segunda-feira, 27 de abril de 2015

PALCO GIRATÓRIO 2015 COMEÇA ESTA SEMANA NO SESC ARSENAL EM CUIABÁ, ABERTURA OFICIAL NESTA QUINTA-FEIRA (30/04)...


Completando 18 anos de estrada em 2015 e concebido como uma ação estratégica de difusão e intercâmbio de artes cênicas para um país extenso e diversificado como o Brasil, o Palco Giratório é movido por muito esforço e entusiasmo, mas também por reflexões e questionamentos. E este ano apresenta novos desafios, propondo novas reflexões e apresentando o que há de mais significativo na produção cênica do País. 

ABERTURA OFICIAL – REVIRADO CÊNICO
Diversos Grupos de Teatro, Dança e Circo de Mato Grosso saúdam o festival com diversas intervenções, cenas, performances e interações. 
30/04/2015 – 18h – Sesc Arsenal – Entrada Franca





RUSGA – Confraria dos Atores (MT)
01/05/2015 às 20h
Salão Social
Entrada: 02 litros de leite longa vida
16 anos 

Quatro personagens, de forma embaralhada e entrelaçada, mostram-se alterados de forma irreversível pelos acontecimentos que permeiam a RUSGA, episódio que teve como palco a Cuiabá de 1834, no dia 30 de maio. Ao cair da noite, parte da elite cuiabana, desejosa de poder, promoveu uma matança contra seus inimigos, a elite de ascendência portuguesa, chamada pejorativamente de “bicudos”. Esse acontecimento fez parte das movimentações e revoltas contra os portugueses no Brasil durante o Período Regencial. Rusga é briga, ruptura, mas para Cuiabá esta palavra também significa uma herança política marcada por manipulações e abusos de autoridade. Uma disputa de poder e riquezas, manifestação extrema de xenofobia sob o pretexto de ideais patrióticos. 

 Não recomendado para menores de 16 anos



EXU – Nata (BA)
2/05/2015  às 20h
Salão Social 
Entrada: 02 litros de leite longa vida

Exu, a Boca do Universo é uma celebração à vida. Narrando as diversas facetas do Orixá Exu, o Núcleo Afro-brasileiro de Alagoinhas (NATA), passa em revista a ancestralidade de Yangui – o que veio antes de vir –, a irreverência de Enugbarijó, a sexualidade de Legbá, o virtuosismo de Bará, que rege o movimento do corpo, e, entre outras coisas, a descoberta de que Exu teve um amor... Optando por uma dramaturgia músico-poética, o texto tem autoria de Daniel Arcades em colaboração com a diretora do espetáculo, Fernanda Julia. A direção musical é de Jarbas Bittencourt com músicas dele e do próprio NATA. As coreografias são de Zebrinha. A concepção visual de cenografia, figurinos e maquiagem é de Thiago Romero, também ator da montagem.

 Não recomendado para menores de 18 anos



Espetáculo Local: ORAMORTEM – Com Daniela Leite (MT)
03/05/2015 às 20h - Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

A memória é um novelo emaranhado o bastante pra ser desfiado. Melhor esquecer, que a vida sem ontem fica mais leve. Ela se preparava para migrar da terra dos vivos para a dos mortos, e justo nessa hora ele apareceu, desfilando futuros e acordando rubores. E essa agora?

 Não recomendado para menores de 14 anos



CRIATURAS DE PAPEL – Bricoleiros (CE)
05/05/2015 às 20h
Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

O espetáculo Criaturas de papel foi constituído a partir de duas técnicas principais que fundamentam a cena: a bricolagem e o teatro negro. Ambas as técnicas foram estudadas e experimentadas, resultando na construção de um estilo de marionetes bricoladas. Neste espetáculo, o branco contrasta com o fundo negro, evidenciando o material usado, no caso, o papel.
A ação cênica se dá a partir de um refinado processo de animação das marionetes, inspirado no trabalho do grupo japonês Kawasemiza, do qual dois ou três marionetistas animam o mesmo boneco. Essa forma enriquece os movimentos, ampliando a margem de expressividade e a atuação das marionetes.

 Não recomendado para menores de 14 anos



NINA, O MONSTRO E O CORAÇÃO – Clareira de Teatro (RS)
06/05/2015 às 20h - Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

Nina, o monstro e o coração perdido conta a história de uma menina que se desfaz do seu coração para não mais sentir tristeza. É um texto delicado e poético que fala sobre a necessidade de lidar com os sentimentos. Para abordar esse assunto de forma dinâmica e encantada, a peça ora utiliza a linguagem de contadores de histórias, ora a própria encenação da jornada de Nina e dos percalços do seu amigo Monstro em busca do coração perdido.  Uma aventura que satisfaz a necessidade infantil da fantasia, sem deixar de proporcionar vivências importantes para o desenvolvimento da criança.

 Livre para todos os públicos



O INTRÉPIDO ANÃMIRI – Bricoleiros (CE)
07/05/2015 às 20h
Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

Espetáculo feito com marionetes de manipulação Direta, inspirado na técnica japonesa Bunraku, em que os marionetistas animam o boneco, conferindo-lhe movimentos humanos e precisos. Essa técnica permite ampliar a expressividade cênica e proporciona ao público a impressão de que os bonecos estão soltos e que têm vida própria. A história identifica-se perfeitamente com o mundo infantil, em uma relação com os personagens fantásticos da fauna e da flora brasileiras. Rica de cores e fantasias, com cenas surpreendentes de efeitos e truques, combinadas a uma estética refinada de manipulação de bonecos, movimento, luz e som, tem-se bonecos vivos em cena, que transportam crianças e adultos para um mundo mágico.

 Livre para todos os públicos

 


PLAYLIST – Movasse Coletivo de Criação (MG)
08/05/2015 às 20h
Salão Social
Entrada: 02 litros de leite longa vida

Playlist é uma obra a ser construída a cada apresentação. Fundamentadas em elementos definidos pelo público, quer seja na sorte ou por sua escolha, as improvisações se estabelecem através do uso da coletividade e da imaginação.
A produção da obra é baseada na autenticidade e na criatividade de seus integrantes. Deixar que o público escolha o tema da noite e também algumas composições cênicas permite a plateia participar como um norteador do espetáculo, tornando-o imprevisível e próximo ao lúdico destas pessoas.

 Livre para todos os públicos




GUERRA, FORMIGAS E PALHAÇOS – Estação de Teatro (RN)
09/05/2015 às 20h
Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

Dois militares, últimos remanescentes de um batalhão de combate, encontram-se perdidos em uma guerra. Ao tenente e ao soldado cabe agora a tarefa de defender o pequeno território ainda não tomado pelas forças inimigas. Ambos sabem que a única forma de saírem vivos da situação é a possível chegada de reforços. Porém, quando todas as saídas parecem se fechar, um fato inusitado acontece: o batalhão de dois homens fica estupefato diante daquele que pode carregar o último fio de esperança.

 Não recomendado para menores de 12 anos



NOWHERELAND – Movasse Coletivo de Criação (MG)
10/05/2015 às 20h
Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

O Movasse foi buscar na obra cinematográfica de Tim Burton inspiração para criação coreográfica de um espetáculo de dança. As obras do diretor são marcadas por uma recriação fantástica do real, sempre com um tom de comédia e resvalando em toques de humor macabro. A tênue linha que separa o real do imaginário foi o ponto de partida para desvendar o tema. Até onde estamos seguros do que é real e do que é apenas fruto de nossa imaginação? Somos feitos apenas dos fatos concretos do dia a dia ou somos o que imaginamos ser? Existe uma forma de distinguir o real do imaginário? Enfim, essas são algumas perguntas que surgiram durante o processo e depois transformaram-se em movimento, iluminação, trilha sonora e figurino.

 Não recomendado para menores de 12 anos



PLURAL – Cia de Teatro Nu Escuro (GO)
12/05/2015 às 20h - Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

Plural é a trama tecida pelas histórias de uma menina chamada Maria. Suas primeiras recordações remetem aos seus sete anos, quando se distraía brincando com uma boneca de milho no terreiro de sua casa enquanto sua avó cozinhava no fogão à lenha e lhe falava pela janela. A narrativa segue costurando memória em memória, fiando do universo rural ao urbano, bordando histórias vividas e sentidas, com seus encantos, medos, violências, coragens, lamentos e alegrias. Uma trama sempre tensionada entre o drama e a poesia, o trágico e o humor. Inspirada nas histórias reais das mães dos integrantes da Cia. de Teatro Nu Escuro.

 
 Não recomendado para menores de 10 anos


O SOM DAS CORES – Catibrum Teatro de Bonecos (MG)
13/05/2015 às 20h
Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

O som das cores confirma como a magia do Teatro de Animação pode ser transformada em uma trama envolvente. Inspirado em famosas fantasias literárias, o espetáculo conta a história da jovem Lúcia, que se aventura no mundo do impossível. Do subterrâneo das estações de metrô ao universo infinito de sua imaginação, ela terá que enfrentar seus medos e todos os seus inimigos. Um espetáculo para todas as idades. Vencedor dos prêmios de melhor texto original e melhor cenário do Prêmio Sinparc em 2014.

 Livre para todos os públicos



O PÁSSARO DO SOL – A Roda (BA)
14/05/2015 às 20h
Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

Adaptado da mitologia indígena brasileira pela escritora Myriam Fraga, o texto narra a história de um jovem que é transformado em pássaro para ir ao céu roubar as chamas do palácio do sol. A encenação utiliza o teatro de sombras, antigo gênero de animação que tem na China uma das mais antigas tradições. As silhuetas são recortadas em couro pela artista plástica e diretora da companhia Olga Gómez. Selecionado como “Melhor espetáculo Infantojuvenil” de 2010 pelo Prêmio Braskem de teatro (BA), o espetáculo foi produzido por Marcus Sampaio, conta com música original escrita pelo compositor Uibitu Smetak e tem narração de Osvaldo Rosa.

 
 Livre para todos os públicos


O LANÇADOR DE FOGUETES – Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar (RS)
15/05/2015 às 20h
Jardim
Entrada Franca

O lançador de foguetes é um personagem instigante que está à procura do lugar ideal. Converge o espaço físico e a energia do público, elementos essenciais para a excelência de sua experiência científica. Deslocando-se com destreza pela rua usando seu triciclo recheado de elementos cênicos, calcula os fenômenos físicos que podem interferir nesta jornada. Utiliza os malabares circenses e as engenhocas astrológicas para medir as distâncias, calcular o vento e sentir as energias. Busca parceiros para esta jornada, computa todas as informações e por meio de uma trilha sonora empolgante e curiosa lança seus foguetes... ideias ao ar.
ATENÇÃO!
Nem sempre as medições, coordenadas insufladas em função das correntes marítimas ventais hexagonais, somadas à ação gravitacional do planeta em mudança e à energia materializada do pensamento proporcionam um lançamento com excelência...


 Livre para todos os públicos


AVENTAL TODO SUJO DE OVO – Grupo Ninho de Teatro (CE)
16/05/2015 às 20h
Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

Com texto do dramaturgo cearense Marcos Barbosa, o espetáculo estreou no início de 2009. Trata da relação familiar, com seus sentimentos, suas limitações e suas (in)verdades. Propondo uma intimidade com o público, o elenco convida os espectadores a visitarem a casa de Alzira e Antero, o casal que há 19 anos, junto à comadre Noélia, vive a angustiante espera do filho Moacir, que desapareceu de casa quando criança. Esse cenário só se modificará a partir da inesperada visita de Indienne Du Bois.

 Não recomendado para menores de 12 anos



ANTES DA CHUVA – Cia Cortejo (RJ)
17/05/2015 às  20h - Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

Aramís encontra Ana em uma casa abandonada, onde ela mora com a avó. O menino, na ocasião com 11 anos, é chantageado pela moça para que deixe que ela o veja nu e depois leia pra ela em voz alta. Inspirada pelas histórias de espionagem lidas pelo garoto, Ana planeja uma fuga no navio do Papa que passará em breve pelo povoado.

 Não recomendado para menores de 14 anos

 


PROIBIDO ELEFANTES – Cia Giradança (RN)
19/05/2015 às 20h
Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

Proibido Elefantes é um espetáculo que fala do olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. O modo como percebemos a "realidade" é resultante do diálogo que estabelecemos com ela: nosso olhar é constituído pela realidade da mesma maneira que esta é constituída pelo nosso olhar – a construção do sentido transita em via de mão dupla. O olhar enquanto apreensão subjetiva do mundo é apontado como elemento potencializador do sujeito diante do mesmo.
Proibir elefantes é restringir o acesso, impedir o livre trânsito do animal que serve como meio de transporte na Índia, mas causaria enormes transtornos em outras localidades. Proibir elefantes, neste espetáculo, é proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos, e que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade. Além disso, também é apostar no olhar do sujeito sobre si mesmo e sobre o mundo em que vive como elemento ressignificador e instaurador da realidade.

 Não recomendado para menores de 14 anos



NORDESTE, A DANÇA DO BRASIL 
21/05/2015 às 20h
Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

Nordeste - A dança do Brasil é um retrato em movimento da riqueza cultural que vem daquela região do país, marcada por um intenso processo de hibridização. Os quatro ciclos festivos da Metodologia Brasílica instituída pelo Balé Popular do Recife estão presentes em um espetáculo de cor, brilho e beleza. Danças típicas do Carnaval, de São João, do Natal e expressões de origem afro-ameríndia compõem o repertório dessa obra, que marcou a consolidação da linguagem original em dança criada pelo Balé, com base nas manifestações da cultura popular nordestina. Frevo, maracatu, caboclinhos, ciranda, xaxado e guerreiro são apenas alguns dos ritmos que fazem do espetáculo Nordeste - A Dança do Brasil único por representar toda a força e alegria de um povo.

 Livre para todos os públicos
 


O DESCOTIDIANO – Cia do Relativo (SP)
22/05/2015 às 20h
Teatro
Entrada 02 litros de leite longa vida

Em uma casa de poucos móveis e sentimentos, habita um personagem por vezes estressado e por outras fadigado pela rotina imposta pela vida. Esse ser excêntrico e solitário busca, através da desconstrução de seu cotidiano, uma motivação para sorrir manipulando objetos do cotidiano que vão de colheres e livros, passando por xícaras, vassouras e pás de lixo, além de objetos clássicos do malabarismo como bolas e o malabarismo de contato.

 Livre para todos os públicos



O SILÊNCIO E O CAOS – Dielson Pessoa (PE)
23/05/2015 às 20h
Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

O espetáculo O Silêncio e o Caos tem como ponto inicial uma experiência psicológica vivida pelo próprio Dielson Pessoa e trata da questão como algo inerente ao humano. Abre um leque de discussões sobre as psicoses, levando o público a perceber que essas duras passagens são muito enriquecedoras, principalmente quando vistas por um prisma respeitoso e longe de preconceitos.O elemento disparador ou conteúdo deste solo está presente em âmbito universal, uma vez que muitas pessoas passam por situações similares e, por medo ou preconceito, evitam expor suas tragédias pessoais. O fato de ter bipolaridade e poder investigar e comentar sobre esse problema auxilia no processo de autoconhecimento e fortalecimento do indivíduo, deslocando o assunto para uma questão da sociedade, e não mais como único e pessoal.

 
 Não recomendado para menores de 14 anos


BOI DE PIRANHA – Cia Boi de Piranha (RO)
24/05/2015 às 20h
Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

O espetáculo Boi de Piranha é um tema e uma analogia. Perpassa por dados históricos e afetos relacionados à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, “Ferrovia do Diabo”, e a Batalha da Borracha no Norte do Brasil. A analogia surge a partir da imagem do boi que, por ser mais velho ou doente, é escolhido para o abate e ser entregue às piranhas a fim de que o restante do rebanho consiga passar. O migrante nordestino assume essa figura sacrificial dentro do espetáculo transformando-se em um Super-homem que cruza o país para sobreviver e para salvar.

 Não recomendado para menores de 14 anos



DIVINO – Núcleo Atmosfera (MA)
26/05/2015 às 17h30
Praça da República
Entrada Franca

Um corpo que se constrói culturalmente e busca - através da arte - explorar a identidade de um povo, suas urgências e suas manifestações culturais mais marcantes para dimensionar o registro historiográfico que relaciona o patrimônio cultural (material e imaterial) com o panorama atual desse patrimônio. Divino desencadeia um processo híbrido e incorpora "cultura popular maranhense" a um baú de linguagens artísticas, gerando uma proposta contemporânea, na qual sua motivação central está no discurso que um corpo propõe sobre a preservação de uma história.

 Livre para todos os públicos



AS TRÊS IRMÃS – Traço Cia de Teatro (SC)
27/05/2015 às 20h
Salão Social
Entrada: 02 litros de leite longa vida

O espetáculo trata do desejo das irmãs Olga, Maria e Irina de retornarem à cidade natal, de onde saíram há 11 anos com o pai, general. Ainda mais importante que o plano dos acontecimentos, é a exposição dos conflitos que se estabelecem entre o plano da vida material – o cotidiano – e o plano espiritual – a eternidade. O espetáculo aborda o clássico texto do dramaturgo russo Anton Tchékhov a partir da técnica do palhaço.

 Não recomendado para menores de 12 anos



DANÇA CONTEMPORÂNEA EM DOMICÍLIO – Cláudia Müller (RJ)
28/05/2015
Agendamento das Intervenções pelo telefone 65 9632-6223

Dança Contemporânea em Domicílio propõe entregar dança contemporânea em locais onde ela não é esperada, buscando espaços despercebidos, brechas no cotidiano. Uma dança que se importa menos com movimentos concretos e mais com os espaços imaginários abertos no encontro com o espectador-consumidor: qual o lugar desse ofício?Como é percebido? Quais são seus recursos? Qual o seu alcance? Como é remunerado?
Qualquer pessoa pode solicitar, via telefone, gratuitamente, a Dança Contemporânea em Domicílio em qualquer lugar que queira recebê-la (em sua casa, escritório, loja, mercado, em uma praça, no restaurante que frequenta etc.).

 Livre para todos os públicos



Espetáculo Local: HISTÓRIAS DE JARDIM – Circo Leite de Pedras (MT)
28/05/2015 às 20h 
Jardim
Entrada Franca

Convidados pelo Sesc Arsenal para participarem do projeto Leitura Dramática/ 2013 sobre a obra dramatúrgica de Ilo Krugli, a trupe teve contato com o texto “Estórias que o Eco Conta” baseada nos contos de Oscar Wilde, e como os integrantes do grupo já conhecia os contos e fãs de Wilde e do Ilo também, resolveram montar o espetáculo inspirados na experiência dramatúrgica de Ilo e nos contos originais de Oscar Wilde.

 Livre para todos os públicos



Espetáculo Local: MISERÊ – Comadança (MT)
29/05/2015 às 20h
Teatro
Entrada: 02 litros de leite longa vida

Miserê é um espetáculo de dança contemporânea que retrata a trajetória de um homem qualquer, que impossibilitado de permanecer em sua terra natal devido às condições de miséria, busca nas grandes cidades perspectiva de vida melhor. Uma metáfora de todos nós que procuramos um lugar no mundo.

 Livre para todos os públicos



30/05/2015 às 20h
Salão Social 
Entrada: 02 litros de leite longa vida


Espetáculo Local: BOÉ – Cia Teatro Faces (MT)
Um índio morre, todo seu povo se reúne para o ritual de morte. O espetáculo Boé parte do estudo antropológico do ritual de morte dos Boé-Bororo, conhecido pela visceralidade e a sua relação com o além-vida.

 Não recomendado para menores de 16 anos



VIGOR MORTIS JUKEBOX VOL. 01
31/05/2015 às 20h
Teatro
Entrada 02 litros de leite longa vida

O espetáculo é inspirado pela música de Nick Cave, roqueiro australiano que viveu no Brasil entre 1990 e 1993 e que escreve letras marcadas por histórias de violência e amor dramático. Trata-se de uma caixa de madeira que simula os toca-discos públicos comuns nos Estados Unidos. São sorteadas oito pessoas da plateia. Caso seja escolhido, o espectador será chamado durante a peça para ir até a caixa e “ligar” uma das esquetes que compõem o espetáculo. O mesmo espectador assiste ao “seu” capítulo de uma cadeira em frente a uma pequena janela – uma espécie de peep-show. O resto do público assiste à mesma coisa, mas em um telão. A imagem final é a junção de atuação e projeções, via diversos reflexos. A cada apresentação, seis esquetes serão encenadas, de um total de oito.

 Não recomendado para menores de 16 anos


PENSAMENTO GIRATÓRIO
NOVAS TECNOLOGIAS PARA O TEATRO DE ANIMAÇÃO - CIA BRICOLEIROS (CE)
06/05/2015 às 18h 
Teatro de Formas Animadas
Entrada Franca

O grupo discorrerá sobre as novas tecnologias na confecção de bonecos para o teatro de animação, a partir da pesquisa e desenvolvimento de técnicas de confecção do grupo Bricoleiros. O boneco e a construção do personagem: Influencia ou definição do personagem a partir da confecção do boneco ou imposto pelo ator. CRIATURAS DE PAPEL: construção de uma dramaturgia cênica a partir da animação de seres inicialmente inexpressivos. Teatro de animação e o poder da sugestão da imagem na definição de um roteiro cênico. Pensando o boneco como pura imagem.

 Livre para todos os públicos
 


O BONECO E AS TENSÕES CONTEMPORÂNEAS – Cia Teatro Nu Escuro (GO)
13/05/2015 às 18h 
Teatro de Formas Animadas
Entrada Franca 

Para o espetáculo PLURAL foram confeccionados bonecos forrados de tricô e de crochê, assim como os figurinos e cenários, com a intenção de criar um universo lúdico e poético que retrate o ambiente rural. A linguagem do vídeo aparece como um contraponto ao universo popular, as projeções de imagens (video mapping) sobrepostas ao cenário, aos bonecos e aos atores/manipuladores, criam texturas e efeitos que dialogam com a cena. A sua estrutura narrativa fragmentada, como flashs de memórias esquecidas, uma colcha de retalhos de vagas lembranças, e neste universo, o presencial da fisicalidade dos bonecos mesclam com o virtual do vídeo para construírem imagens dialéticas que tencionam o universo popular com a videoarte. Outra tensão importante é a rica pesquisa corporal desenvolvida, que busca a interação entre o boneco e o manipulador, em que o ator explora seu corpo a serviço da animação do inanimado. 
Atores e atrizes que também cantam, dançam e tocam cantigas populares junto com os bonecos, como em uma brincadeira em que as linguagens cênicas do teatro de animação, músicas ao vivo e projeções de vídeos se cruzam em um calidoscópio sensorial.

 Livre para todos os públicos



ACESSIBILIDADE ARTÍSTICA E SEUS CONTEXTOS – Cia GiraDança (RN)
20/05/2015 às 18h
Teatro de Formas Animadas
Entrada Franca

Através da circulação do espetáculo "Proibido Elefantes" a Companhia Gira Dança entende que o pensamento giratório está ligado a democratização do acesso aos bens culturais e que isso assume como desdobramento (comprometido com a qualidade e inovação) a formação de novas plateias. Na experiência da companhia Gira Dança o contato do público, além de abrir mercado para os artistas/grupos envolvidos, traz às plateias novos parâmetros que permitem a capacitação de cidadãos críticos e conscientes para que possam desenvolver as suas opções de escolha. Cria-se o desejo por trabalho igualmente comprometidos com a qualidade artística, elevando com isso o nível das demandas culturais dessas comunidades. Outro aspecto importante a sublinhar em uma circulação de espetáculos, e principalmente como "Proibido Elefantes" é o papel social que este traz imbuído: um papel de conscientização para a necessidade de incluir e apostar no corpo diferenciado. Este diálogo entre arte e ação social supera os benefícios para o mercado cultural, passando a tocar em questões como autoestima e cidadania.

 Livre para todos os públicos



O MÉTODO BRASÍLICA DE DANÇA – Balé Popular do Recife (PE)
22/05/2015 às 18h
Teatro de Formas Animadas
Entrada Franca

A pesquisadora Christianne Galdino e o diretor artístico do Balé Popular do Recife, André Madureira, apresentam o processo de formação e os princípios norteadores do Método Brasílica de Dança, revisitando a história da companhia, em suas diversas fases.  Um grupo que se inicia a partir da proposta de Ariano Suassuna, para criar uma dança Armorial; mas que resolve seguir por um caminho independente, sistematizando apenas o vocabulário de matriz popular.  A relação com as tradições; os procedimentos utilizados na pesquisa; o processo criativo; e o pensamento sobre conceitos de cultura popular; são assuntos que também tem espaço garantido nessa conversa.

 Livre para todos os públicos


DANÇA CONTEMPORÂNEA: POSSÍVEIS RELAÇÕES OBRA-ESPAÇO-ESPECTADOR – Cláudia Müller (RJ)
27/05/2015 às  18h
Teatro de Formas Animadas
Entrada Franca

Que espaços minha dança ocupa? É possível que o espaço pertença tanto ao artista quanto ao público sem hierarquias? Qual a política implicada nas formas de visibilidade da dança contemporânea? Que espectador é construído por essa dança? Que relações me proponho, com o outro, com o público, com meu entorno? Estas são as principais questões que norteiam meus projetos artísticos e que também guiarão o Pensamento Giratório proposto, articulando-o, especialmente, com a circulação de Dança Contemporânea em Domicílio. Para além da passagem do corpo para lugares cotidianos, onde não se espera que a dança aconteça, o cerne das minhas práticas artísticas é, principalmente, a estratégia de encontro com o outro e a oportunidade para repensar as formas de recepção do trabalho artístico. A expansão do uso dos espaços e dos contextos para a dança, as alterações na relação palco-plateia e nos protocolos de funcionamento do espetáculo são temas recorrentes em minha pesquisa na busca de novos percursos para revisar constantemente a relação espectador-obra-artista.

 Livre para todos os públicos



OFICINAS
DANÇA AFRO PARA NÃO DANÇARINOS – Nata (BA)
03/05/2015 das 14h às 20h
Sala de Dança
Inscrição Gratuita
18 anos 
Colocar não dançarinos em contato com a dança afro-brasileira, proporcionando o autoconhecimento corporal, ativando a energia do corpo, conectando o indivíduo às suas pulsações e pulsões energéticas e tendo contato com a força ancestral presente na dança afro-brasileira.




COLABORAÇÃO NA CRIAÇÃO – Movasse Coletivo de Criação em Dança (MG)
09/05/2015 das 09h às 13h e 15h às 19h
Salão Social 
Inscrição Gratuita
16 anos
A oficina se fundamenta em trabalhos de improvisação, jogos para composição coreográfica e uma parte técnica para aquecimento. A consciência do corpo é tema principal; o espaço, a respiração, o movimento autoral e a criação determinam o assunto da oficina.



OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BONECAS A PARTIR DA ESTÉTICA ABAYOMI – Cia Teatro Nu Escuro (GO)
10/05/2015 das 09h às 13h e 15h às 19h
Teatro de Formas Animadas
Inscrição Gratuita
16 anos
Esta oficina visa construir bonecos manipuláveis com a estética das bonecas Abayomi. O objetivo é juntar a técnica de amarração das Abayomis em estrutura de bonecos de manipulação direta para balcão. Os bonecos são construídos e cada integrante da oficina poderá levar o seu para casa.




CICLOS FESTIVOS DA DANÇA BRASÍLICA – Balé Popular do Recife (PE)
23/05/2015 das 09h às 13h e 15h às 19h 
Salão Social
Inscrição Gratuita
14 anos  
Oferecer iniciação à metodologia Brasílica de dança é o objetivo desta oficina, que ensina os principais movimentos e os passos básicos de alguns dos ritmos da cultura popular nordestina. Ciranda, coco, guerreiro, afoxé, maracatu e frevo são a base desta ação formativa, de caráter teórico-prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes