
  13. Sonhos com Torrada (Maurício Detoni e Edu Krieger)
  14. Celebração (Maurício Detoni e Edu Krieger)
  15. You don´T Know Me (Caetano Veloso)
  DIA 27 E 28/02 AS 21 HS NA CASA DO PARQUE EM CUIABÁ
  RESERVAS: (65) 3365-4789
SOBRE MAURICIO DETONI

Cantor, compositor, arranjador e ator, natural de Cuiabá-MT, Maurício Detoni Moraes é graduado em Música Popular Brasileira pela UNIRIO e pós-graduado em Música Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso. Em 1989 ingressou como cantor no Coral da UFMT onde atuou como cantor/servidor concursado desde 92. Regeu o Coral do Meio-dia da UFMT, grupo formado pelos alunos dos cursos diversos, por 4 anos realizando concertos em Cuiabá e participando de encontros de coros pelo Brasil.
         Participou por 10 anos do Grupo Anima de Teatro do CEFET-MT, Hoje IFET-MT trabalhando como ator, cantor e diretor em diversas montagens teatrais em Cuiabá pelo interior do Mato Grosso;
         Em 1999 atuou como cantor, diretor musical, violonista e arranjador do show Caetanamente, um tributo a Caetano Veloso, com a cantora Marcela Mangabeira, em temporada no Teatro da UFMT.
         Morando há 12 anos no Rio de Janeiro Rio de Janeiro, participou como cantor, ator e preparador vocal da sambópera A Traviata dirigida por Augusto Boal, em 2001.
Participou em 2006 do CD Sucessos da Noite, pela gravadora Albatroz, acompanhado pelo violão de Roberto Menescal.
Como ator e cantor, participou da turnê brasileira do musical Tom e Vinícius, produzido em 2008/2009, dirigido por Daniel Herz.
Foi regente dos grupos corais da Unirio, de Furnas Centrais Elétricas e do Liceu Franco Brasileiro. Participou do grupo Garganta Profunda, com o qual gravou os CDs Cantando a História (2005) e Quando a Esquina Bifurca (2007) lançado em 2008.
Como diretor musical, cantor e arranjador do quarteto vocal 4 Cantus realizou em quatro anos de trabalho diversos shows em Cuiabá e a gravação de um CD com repertório regional mato-grossense. Radicado no Rio desde 2005, o 4 Cantus estreou o show 4 Cantus Canta Doces Bárbaros na Sala Baden Powell, em maio de 2007 e participou, no ano de 2011, do projeto SESC Amazônia das Artes, realizando uma turnê por 11 capitais do Norte, Nordeste e Centro Oeste.
Atuou de novembro de 2011 a março de 2012 como preparador vocal e pianista ensaiador do musical “As Mimosas da Praça Tiradentes” de Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche.
Canta no grupo vocal BeBossa Kids com o qual gravou o CD Cantando o Sete em 2009 e tem realizado shows com repertório do CD pelo Rio de Janeiro e interior. E acaba de formar um novo grupo como regente e diretor artístico, Candimba, cuja primeira proposta artística é apresentar arranjos de Marcos Leite. A estréia do grupo foi no FestRio Vocal, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil,  promovido pelo Rio Acappella em setembro de 2011.
Fonte: Deize Águena


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes