domingo, 23 de novembro de 2014

Mato Grosso recebe maiores pesquisadores de teatro do mundo, oportunidade inédita no país está com inscrições gratuitas abertas

Juntos pela primeira vez no Brasil, dois dos maiores grupos de teatro contemporâneo mundial, Odin Teatret e Teatro O Bando se encontram em Chapada dos Guimarães (MT), no mês de dezembro. Organizado pela Cia Pessoal de Teatro, o “Encontros Possíveis” é uma realização do Núcleo de Pesquisas Teatrais que promove essa importante reunião com grandes nomes. Um dos objetivos é estimular a pesquisa teatral ao mesmo tempo em que difunde e fomenta o teatro contemporâneo enquanto linguagem. O evento acontece dos dias 02 a 05 de dezembro, com atividades também em Cuiabá.
Depois de passar pelo município de Primavera do Leste (MT), onde a primeira etapa do “Encontros Possíveis” foi realizada durante o Festival Velha Joana, o evento chega a Chapada dos Guimarães (MT) com a expectativa de surpreender seus participantes. Doutor em Artes pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG), professor de teatro do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte (MG), o pesquisador Luiz Carlos Garrocho será o mediador da mesa redonda que reúne Eugenio Barba, fundador do Odin Teatret (Dinamarca) e João Brites, diretor do Teatro O Bando (Portugal). O grande encontro acontece no dia 05 d dezembro, na Pousada Atmã Resort, em Chapada dos Guimarães.
 “A presença do Odin Teatret e do Teatro O Bando na América Latina é algo muito importante. Acredito que o Brasil nunca teve um encontro como esse, principalmente, porque são nomes com uma trajetória enorme e que dificilmente vêm para cá. Essa reunião tem tudo para ser um grande encontro e com muita produtividade também”, afirma Luiz Carlos Garrocho.
Instrutor da oficina “Performance Urbana: o convívio como prática espacial”, em Primavera do Leste (MT), Garrocho conta que se impressionou com o público encontrado na primeira etapa do “Encontros Possíveis”. Segundo ele, o interesse e motivação dos atores e artistas presentes foi algo marcante durante a oficina. “Achei muito interessante a capacidade empreendedora dos artistas locais em promover um evento como esse. Vi pessoas que realmente gostam de teatro, querem fazê-lo melhor e buscam isso. Todos saíram muito satisfeitos, desejando estudar mais e motivados a crescer no teatro”, acrescenta.
Fundado há exatos 50 anos, o Odin Teatret é uma referência quando se trata do teatro contemporâneo e ainda de artes cênicas. Fundador do grupo dinarmaquês, Eugenio Barba é um dos maiores diretores da atualidade. Seu trabalho é reconhecido mundialmente por diversas companhias e escolas de teatro, incluindo o Teatro O Bando, de Portugal, dirigido por João Brites. Mentora da Cia Pessoal de Teatro, Tatiana Horevicht destaca um dos pontos mais interessantes do encontro entre Barba e Brites. “As técnicas desenvolvidas pelo Eugenio Barba e o Odin Teatret são muito estudadas pelo Teatro O Bando, que é um dos grupos mais importantes de Portugal na atualidade e desenvolve um trabalho incrível. Então, será muito positivo ver de que forma eles dialogam isso”, pontua.
Além da presença dos dois diretores, o evento conta ainda com a oficina “Eco do Silêncio”, ministrada por Julia Varley, também integrante do Odin Teatret, e Amauri Tangará, representante de Mato Grosso no evento, diretor da Cia D'Artes do Brasil e autor dos filmes "Ao Relento" e "Nenhures", ambos sobre o Teatro O Bando, com quem mantém um intercâmbio há mais de 15 anos.
Evento - Encontros Possíveis 2014 tem o apoio do Itaú Cultural, através do projeto Novos Rumos, que teve a Cia. Pessoal de Teatro como única selecionada em Mato Grosso este ano. A ação ainda conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, através do Edital de Apoio à Cultura do Município.  A participação no “Encontros Possíveis”, realizado em Chapada dos Guimarães, tem inscrição gratuita e é aberta ao público.
mais informações:http://ciapessoaldeteatro.blogspot.com.br/
Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes