quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Acontece nesta quinta-feira (18/09) a Abertura de Exposição que traz obras de Nilson Pimenta e convidados, no MACP UFMT


O Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) convida a comunidade para a abertura da exposição “Pintando sobre a copa e as belezas de Mato Grosso”, do artista plástico Nilson Pimenta e sete artistas convidados, que acontecerá nesta quinta-feira (18), às 19h30, no Centro Cultural, campus de Cuiabá. As obras ficarão expostas de 19 de setembro a 20 de outubro.
Essa exposição coletiva faz parte da 8ª Primavera dos Museus – Museus Criativos, que será realizada entre os dias 22 e 28 de setembro, e objetiva estimular o desenvolvimento e a manutenção dos museus na criação, exploração e capacidade de inovar, seja com uma gestão mais eficiente ou com diversas atividades que tragam a sociedade para perto dos seus equipamentos culturais. Em Mato Grosso, os museus já estão com atividade, desde o mês de agosto, com oficinas, palestras, seminários, shows musicais e peças de teatro.
“Pintando sobre a copa e as belezas de Mato Grosso” reúne mais de 100 obras de artes, esculturas e pinturas sobre telas dos artistas plásticos Nilson Pimenta, instrutor do Ateliê Livre do MACP, Omar Souto, do Estado de Goiás, e dos mato-grossenses Valques Rodrigues, Olimpio Bezerra, Adão Domiciano, Cherle Rodrigues, Rosylene Pinto e Paulo Pires.
O artista plástico goiano, Omar Souto, estará em Cuiabá, nesta quinta-feira (18), para prestigiar a abertura da exposição. Projeto do artista plástico Nilson Pimenta, a exposição conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Sec/MT) e da Pró-reitora de Cultura, Extensão e Vivência (Procev/UFMT) e organização de Valques Rodrigues.
Segundo o curador da exposição, o jornalista Brás Rubson, a obra de Nilson Pimenta apresenta uma “verdadeira reinterpretação de paisagens e pessoas, expressando em detalhes exuberantes quem é retratado e onde é retratado, entrecortados pelas experiências de vida do pintor em questão, que mais do que ver, vivencia a sua obra e nela compõe um quadro também de rica história cultural de um povo e lugar”.
Nilson Pimenta começou a pintar em 1979 e já participou de diversas exposições no Brasil e exterior. Ganhou, entre outros prêmios, o V Salão Jovem Arte-Mato-grossense (Fundação Cultural de MT, Cuiabá, 1981); Bienal Naifs do Brasil (Piracicaba, SP, 1998, 2000/02/04/06); Naive Paitings of Far-Western Brazil (Galeria Izzi, Londres, 2006).
Fonte: UFMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes