quarta-feira, 19 de março de 2014

Mostra Internacional de Teatro Infantil (Miti) começa neste sábado (22/03)

Evento comemora 06 anos com companhias teatrais de 07 Estados e do Chile
A beleza e a poesia do teatro infantil vão invadir Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Sorriso! Em março, a Mostra Internacional de Teatro Infantil (Miti) comemora 6 anos de sucesso com uma programação que atrairá toda a família, especialmente a criançada, com atrações espalhadas pela cidade, do centro à periferia da capital, democratizando o acesso ao teatro.
Realizada desde 2007 pela Associação das Artes, Comunicação e Cultura de Mato Grosso (Acenica), a Miti marcará 9 dias de muita magia e encantamento, com extensa programação, a acontecer nos seguintes locais: Cine Teatro Cuiabá, no estacionamento da UFMT, no Museu de Arte Sacra e em escolas públicas de bairros da periferia da capital, estendendo sua programação ao interior do Estado.
Além das apresentações, haverá oficinas gratuitas voltadas aos educadores interessados em utilizar as técnicas teatrais para enriquecer o trabalho em sala de aula.
A mostra começa no próximo dia 22 (sábado) e segue até o dia 30 (domingo), é gratuita e trará para Mato Grosso grupos teatrais de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e locais, além da presença especial de uma companhia do Chile, reforçando o caráter internacional do evento.
O ingresso para cada apresentação é um brinquedo novo ou usado em bom estado que deve ser entregue na entrada de cada espetáculo. As oficinas são gratuitas, mediante agendamento.
Programação
A abertura oficial do evento acontece às 17h, com a apresentação do espetáculo “Roda Saia, Gira a Vida”, da Cia Teatro de Anônimo (RJ), no estacionamento da UFMT.   Resultado de uma vivência intensa com as técnicas circenses, a obra mergulha com humor e poesia no universo dos clowns e das trupes mambembes de circo, recriando a arte dos palhaços, dos bufões, equilibristas e acrobatas, com inspiração na arte popular.

No dia seguinte (23), o estacionamento da UFMT recebe o espetáculo “Palhaços à vista!”, da Cia Circunstância (MG), também às 17h, trazendo para o palco a realidade do circo, com a história de quatro palhaços que dão o melhor de si para manterem um pequeno circo, alimentando a tradição com alegria e dignidade.
Na segunda-feira (24), a Miti segue para a escola municipal Constança Figueiredo Bem Bem, no bairro Jardim Fortaleza, onde, às 9 h, a Cia Spirits, de Juína (MT) apresenta a peça “Eu chovo, tu choves, ele chove”, que mostra as aventuras de um Pingo de Chuva muito atrapalhado, um Chuveiro Mandão, uma Sereia Perua, um Ovo Mudo, uma Galinha D’Angola que vive inventando doenças e uma Ova de Peixe muito prendada vivendo situações inusitadas em uma história que tem como tema central a liberdade de expressão. Um clássico da literatura infantil, marcado pelo humor, pela linguagem simples, diálogos curtos, diversão e musicalidade. No mesmo dia, às 15h, a peça será apresentada na escola municipal Dijanil Campos, no bairro Jardim Vitória.
No dia 25 (terça), a Spirits se apresenta às 9h na escola municipal Octayde Jorge da Silva, no bairro Tancredo Neves. No mesmo dia, têm início as apresentações no Cine Teatro Cuiabá, voltadas ao público escolar. Às 15 h, se apresenta a Cia Arte-Móvel de Teatro(SP), que recontará algumas aventuras da vida do boneco de madeira mais famoso entre as crianças por meio de técnicas como o teatro de sombras e transparências, com a peça “Pinocchio – Olhos de madeira”. No mesmo horário, a Cia Spirits estará na escola municipal Augusto Mário Vieira, no bairro Carumbé.
A quarta-feira (26) começará animada pela história do encontro dos palhaços “Zão e Zoraida”, que será contada pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis (RS), com apresentações às 9h e 15h no Cine Teatro Cuiabá. Juntos, eles partem em busca da felicidade eterna, numa história cheia de aventuras e situações cômicas, marcada pela interação com o público.
Na quinta (27), será a vez da peça teatral “Maresias”, da Cia Fios de Sombras (SP), também com sessões às 9 h e 15h, no Cine Teatro Cuiabá.  A peça é uma fantástica história de um amor entre um homem solitário que brinca numa praia deserta e constrói um castelo de areia e logo depois um menino de areia, que desperta com um sopro de vida dado pelo homem. Numa brincadeira entre criador e criatura, eles se divertem juntos e, quando o menino de areia fica sozinho, sonha com uma bela sereia que o chama das profundezas do mar. O home, por sua vez, sonha com o menino de areia que deseja conquistar o amor da sereia.
Ainda na quinta, a Miti invade a cidade de Lucas do Rio Verde com Cia Liberarte (Chile) e o espetáculo “Talento Cósmico”, que terá sessões às 9h e 15h, na Câmara Municipal. A peça é uma sátira aos shows de talentos, e leva aos palcos a história de um programa de TV que, em busca de novidades, convoca seres de galáxias para participar de uma divertida competição em que o público será o júri.
As apresentações voltadas ao público escolar encerram-se no dia 28 (sexta), com o espetáculo “A história do balão vermelho”, apresentada pelo Grupo Celeiro das Antas (DF), com sessões às 9 h e 15h no Cine Teatro Cuiabá. O espetáculo conta a aventura de um balão vermelho, inseguro e inquieto, que não sabe que pode voar. Com muita determinação, parte em busca da realização deste sonho.
No mesmo dia, a Cia Liberarte se apresenta na cidade de Sorriso, na Escola Municipal Papa João Paulo II,  às 9 h e 15h, e a Ueba Produtos Notáveis segue para Lucas do Rio Verde, onde terá apresentações às 9 h e 15h, também na Câmara Municipal.
No sábado (29), a Cia Liberarte (Chile), volta a Cuiabá para reapresentação do espetáculo  “Talento Cósmico”, em sessão única às 17h no Cine Teatro Cuiabá.
Depois de tanta diversão, a Miti encerra-se em grande estilo no domingo (30), com o show musical “O circo sem teto da lona furada”, da banda Dona Zefinha (CE), espetáculo musical infantil que traz a energia do popular circo mambembe nordestino, com os personagens “Bufão”, “Panfeto” e “Pafim” regendo a charanga tocando instrumentos exóticos, numa grande brincadeira onde a platéia será envolvida na magia circense.

A entrada para os espetáculos é um brinquedo novo ou usado em bom estado. A coordenação da Miti informa que as sessões voltadas ao público escolar, entre os dias 25 e 28 de março, já se encontram com lotação esgotada. As demais atividades são abertas ao grande público.

Saiba mais sobre a Miti
A Miti é uma realização da Acenica, com produção da Ação Cultural, patrocínio da Plaenge, da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), da empresa John Deere/ AgroBaggio e do Ministério da Cultura. Tem como parceiros o Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH), a Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde e a Prefeitura de Cuiabá e o apoio da UFMT.

Segundo o coordenador geral da Miti, Eduardo Espíndola, após 6 anos de sucesso, um dos resultados da mostra é a formação de público infantil para teatro, graças à oportunidade que oferece a crianças, em especial da periferia, de terem contato com este tipo de arte. “A oferta de teatro infantil cresceu um pouco em Mato Grosso desde que começamos a realizar a mostra, em 2007, mas ainda estamos longe do esperado. Ficamos satisfeitos em observar que conseguimos formar um público consumidor de teatro, principalmente entre as crianças que não têm acesso a este tipo de entretenimento. Isso é gratificante e nos impulsiona na busca pela democratização dos bens culturais”.
A mostra, que começou com um público de cinco mil pessoas, hoje tem expectativa de público de 20 mil pessoas participantes, entre atendidos pelo agendamento escolar e o público em geral.  Entre as crianças atendidas, cerca de 80% são oriundas do ensino público, o que atesta o papel social do evento.

Oficinas para educadores
Durante a programação da Miti, uma das principais atrações serão as oficinas de bonecos de cabaça, bonecos de dedoches e teatro de sombras, ferramentas lúdicas para uso em sala de aula, voltados a professores do ensino fundamental.

Sob a coordenação da facilitadora Michelli Sierra, as oficinas são gratuitas, mediante agendamento escolar, e acontecerão entre os dias 24 e 28 de março, sempre das 14 h às 17h, no Museu de Arte Sacra.

No dia 24 (segunda), a oficina de bonecos de cabaça oferecerá uma releitura do teatro de Mamulengos, confeccionados à base de cabaças e materiais naturais como sementes, penas e bucha vegetal.

Na terça (25), acontecerá a oficina de Bonecos de Dedoches, pequenos bonecos manipulados com os dedos, além da confecção da caixa de apresentações.

Na quarta (26), será a vez da oficina de Teatro de Sombra, técnica milenar usada pelos povos orientais, oferecendo noções de iluminação, confecção dos objetos de cenas e caixa de apresentações. A oficina Teatro de Sombras será finalizada no dia 27 (quinta) e no dia 28 (sexta) será feita a finalização dos trabalhos.


Links relacionados:

Contatos úteis
Eduardo Espíndola – coordenador da Miti: (65) 8409-9630
                                                                                                        
Assessoria de imprensa:
Neusa Baptista
(65) 9226 0944


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes