domingo, 1 de fevereiro de 2015

Miguel Penha, participa de projeto Abre Alas no Rio de Janeiro/RJ


Projeto realizado pela galeria Gentil Carioca, está em sua 11ª edição;

Realizado antes do carnaval, o projeto “Abre Alas” remete ao carro que inaugura o desfile das escolas de samba. É uma exposição que pretende abrir espaço para jovens artistas de todo o Brasil. Com o tempo, a exposição passou a ser internacional, abrindo espaço para artistas de todo o mundo. Assim, A GENTIL funciona como uma vitrine, e se alegra ao ver que os artistas apresentados no projeto seguem seu caminho fazendo parte dessa rede maior.

Miguel Penha foi selecionado em 2014 para fazer parte dessa edição de 2015 com a obra cipó azul um novo trabalho do artista feito em grande dimensão 200x360cm, essa obra faz referência a um buritizal, e, é de conhecimento de cientistas que o buriti é uma bomba de água natural, e a derrubada destes pode levar nascentes a secarem.

Fiel a seus princípios de preservação e conservação ambiental, usa a pintura como instrumento de reflexão, o verde da natureza, sua massa, sombra, volume, textura das folhas e da casca das árvores é o que estrutura o seu pensamento visual, e faz da obra a sua história real.
É a primeira vez que o artista leva seu trabalho ao Rio de Janeiro, abrindo uma porta de oportunidades para a divulgação da arte mato-grossense;

Miguel vem se firmando fora do Estado, em espaços conceituados nacionalmente entre ele o Paço das Artes em São Paulo.
A Gentil Carioca é uma galeria de arte contemporânea que se diferencia de outras galerias por suas características particulares, uma delas é a de ter sido idealizada por três artistas – Márcio Botner,Ernesto Neto e Laura Lima – iniciativa que a torna única no Brasil. Também a sua proposta e propósito são generosos, trata-se de fazer desta galeria um lugar para se pensar, produzir, experimentar, celebrar e comercializar a arte.

Localizada no Centro Histórico do Rio de Janeiro, mais especificamente na região denominada Saara, um lugar conhecido como o maior mercado aberto da América Latina e fundado no século passado por imigrantes árabes e judeus. Ao seu redor, encontra-se todo tipo de bugigangas e especiarias, atrativo fundamental para muitos artistas e curiosos. É sobre uma destas lojas que a Gentil tem sua presença, em um sobrado dos anos 20.

A GENTIL já nasceu misturada para captar e difundir a diversidade da arte no Brasil e no mundo. Crê que cada obra de arte é um cadinho cultural com potência de irradiar cultura e educação. Seu endereço fixo toma lugar de concentração e irradiação da voz de diferentes artistas e ideias, como também preconiza a ampliação do campo de ação potencial da arte ao estimular a rede de colecionadores e amantes da arte em geral


. abertura 07/02/2015 de 18h a 22h
. exposição de 09/02 a 13/03/2015
. Camisa Educacão nº 59 pelo Bloco Vade Retro Abacaxi
. distribuição do livro Vocabulário Político para Processos      Estéticos
. Grande concurso de fantasias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes