sábado, 22 de novembro de 2014

‘A comédia dos erros’, de Shakespeare, estreia neste sábado (22/11) em Cuiabá


Como a primeira peça William Shakespeare, A Comédia dos Erros, traz uma essência menos densa que as demais, o que foi perfeito para os alunos do 8º ano da Escola Livre Porto Cuiabá, que apresentam o espetáculo nos dias 22 e 23, sábado e domingo, em duas sessões às 16h30 e às 20h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mato Grosso, no Centro Político Administrativo, na capital. A trama se passa na Itália, entre os séculos 15 e 16, envolvendo um casal que teve filhos gêmeos e que comprou mais duas crianças servas, também gêmeas, para crescerem junto aos filhos. Acontece que o pai, um mercador, acaba se separando da esposa, de um dos filhos e do servo, durante um acidente com o barco. Para o diretor e coreógrafo da peça, Luciano Oliveira, a história é incrível porque mostra as coincidências da vida que ‘se encaixam’ como fios do destino. “A peça propositalmente faz pensar sobre honestidade, amor, esperança, perseverança e outras virtudes importantes na vida, gerando reflexão aos jovens”.

A aluna Beatriz Quintan, de 14 anos, conta que no começo dos preparativos, há cerca de três meses, nunca imaginou que conseguiria decorar textos tão grandes e realmente incorporar um personagem, mas que aos poucos venceu o medo, descobriu que atuar não é um monstro. Nesse período melhorou sua expressão corporal e dicção, confia mais em si mesma, está se relacionamento melhor com o grupo, amadureceu seu modo de se ver a própria família. “Hoje eu sei que preciso ter mais fé na vida, nas pessoas, mais esperança”. Raissa Porto, também de 14 anos, afirma que a peça tem sido uma experiência marcante porque traz mensagens maravilhosas, uma delas é nunca desistir de buscar nossos sonhos. “Um dia poderemos perder tudo, perder quem amamos, mas não podemos desistir do que é importante para nós”.


Um dos objetivos da escola é que os alunos trabalhem as próprias emoções, por se confrontarem com o desafio de ‘encenar uma peça para o público externo’ e façam uma associação entre tudo que aprenderam e viveram ao longo do Ensino Fundamental com a vida. Mais que ‘interpretar’, Luciano Oliveira acrescenta que participar do espetáculo proporciona aos estudantes trabalhar sentimentos que ajudarão na hora de enfrentar a vida. A preparação reuniu esforços de alunos, pais e professores, que estão trabalhando para que o momento seja, entre as atividades desenvolvidas estiveram leitura, adaptação do texto, escolha de personagens, decorar falas, ajudar na divulgação, composição de figurino, busca de patrocínio, cenário e também venda de ingressos. Tudo isso de forma integrada, como na vida.

Realizado desde 1995, o teatro é incluso no currículo escolar no 8º e no 12º ano da Escola Livre Porto Cuiabá, trazendo obras importantes da literatura universal e nacional. Por se tratar de um período em que o jovem está no terceiro setênio (fase dos 14 aos 21 anos), inúmeras mudanças físicas e psicológicas abruptas acontecem. Uma delas é a busca por um ideal, a partir do teatro é possível obter exemplos e conceitos sobre justiça, verdade, honra, sonhos e liberdade.

 A obra

Egeu, um comerciante de Siracusa, é condenado à morte em Éfeso por violar a proibição de cruzar a fronteira entre as duas cidades rivais. Enquanto é conduzido para sua execução, diz ao duque de Éfeso, Solino, que veio a Siracusa em busca de sua esposa e de seus filhos e servos gêmeos de quem fora separado há 25 anos por ocasião de um naufrágio. Dois dos gêmeos (um filho e um servo), que cresceram com Egeu, estão viajando o mundo em busca da metade faltante de sua família. O duque, movido pela narrativa de Egeu, concede a ele um dia para levantar o resgate de mil marcos que seria necessário para conservar sua vida. Entretanto, sem que saiba Egeu, seu filho Antífolo de Siracusa e Drômio (escravo de Antífolo) também estão na cidade - onde moram o Antífolo e o Drômio de Éfeso (os gêmeos desaparecidos que ficaram, supostamente com a mãe também desaparecida). Dá-se a partir daí uma sucessão de mal-entendidos.

Quer assistir?

As vagas são limitas, ligue e reserve seu ingresso na Escola Livre Porto Cuiabá: (65) 3028-6625/3028-6421. A peça será nos dias 22 e 23, sábado e domingo, sessões 16h30 e 20h, no auditório da OAB, no Centro Político Administrativo. O ingresso tem preço promocional de R$ 15. Curta a nossa página e acompanhe nossas divulgações: www.facebook.com/EscolaLivrePortoCuiaba

Por: Rose Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes