segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ACONTECE NESTA TERÇA-FEIRA (25/11) O LANÇAMENTO DO LIVRO "O Falar Cuiabano" DA AUTORA CRISTINA CAMPOS NA CASA BARÃO DE MELGAÇO - AML




A autora Cristina Campos lança nesta terça-feira  (25/11) o livro "O Falar Cuiabano". O evento será na Academia Mato-grossense de Letras, a partir das 19:30 horas. 



O lançamento contará com a apresentação do grupo Jazzqueado, com os músicos Fidel Fiori, Igor Mariano e Neto Morais. Entrada franca e distribuição gratuita.


Sobre a obra



Em 22.04.2013, através da Portaria n° 017/2013, a Secretaria de Estado de Cultura registrou o dialeto cuiabano no Patrimônio Histórico e Artístico Estadual. Neste ato, reconheceu formalmente a importância de se divulgar e valorizar o linguajar cuiabano, a fim de contribuir com a sua preservação e valorizar a identidade, a cultura e a história cuiabanas.

Para não ficar só no papel, no mesmo ano, a secretária Janete Riva firmou um convênio com a Integrar, que contratou a pesquisadora Cristina Campos para produzir o livro O Falar Cuiabano, e explicasse de modo didático como se deu a constituição da Cuiabania, mostrando os traços linguísticos que caracterizam o seu dialeto, com exemplos de sua apresentação. A obra foi materializada pela editora Carlini & Caniato e se destina, principalmente, aos professores e alunos das escolas mato-grossenses (será distribuído gratuitamente nas bibliotecas das escolas públicas), e também aos interessados no assunto.


O livro divide-se em duas partes. A primeira trata dos aspectos históricos importantes na constituição da cultura na Baixada Cuiabana, valorizando os povos indígenas. A segunda começa com descrições técnicas de traços linguísticos que caracterizam o linguajar cuiabano, exemplificando-os. Traz um artigo sobre a habilidade local de colocar apelidos, com “causos” que contextualizam este dialeto. Em seguida, homenageia os saudosos artistas: o ator Liu Arruda, mostrando trechos de suas peças teatrais, e o poeta etnógrafo Benedito Sant’Ana da Silva Freire, apresentando fragmentos de sua obra. Por fim, pincela alguns provérbios comuns na região e situações engraçadas. Como anexo, traz a referida Portaria n° 017/2013.


Da Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes