quarta-feira, 7 de maio de 2014

PESQUISA SOBRE HÁBITOS DE CULTURA SERÁ APRESENTADA NO SESC ARSENAL NESTA QUARTA FEIRA PELA MANHÃ

Os resultados da pesquisa Públicos de Cultura, desenvolvida pelo Sesc e pela Fundação Perseu Abramo, serão apresentados amanhã (07) no Sesc Arsenal, em Cuiabá(MT), durante o seminário Públicos de Cultura: Hábitos e Demandas. O levantamento dos dados foi realizado em 25 estados com mais de duas mil entrevistas em 139 municípios e revelou hábitos culturais da população.

O seminário terá a participação do coordenador da pesquisa Gustavo Venturi, Doutor em Ciência Política, professor na Universidade de São Paulo e coordenador científico do Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo. Também participa do evento Ludmila Brandão, pós-Doutora em Crítica da Cultura e Coordenadora da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFMT.

De acordo com a pesquisa, metade dos entrevistados se dedica nos finais de semana a atividades dentro de casa ou faz atividades como ir a shoppings ou sair com amigos. Já entre segunda e sexta-feira as atividades de lazer se reduzem a 23%. A televisão é o principal meio de informação e entretenimento dos entrevistados, sendo que são mais vistos as novelas (54%), filmes (52%) e os jornais de notícias (44%).

Outros dados chamam ainda mais a atenção para pesquisadores, gestores, empresas e entidades que trabalham diretamente ou indiretamente com atividades culturais: 71% dos entrevistados nunca estiveram em exposições de pintura, escultura e outras artes em museus e, além disso, a maior parte das pessoas (58%) não leu nenhum livro nos últimos 6 meses. 

A expectativa dos realizadores da pesquisas é que esses e outros dados (disponíveis em www.sesc.com.br/portal/site/publicosdecultura/) municiem pesquisadores, produtores culturais e estudantes para a reflexão e intervenção nas suas áreas de atuação. Ou seja, conhecendo os hábitos ou práticas culturais dos brasileiros, quais os motivos que influenciam suas escolhas ou mesmo compreender as condições de acesso e as formas de usufruir a cultura são os principais temas tratados nesta pesquisa.

A pesquisa foi realizada entre agosto e setembro de 2013 por meio de aplicação de questionário estruturado em entrevistas pessoais e domiciliares. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Serviço:
O quê: Seminário Públicos de Cultura: Hábitos e Demandas
Quando: Quarta-feira (07/05) às 09h
Onde: Cinema do Sesc Arsenal
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes