terça-feira, 6 de maio de 2014

DICAS FUZUÊ DAS ARTES PRA ESTA SEMANA (06 A 11/05), DIVERSÃO COM ARTE É AQUI...

DIA 06/05 (TERÇA FEIRA) AS 20 HS NO CINE TEATRO CUIABÁ 
PALCO GIRATÓRIO
HOMENS DE SOLAS DE VENTO, Cia. SOLAS DE VENTO (SP)
Ingresso: 1 litro de leite longa vida
Retirada de ingressos: uma hora antes do espetáculo, as 19h às 20h.

Dois viajantes prestes a embarcar, ficam retidos numa aduana, impossibilitados de seguir adiante. Limitados a viver num saguão, num limbo suspenso desconhecido, cada um tenta se instalar, tendo somente suas malas para criar um espaço pessoal. Enquanto aguardam a decisão para seguir seus destinos, esses dois estrangeiros vão aproximar-se, afrontar-se, dialogar para talvez e afinal, encontrar-se.
Classificação etária: 08 Anos
Duração: 60 Minutos
Fonte: SESC MT
                     *********************************
DIA 06/05 (TERÇA FEIRA) AS 19 HS NO CINE SESC ARSENAL CUIABÁ MT
IMAGENS EM PAUTA 
CICLO TRUFFAUT/DOINEL/HOWARD HAWKS 
Amor em Fuga
(L'Amour en Fuite, França, 1979, 95 min.)

Com 35 anos, Antoine Doinel se divorcia Christine e reencontra diversos personagens marcantes em sua vida, como Colette, seu primeiro amor. Ao mesmo tempo, Antoine conhece Sabine uma jovem vendedora de discos com quem vive um novo romance. 
Não recomendado para menores de 14 anos
FONTE: SESC MT
                        *********************************
DIA 07/05 (QUARTA-FEIRA) AS 20 HS NO SESC ARSENAL EM CUIABÁ MT
PALCO GIRATÓRIO
DO REPENTE - LAMIRA COMPANHIA CÊNICA (TO)
Ingresso: 1 litro de leite longa vida
Retirada de ingressos: uma hora antes do espetáculo, as 19h às 20h.

“DO REPENTE” é um espetáculo destinado à rua que engloba as linguagens da dança e do teatro, cuja poética foi elaborada em torno do universo do Romanceiro Popular do Nordeste brasileiro - nas figuras do poeta cantador, do coquista, do aboiador, do glosador, do cordelista, do calungueiro - e da influência e presença dessa cultura na formação das “diversas culturas” brasileiras. A proposta consiste numa releitura que relaciona o universo do Romanceiro Popular nordestino, com o universo urbano e globalizado da atualidade, no intuito de produzir uma experiência estética diferenciada para o público. Seu processo de criação englobou pesquisas sobre commedia dell'arte, o uso das máscaras na construção de personagens e a movimentação articular, existente na manipulação de títeres.
Duração: 35 Minutos
Classificação: Livre
FONTE: SESC MT
                     *********************************
DIA 07/05 (QUARTA FEIRA) AS 19:30 hs no SESI PARK EM CUIABÁ MT
O espetáculo Sua Incelença, Ricardo III marca o encontro entre dois nomes de destaque na cena teatral brasileira: o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal, Rio Grande do Norte
ENTRADA FRANCA 
Retirada de ingressos: uma hora antes do espetáculo


O espetáculo Sua Incelença, Ricardo III marca o encontro entre dois nomes de destaque na cena teatral brasileira: o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal, Rio Grande do Norte, que vem consolidando-se como uma referência na região Nordeste e nacionalmente, e o encenador Gabriel Villela, um dos mais importantes nomes do teatro contemporâneo no país.

O espetáculo parte do texto Ricardo III, de William Shakespeare, e ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão e a Inglaterra elisabetana.

A pesquisa musical desenvolvida no trabalho parte das "incelenças" (excelências), gênero musical tipicamente nordestino, usualmente atrelado aos costumes fúnebres da região, condição muito adequada à história de Ricardo, Duque de Gloucester, e sua trajetória de assassinatos e traições rumo à coroa da Inglaterra. Agregando valor ao universo da música nordestina, o rock clássico inglês traz um tempero especial que conecta a Inglaterra Elisabetana com o Nordeste brasileiro contemporâneo, com citações de bandas como Queen e Supertramp.

O espetáculo foi criado no Rio Grande do Norte, entre as cidades de Natal, capital praiana sede do grupo, e Acari, na região do Seridó, sertão potiguar que serve de inspiração e fonte de pesquisa para a construção do espetáculo.
Mais informações:
http://www.fuzuedasartes.blogspot.com.br/2014/05/obra-de-shakespeare-e-encenada.html
                     *********************************
DIA 08/05 (QUINTA-FEIRA) AS 20 HS NO JARDIM DO SESC ARSENAL
PALCO GIRATÓRIO
ROMEU E JULIETA O ENCONTRO DE SHAKESPEARE E A CULTURA POPULAR, com  GRUPO GARAJAL (CE)

A história de amor juvenil mais encenada no planeta é transposta para um terreiro de reisado, festa típica do regionalismo nordestino. A ela são agregadas as figuras de Mateus, Catirina e Jaraguá, além de príncipes e guerreiros a mediar o embate dos Montecchio e dos Capuleto, duas famílias que não se bicam e conspiram para o trágico desfecho. A expressão corporal é apoiada em lutas de espadas, danças e brincadeiras como pau de fita e roda de coco. Uma escada de madeira para pintor é convertida em principal suporte cenográfico e dá a ver, por exemplo, a cena dos enamorados na sacada de uma janela. Os artistas jogam com todos esses elementos na gangorra entre o bardo inglês e o folguedo brasileiro.
Classificação Etária: Livre
Duração: 70 Minutos
FONTE: SESC MT
                  *********************************
DIA 08/05 (QUINTA FEIRA) AS 21 hs NO CLUBE DE ESQUINA BAR EM CUIABÁ MT
TRIO BRASILIS
Entrada: R$8,00


Informações: 9981-0351

                  *********************************
DIA 08 E 10/05 (QUINTA E SÁBADO) AS 19:30 HS 
08 e 10/05 às 19h30
O ciúme mora ao lado
(Mika Kaurismäki, Finlândia, 2009, 1h42min.)
É verão na Finlândia e os casais se divertem em jantares ao ar livre ou em banhos de lago noturnos. Mas a consultora de negócios Tuula e o terapeuta familiar Juhani estão em pé de guerra. Por mais que tenham concordado em se divorciar de forma civilizada, antes de venderem a casa, os dois fazem tudo para provocar ciúmes um no outro. 
 Não recomendado para menores de 12 anosFonte: SESC MT                 *********************************
DIA 09/05 (SEXTA FEIRA) AS 12 HS NO CENTRO DE CUIABÁ MT
PALCO GIRATÓRIO
INTERVENÇÃO CEGOS, DESVIO COLETIVO (SP)
Dezenas de executivos, homens e mulheres, vestidos a rigor, portando maletas, bolsas, celulares e documentos, caminham lentamente cobertos de argila e de olhos vendados. Misturam-se aos pedestres desestabilizando o fluxo cotidiano do centro da cidade. Essa imagem faz uma crítica à condição massacrante característica de todo tipo de trabalho corporativo iconizado na indumentária tradicional de executivos e empresários, de terno e gravata. Cegos foi concebido pelos diretores Marcos Bulhões e Marcelo Denny e realizado originalmente pelo Desvio Coletivo e o Coletivo Pi na Av. Paulista em São Paulo. Dentro da programação do palco giratório esta intervenção funciona aliada a uma oficina de intervenção urbana que prepara seus participantes para vivenciá-la.
Classificação Etária: Livre
Fonte: SESC MT
                 *********************************
DIA 09/05 (SEXTA-FEIRA) AS 19:30 HS NO CINE SESC ARSENAL EM CUIABÁ MT
CURTAS E DOCS
Defina-se
(Kelly Regina Alves, SP, 2002, Doc, cor,  4’)
Manifesto audiovisual sobre a trajetória dos negros no Brasil, da senzala à periferia da cidade grande. 
Seu Aluísio e o mar 
(Meg Medeiros, BA, 2006, Doc, cor, vídeo, 7’)
Seu Aluísio conta um pouco da comunidade e de suas aventuras no mar. Tudo com muita sabedoria e espontaneidade.
Maria Capacete (Victor Luiz dos Santos e Eduardo Bezerra, SP, 2006, Doc, cor,  21’)
O documentário retrata o cotidiano de uma figura excêntrica do bairro Vila Margarida, na cidade de São Vicente. Vista como uma pessoa sem sentimentos e perspectivas, Maria Felix, com sua garra, enfrenta preconceitos, humilhações e chacotas de todos, não perdendo a vontade de viver.

Livre para todos os públicos
fonte: SESC MT
                     *********************************
DIA 09/05 (SEXTA-FEIRA) AS 20 HS NO TEATRO SESC ARSENAL EM CUIABÁ MT
PALCO GIRATÓRIO
MENU DE HERÓIS, NÚCLEO DO DIRCEU (PI)
Ingresso: 1 litro de leite longa vida
Retirada de ingressos: uma hora antes do espetáculo, as 19h às 20h.
Menu de Heróis não é uma história pronta. Não existem vilões, mocinhos e nem mesmo uma cidade. É uma brincadeira filosófica: só existe um lugar preenchido de coisas. Isopor com chuteira, garrafa com balão, balde com cadeira, realidade e ficção.  Porque ser  "herói"  hoje em dia é < talvez > conseguir um espaço para ser o que você quiser. Por mais que isso pareça diferente!  É como se existisse um super-poder… super poder desorganizar, super poder não conseguir, super poder errar, super poder experimentar.  Por isso é uma dança feita de banalidades...preenchida da poesia e beleza das coisas que parecem não fazer sentido, que nos tiram da ordem, do controle dos horários e roteiros. Brincar quando se é pequeno, é fazer aquilo que o corpo precisa, de um jeito que a gente ainda nem sabe.
Classificação Etária: 04 Anos
Duração: 50 Minutos
                          *********************************
DIA 09/05 (SEXTA FEIRA) AS 22 HS NO  Oconnells em Cuiabá MT

Tributo U2
BANDA FÁBRICA



Mais informações: 065 3052-2411           
                   *********************************
DIA 10/05 (SÁBADO) AS 17 hs no teatro do SESC ARSENAL EM CUIABÁ MT
LOUÇA CINDERELA , CIA GENTE FALANTE (RS)
Ingresso: 1 litro de leite longa vida
Retirada de ingressos: uma hora antes do espetáculo


Inspirada na obra dos Irmãos Grimm e também Charles Perraut, escrita no século XIX com o nome de Gata Borralheira, esta adaptação sintética da Cia Gente Falante convertida em teatro narrativo com objetos conta a história de Cinderella, uma xícara de louça comum, sem adornos ou valor histórico, porém com conteúdo especial, sempre cheia de chás aromáticos e curativos disponíveis a e esquentar quem estivesse necessitado em noites frias do inverno.
A adaptação é encenada em uma celebração de ”Chá das cinco”, evento habitual e herança dos nobres do país de Gales. Uma divertida e curta adaptação Brasileira fazendo confluirem para a mesma obra duas linguagem das artes cênicas, o teatro narrativo (contação de histórias) e o Teatro de objetos, compartilhando com o pequeno público as delícias de um happening ao redor da mesa com volta ao passado provando as delícias da valorização do conteúdo.
Classificação etária: Livre
Duração: 20 minutos
                 *********************************
DIA 10/05 (SÁBADO) AS 21 hs no teatro do SESC ARSENAL EM CUIABÁ MT
PALCO GIRATÓRIO
CIDADE DOS OUTROS , CIA PESSOAL DE TEATRO (MT)
Ingresso: 1 litro de leite longa vida
Retirada de ingressos: uma hora antes do espetáculo
Cidade dos Outros tem inspiração beckttiana e trata da circularidade da vida, da inapetência para a ação e da eterna espera pelo maná divino. O espetáculo traz uma máquina de cena, onde dois personagens famintos estão amarrados um ao outro através desta máquina. Passam seu tempo fazendo planos para gastar os "milhões" em dinheiro que terão quando ganharem na loteria, que jogam diariamente. Suas vidas se resumem em esperar e sonhar. Enquanto esperam esse resultado, falam o que vem em suas cabeças: um acidente de carro, onde ninguém se machuca, um cavalo que cai em um buraco e não consegue sair, o jogo da loteria e o dinheiro que irão receber, quando ganharem. A máquina de cena é fixa em um eixo central, com mobilidade para todos os lados, como uma moenda onde os personagens são o gado preso. A vida é cíclica, sim, sem propósito, vazia, entediante, mas tende a se deteriorar cada vez mais. O ritmo de suas vidas é marcado por essa espera; que é tudo o que eles têm, por enquanto. Todo o resto já se esgotou. A vida é um jogo que deve ser vencido a qualquer custo, mas o que se pretende ganhar?
Classificação etária: 12 anos
Duração: 50 Minutos
FONTE: SESC MT
                    *********************************
DIA 10/05 (SÁBADO) AS 21 HS NO CENTRO DE EVENTOS DO PANTANAL EM CUIABÁ MT
NICO E LAU
MINGANA QUEU GOSTO
INFORMAÇÕES: (65) 3627-1244/9975-5513
                     *********************************
DIA 10 E 11/05 (SÁBADO E DOMINGO) AS 19 HS NO CINE TEATRO CUIABÁ 
AS BRUXAS DE OZ
ingressos a partir de 5 de Maio na bilheteria
R$ 30 (inteiro) R$ 15 (meio)


Musical para toda família, com banda ao vivo e grande elenco. A menina Dorothy é arrastada com sua casa por um tornado e vai parar no Reino de Oz, agora, tudo o que ela quer é voltar para sua casa em Cuiabá. Uma adaptação do clássico conto de Frank L. Baum que promete encantar adultos e crianças.
Direção Geral: Eduardo Butakka
Direção Musical: Thyago Mourão
Preparação Vocal: Gilberto Nasser
Coreografia: Aline Fauth

Elenco
Anne Queiroz - Elfaba (Bruxa Má do Oeste)
Eduardo Butakka - Espantalho
Kleber Borges - Homem de Lata
Manuele Pavan - Dorothy
Natália Lopes - Glinda (Bruxa Boa do Sul)
Thyago Mourão - Leão Covarde

Vozes Adicionais
Gilberto Nasser - Guardião / Oz
Juçara Naccioli - Narradora / Tia Ema
Maurício Ricardo - Tio Henrique

Banda
Daniel Tetilla - Cordas
Raul Fortes - Percussão
Jefferson Neves - Teclado / Arranjos

Equipe Técnica
Danilo Lobato - Som e Iluminação
Eduardo Solano - Figurino
Leandro Brito - Maquiagem
Priscila Freitas - Iluminação

Cenário
Eduardo Butakka
Eraldo Fauth

Produção Executiva
Eduardo Butakka
Thyago Mourão

Fotos
Frank Busatto
                       *********************************
DIA 11/05 (DOMINGO) AS 19 hs no teatro do SESC ARSENAL EM CUIABÁ MT
PALCO GIRATÓRIO
XIRÊ DAS ÁGUAS, CIA GENTE FALANTE (RS)
Ingresso: 1 litro de leite longa vida
Retirada de ingressos: uma hora antes do espetáculo
Nas margens de uma lagoa de águas negras como o céu noturno e cercada por dunas de areias brancas, uma aldeia indígena se estabeleceu.
Lugar onde se banhavam e pescavam as índias somente. Os homens da tribo eram permanentemente proibidos de aproximarem-se das suas margens pois sumiam magicamente. Em uma noite clara, de lua cheia, o grande Cacique Tupi Verá em sonho recebeu de Tupã duas verdades:
I – Através de sua esposa Jandira enviarei um grande líder para esta aldeia.
II – Resolverás o mistério destes desaparecimentos através deste que será o grande chefe e ele se chamará Abaeté.
Esta lenda indígena fala sobre o amor desse grande guerreiro e Iara, a Oxum bela e misteriosa da lagoa escura.
Esta história sobreviveu através das práticas da oralidade mantidas pelas lavadeiras e populares moradores da região do Abaeté em Salvador/Bahia.
“No Abaeté tem uma lagoa escura, arrodiada de areia branca...”
Música de Dorival Caymmy
Classificação etária: Livre
Duração:20 minutos
*********************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes