quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Acontece nesta quinta feira (18/09) a Exposição O Eterno Feminino: olhar paraense na Casa do Parque em Cuiabá MT





O Eterno Feminino: olhar paraense na Casa do Parque

São fotos de 16 profissionais paraenses e que retratam o seu olhar sobre a mulher do século XXI
A Casa do Parque abre às 19 horas desta quinta-feira (18/09) a exposição "O Eterno Feminino" que reunirá fotografias de 16 profissionais paraenses – oito mulheres e oito homens – e que retratam sua percepção pessoal sobre a mulher do século XXI. O acesso à exposição, que segue até o dia 18 de outubro, é gratuito. A mostra já percorreu vários pontos culturais do Pará e agora, pela primeira vez, se apresenta em outro Estado, e o premiado foi Mato Grosso.
O projeto surgiu no final de 2013 com o objetivo inicial de unir o trabalho de oito fotógrafas mostrando suas próprias visões sob a figura feminina. Convidados,  08 nomes masculinos para participar  da exposição, pensando na perspectiva do olhar masculino sobre o universo feminino.
“Quando comecei a executar o projeto pensei ‘Por que não mostrar também o olhar masculino?”, comenta a idealizadora do projeto Fatinha Silva, observando que a ideia ainda tem como objetivo instigar o público, a refletir sobre o universo feminino neste século. “Trata-se de uma homenagem às mulheres do novo século”, acrescenta, observando que o trabalho conta com fotografias em diversos formatos, em cores e em preto e branco.
Fatinha também é responsável pela coordenação e produção executiva da exposição e que tem como produtora cultural Magna Domingos. Eterno Feminino ainda conta com três curadores convidados: Elza Lima, Alberto Bitar e Bob Menezes.
Segundo Elza Lima, a exposição O Eterno Feminino é importante para Mato Grosso, no sentido de estabelecer o intercâmbio cultural com outras regiões do país e principalmente com o Pará, que é uma das referencias da produção da fotografia atual.
“Realizar essa exposição em Cuiabá, trazendo 16 olhares, de um dos principais polos da produção das artes visuais atual, é relevante no sentindo de promover a circulação da arte brasileira, também estabelecer conexões e mostrar ao público os vieses da produção artística, as possibilidades estéticas e reflexões”, completa Magna Domingos.
Flávia Salem, idealizadora da Casa do Parque, fala da energia positiva em torno deste novo evento. "A sincronicidade com esta exposição foi tamanha que durante a organização tive outra agenda de trabalho que me levou até Belém. Como não poderia ser diferente, me apaixonei por esta cidade que transpira cultura e exporta artistas para intercâmbios como este que estamos fazendo com a fotografia. Que nosso elo com seja perene... Temos muito o que aprender com a indústria criativa paraense”, enaltece.
Fotógrafos participantes: Anita Lima, Irene Almeida, Joyce Nabiça, Fátima Soares, Liane Nahás, Fatinha Silva, Luciana Magno, Tilia Koudela, Alberto Bitar, Bob Menezes, Geraldo Ramos, Carlos Guedes, Daniel Cruz, Ionaldo Rodrigues, Eduardo Kalif e Pedro Cunha.

Bate-papo sobre o movimento da fotografia no Brasil
Fatinha Silva, idealizadora da exposição O Eterno Feminino, estará em Cuiabá para a abertura da exposição na quinta-feira (18/09) e também vai conduzir um bate-papo sobre o movimento da fotografia no Brasil na Casa do Parque, sábado (20), às 10 horas. 
Profissionais, produtores e demais pessoas interessadas no tema poderão participar da conversa com Fatinha Silva. Inscrições gratuitas pelos telefones (65) 3365-4789 e 8116-8083 (Soraia Alves)
Serviço - A Casa do Parque está localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, nº 455, próximo à entrada dos fundos do Parque Mãe Bonifácia. 

Fonte: Sandra Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes