Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

CCBB abre exposição com 150 obras de Salvador Dalí, no Rio de Janeiro

Dali Atomicus, by Philippe Halsman (1948)
Em cartaz até setembro, mostra é composta por pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e documentos do pintor surrealista

A exposição Salvador Dalí, que entrou em cartaz nesta sexta-feira (30) no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, apresenta 150 obras do artista catalão que morreu há 25 anos. Esta é a maior retrospectiva de Dalí já feita no Brasil e apresenta sua criação desde os anos 1920 até os últimos trabalhos.
São 29 pinturas, 80 desenhos e gravuras, fotografias e documentos, cuja ênfase recai sobre o período surrealista, mas outras fases criativas do catalão também estão contempladas. A ideia é que o visitante reconheça a evolução artística de Dalí e perceba as diferentes influências, os recursos técnicos, referências ideológicas e simbolismos usados em cada fase.
O universo onírico e provocante de Salvador Dalí ocupa 1000 m² do primeiro andar do CCBB-RJ, que celebra 25 anos. Estão expostas telas do período de sua formação como pintor, como Retrato del padre y casa Es Llander(1920) e Autorretrato cubista (1923); e obras da fase surrealista, que o consagrou, como Monumento imperial a mujer-niña (1929), El sentimiento de velocidad(1931), Figura y drapeado en un paysage (1935) e Paysage pagano medio (1937).
“Queremos mostrar o Dalí surrealista, mas também aquele que se antecipa ao seu tempo, que é audacioso, que defende a liberdade de imaginação do artista em sua própria criação”, afirma Montse Aguer, curadora da exposição e diretora do Centro de Estudos Dalilianos da Fundação Gala-Salvador Dalí.

Além das telas, a mostra organizada pelo Instituto Tomie Ohtake traz documentos e livros da biblioteca particular de Dalí, que traçam um diálogo com as pinturas e proporcionam uma viagem biográfica e artística pela carreira do pintor. Há desenhos feitos por Dalí para ilustrar os livros Cantos de MaldororDom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol.
As obras vêm das principais instituições colecionadoras do artista: Fundação Gala-Salvador Dalí, em Figueres, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, e o Museu Salvador Dalí, na Flórida. Já os livros e documentos foram cedidos pelo Centro de Estudos Dalilianos.
Salvador Dalí fica em cartaz no CCBB-RJ até 22 de setembro e depois segue para o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, onde poderá ser visitada de outubro a dezembro deste ano.
Exposição Salvador Dalí
Quando: até 22 de setembro, de quarta a segunda, das 9h às 21h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Quanto: grátis
Mais informações: (21) 3808-2020

Fonte: RBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes