sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Ispía, esse Viola de Cocho! : "Cê é fía di quem"? Por Oscar Junior



Viola de Cocho - imagem: http://alcidesvioladecocho.blogspot.com.br/

Ispía, esse Viola de Cocho!  : "Cê é fía di quem"?


Luthier é uma palavra de origem francesa, luth significa Alaúde. O termo luteria vem da arte de fazer e consertar instrumentos de cordas. Contudo, os artesões que fazem a viola de cocho se auto-intitulam "fazedores" do instrumento.

A tradição desta arte normalmente é passada de pai para filho, como é o exemplo da família Ribeiro, onde Caetano formou seu sucessor Alcides, dois ícones na fabricação da Viola de Cocho.
Fazedores da Viola de Cocho - Imagem: Oscar Junior

Manoel Severino também contribuiu muito para a pluralidade da forma e timbre da viola. Fazia desenhos e moldes arrojados e uma consistência sonora que desafiava as leis da física. Com a sua morte, os instrumentos se valorizaram mais ainda no mercado.
Se por um lado, há muitos artesões no anonimato, principalmente no interior do estado, por outro há quase uma unanimidade na escolha das madeiras para a fabricação das peças. Para o tampo, raiz de figueira garante a sonorização. Para o corpo, as mais utilizadas são : Sarã de Leite, Seriguela, cajá manga e cajueiro são matérias primas para aquela viola tradicional branca. A madeira que é a "menina dos olhos" devido suas variações de tonalidades e efeitos de contrastes da madeira é a Chimbuva, tão cobiçada que virou até hit com o conceituado grupo de Siriri Flor Ribeirinha : "Minha viola é de Chimbuva e o mocho é de Jacarandá! De taquara pantaneira, fabriquei o meu Ganzá!".
Processo de Construção da Viola de Cocho - imagem: http://fabionevesviolao.blogspot.com.br/
       O ciclo de produção do instrumento demora de 15 a 45 dias dependendo da humidade da madeira, que é cortada e entalhada verde, antes do processo de desintegração e secagem, são feitos os acabamentos e depois da madeira já seca, inicia-se o processo de montagem e colagem das peças.
            A grande realidade de hoje é que os "fazedores" de viola de cocho de qualidade, ganharam status de estrelas e alguns viraram grifes. Sidnei e Bruno , músicos da Orquesta do estado utilizam violas de Duilio Sampaio, artesão com apenas três anos de profissão mas que utiliza técnicas apuradíssimas  herdadas de Paulino Lobo. Daniel de Paula e maestro Thomas não abrem mão das violas de Alcides Ribeiro enquanto O grande violeiro de siriri Gico de deleita com sua urradeira viola vinda das mãos de Alexandre. O Professor e maestro Abel  dos Santos e o mestre Ivo tem as produções de Manoel Severino como o "instrumento Sagrado".
As violas podem parecer iguais , todavia, cada artesão diferencia sua obra , as personalizações consistem na diferenciação do braço do instrumento com suas formas geométricas e com um detalhe na junção do espelho (braço) com o tampo. Ali se encontra o verdadeiro código genético e a paternidade da obra.
Duilio Sampaio e Oscar Junior


Por: Oscar José de Souza Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes