domingo, 10 de agosto de 2014

A Cadeira da Fé, da Esperança e da Caridade por Airton Reis

“Uma pessoa que planta ou rega não é muito importante. Deus, é que é importante. Porquanto é Ele quem faz as coisas crescerem.” Coríntios, 3, 7.
        Plantemos a fé. Cultivemos a caridade. Plantemos a esperança. Cultivemos a fraternidade. Plantemos o amor. Cultivemos a amizade. Plantemos a justiça. Colhemos a perfeição. Plantemos a bondade. Cultivemos a comiseração. Plantemos a humanidade. Cultivemos a harmonia. Plantemos a paz. Cultivemos a alegria. Plantemos a verdade. Cultivemos a sabedoria.
        Academia Mato-Grossense de Letra, Cadeiras 04, 18 e 34 renovadas. Novéis acadêmicas em breve empossadas. Lucinda Nogueira Persona, Marta Cocco e Sueli Batista dos Santos, respectivamente, eleitas pela maioria. Três mulheres em distinta e em atuante cidadania. Três colunas edificadas pela poesia. Um mesmo pavimento literário em construção. Delta da cultura regional em vazão. Templo do saber universal de geração em geração.
        Destas Cadeiras, uma em especial atenção, a Cadeira Número 04 que disputamos em igual condição. Igualdade nivelada em produção intelectual. Igualdade no prumo da realidade social. Igualdade voltada ao ensino mais do que fundamental. Igualdade publicada além de um espaço virtual. Igualdade comprometida com mais de uma causa de cunho ambiental. Igualdade na crença do Poder Divinal. Nada perdemos, e muito ganhamos.
        Cabe-nos, nesta hora, o reconhecimento da vitória da concorrente consagrada. Cabe-nos, neste minuto, a gratidão dos votos que recebemos na mesma urna apurada. Cabe-nos, neste segundo, uma prece em forma de oração. Cabe-nos, neste espaço jornalístico, anunciarmos a nossa persistência como postulante em próximo escrutínio conduzido à luz da mesma razão. Nada perdemos, e muito ganhamos. Voltamos em afirmação.
        Na Cadeira Número 04, da Academia Mato-Grossense de Letras, quatro sacerdotes em missão cristã. Quatro baluartes da vida cidadã. Patrono: Padre Joaquim Manoel de Siqueira. Ocupantes: Dom Francisco de Aquino Corrêa, Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz e Padre Firmo Pinto Duarte Filho.  Expoentes iluminados pelo saber mais do que gramatical. Guardiões da ética revestida da mais ilibada moral.   Homens ilustres e ilustrados. Homens bem aventurados. Homens da Fé cristã professada em comunhão. Homens da Esperança cidadã em mais de uma ocasião. Homens da Caridade mais do que assistencial. Homens da liberdade em vértice cultural.       
       Na Cadeira Número 04, da Academia Mato-Grossense de Letras, como tal na Cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras, denominada “A Cadeira da Liberdade”, que fora ocupada pelo mato-grossense Roberto de Oliveira Campos, em 1999, depois de cinco eleições consecutivas, o codinome de liberdade, mais do que institucional. Lá, a liberdade foi e será cantada em mais de um tempo verbal. Assim é que, ao longo da vitalidade acadêmica, uma e outra cadeira, deste ou daquele sodalício de letras, ganham com o tempo o perfil que norteia o ingresso dos novos ocupantes.
       Que, em virtude do perfil cristão do patrono e dos três ocupantes da Cadeira Número 04 da Academia Mato-Grossense de Letras, em certeza, possamos plantar, cultivar e colher os frutos da Fé, da Esperança e da Caridade professada na mais límpida fonte gramatical, aonde a língua portuguesa se faz imortal.
      Que, a nossa outrora concorrente, e, hoje a novel acadêmica eleita, Lucinda Nogueira Persona, receba a nossa congratulação desprovida de qualquer ressentimento. Mesmo que a vitoriosa não seja mato-grossense de nascimento, sabemos e atestamos o amor com que ela dedica por esta terra, que desde os primórdios históricos transcritos em civilização a sua população foi e será o fruto da miscigenação, aonde brasileiros e povos distintos convivem em perfeita união.
      Que nesta terra onde o eldorado se faz Primavera de estação em estação, a Fé, a Esperança e Caridade de Lucinda Nogueira Persona sejam igualmente sonorizadas em poesia transmutada pela sintonia das estrelas que nos revelam mais de uma constelação. Que o Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá a abençoe, a ilumine e guie noite e dia a sua inspiração.
      Para você estimada Lucinda Nogueira Persona, desejamos a Fé de Dom Francisco de Aquino Corrêa num mundo de fato e de direito irmão; almejamos a Esperança de Padre Pombo em fazer da cultura a extensão da educação; e que, por último e não menos importante que a Caridade do Padre Firmo, em anunciar a Boa Nova ao Povo Cristão, doravante possam igualmente nortear a sua produção literária afim de que através das letras mato-grossenses o mundo literário se ilumine em Fé, se consagre em Esperança e se propague em Caridade. Paz! Bem! Felicidade! Atenciosamente, Airton Reis.
     Creio na liberdade de expressão. Creio no verso verdadeiro em mais de uma ocasião. Creio no ensino pela educação. Creio na língua portuguesa que nos faz Pátria, País e Nação. Creio no horizonte cidadão. Creio no vértice que nos congrega em prisma cristão. Creio no Brasil e Mato Grosso é a minha musa em mais de uma inspiração. Canto o pranto da floresta advindo de uma clareira. Canto o Cerrado além de uma colheitadeira. Canto o Pantanal além de uma porteira. Canto o rincão de uma terra desbravada por mais de uma entrada, por mais de uma bandeira. Sou poeta e às Letras Mato-Grossenses confesso a minha devoção. Que Deus esteja conosco em alma, em obra, e em nosso coração”. Poeta Airton Reis – “Credo Literário”, 2014.
Airton Reis, professor, poeta, Embaixador Universal da Paz. Vice-governador da Associação Internacional de Poetas – Mato-Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes