domingo, 26 de julho de 2015

AVÓS por Mirian Marclay Fraga

  • AVÓS
    Eles...sempre eles. Nossos amados pais e mães de nossas mães e nossos pais. Amor mais doce, feito vinho envelhecido e enternecido no tempo. Cheiro de casa de avós é aconchego. É tempo bento, é dobra espacial de amor. É bolo assado com cheiro de açúcar queimado. Pinhão na chapa. Pipoca quentinha de panela. É receber os primeiros ensinamentos de cozinha, nutrir as primeiras lembranças do apego, aprender matemática enquanto se conversa sobre marcenaria.
    Aqueles que convivem ou conviveram com avós sabem do que estou falando. Cada um por mais diferente que possa ser do outro são eles-nossos avós-fonte de algo comum além da ancestralidade: acolhimento. Avós são mais que uma instituição ou patrimônio, são como o conjunto do espírito de obras de arte inestimáveis feito tesouro que se guarda no coração, tampouco de vende quando muito se empresta -para os demais primos e tios, seus filhos e netos.
    Algum avós já são saudade, outros  muito mais que um retrato na estante da sala junto com as fotos de outros entes queridos nos são presentes ainda que distantes.
    Com avós toma-se desde um chá a uma taça de vinho enquanto eles nos contam artes nossas que já não recordávamos, as artes de nossos pais e, para os que possuem a sorte de terem filhos e darmos-lhes bisnetos, compartilhar das travessuras dos filhos nossos. Com eles aprendemos a jogar baralho, sobre hortas, papagaios, aninhamos nosso espírito e lhes escrevemos cartas, desvendando o emaranhado de emoções guardados em algum baú envelhecido. Entendem nossos medos, nossas dores, nosso cansaço. São nossa rocha e fortaleza e a certeza de que podemos retornar a ser crianças e termos o colo tão essencial toda vez que lhes acessarmos em nosso íntimo buscando força para prosperar.
    Neles repousam nosso pensamento mais puro e primitivo, nossas raízes, o sentimento de que entre tantas estrelas e seus mistérios aqueles olhos cansados também já contemplaram o infinito além de nós.
    Por: Mirian Marclay Fraga


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes