domingo, 29 de junho de 2014

“Bota Abaixo” do Rio de Janeiro com apresentações e oficinas gratuitas no Cine Teatro Cuiabá


“Bota Abaixo” do Rio de Janeiro com apresentações e oficinas gratuitas no Cine Teatro Cuiabá
Espetáculo da Cia. de Dança CCC reúne samba e dança contemporânea para retratar a diversidade cultural brasileira

Tendo como fio condutor o surgimento da figura do malandro e a repressão à cultura popular de massa do século XX, o espetáculo “Bota Abaixo chega ao palco do Cine Teatro Cuiabá nos dias 01, 02 e 03 de julho. A peça é concebida, coreografada e dirigida por Isnard Manso, da Cia. de Dança CCC, e conta com um vocabulário baseado em singularidades do movimento, tendo o samba como inspiração dos passos e das cenas. O elenco é formado por oito bailarinos e um ator convidado.

O espetáculo contextualiza o Rio de Janeiro do início do século XX, onde surge a figura do malandro, que abraça a marginalidade e reinventa a modernidade imposta aos miseráveis, passando a ser uma espécie de mártir da resistência popular. A partir da figura deste herói do povo e do que ela pode significar para a imagem que cada um tem de si e de sua cidade, a peça desenvolve uma sofisticada composição coreográfica, sustentada essencialmente na musicalidade.

As canções fazem parte de uma seleção cuidadosamente escolhida, que vai de Paulo Moura a Geraldo Pereira, interligando os universos lúdicos e poéticos do samba e da dança contemporânea, criando uma modalidade alegre e divertida.

Companhia oferece também Oficinas de Dança

Diversas oficinas serão ministradas pela Cia, num total de 20 horas de aulas práticas e teóricas. As aulas conduzem os alunos à descoberta do seu próprio jeito de dançar, sem condicioná-los a aprender passos. Além disso, auxiliam a desenvolver o condicionamento físico, ritmo e musicalidade, estimulando a socialização e a melhora no convívio entre as pessoas. Também sensibilizam os alunos para a importância social, preservando as principais características culturais do samba carioca.

As oficinas são gratuitas e abertas para pessoas das áreas de teatro e dança, a partir de 16 anos. As solicitações de inscrições devem ser feitas pelo e-mail artectc@gmail.com com nome completo, idade e oficina pretendida. No dia da oficina comparecer com roupas leves e flexíveis, e portando RG. Aqueles que forem participar da Oficina de Stiletto trazer sapato de salto alto.

Sobre a Cia. de Dança CCC

Há dez anos instalada na Praça Tiradentes e com foco na vasta memória cultural desta cidade, a Cia de Dança CCC elege o samba como estímulo para a criação de movimento. O Dança CCC (sede da Cia) e a Cia de Dança CCC são criações do coreógrafo, bailarino e empresário Isnard Manso.

Isnard Manso reuniu jovens dançarinos de sua Escola para encontros semanais, com a ideia de constituir uma trupe de dança que servisse de instrumento para a difusão de uma cultura carioca mais ampla.

A Cia trata em seus espetáculos da perspectiva histórica da cultura carioca, recriando artisticamente um “Rio antigo” diante da contemporaneidade da Praça Tiradentes, da cidade e dos seus habitantes. Os espetáculos da Cia são construídos a partir das linguagens da dança, do audiovisual, do teatro e da música. Esse diálogo entre culturas e diferentes linguagens corporais confere a Cia de Dança CCC um lugar único no cenário carioca.

Serviço
Espetáculo “Bota Abaixo”
Dias: 01 de julho, às 21h, e 02 e 03 de julho, às 19h e 21h
Entrada gratuita
Retirada de ingressos: bilheteria do Cine Teatro, uma hora antes das apresentações.
Oficinas com Cia. de Dança CCCGratuitas e inscrição pelo e-mail artectc@gmail.com

Quarta-feira, 02 de julho

11h30 às 13h00 Alongamento
13h00 às 14h30 Oficina Breve Pequenos Exercícios
14h30 às 16h00 Duos Acrobáticos

Quinta-feira, 03 de julho

10h00 às 11h30 Hip Hop
11h30 às 13h00 Samba de Gafieira e Samba Dança
13h00 às 14h30 Stiletto
14h30 às 16h00 Música para Ver

Mais informações:
Assessoria de Imprensa
Cine Teatro Cuiabá
(65) 3054-5840

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes