sábado, 15 de agosto de 2015

Cuiabá: O Centro Geodésico da Velocidade por Oscar Junior

        
Multidão participou da Corrida de Reis pelas avenidas de Cuiabá e Várzea Grande (Foto: Reprodução/TVCA)
Cuiabá:   O Centro Geodésico da Velocidade
       É uma explosão de cores, formas, estilos, conteúdos, estereótipos, equipamentos, tecnologias, acessórios, enfim, a corrida de Rua vem se tornando uma das atividades esportivas que mais arrebanha adeptos no Brasil, em Cuiabá não é diferente.  No site da Federação Mato-grossense de Atletismo indica que ao longo de 2015, a baixada Cuiabana realizará quase quarenta provas de Corridas com as suas mais variadas modalidades. No Segundo semestre é praticamente uma corrida em todos os finais de semana.
Percurso da corrida Travk&Field na Miguel sutil - foto: Oscar Jr.
        Os motivos que levam a população a procurar estes eventos são desde a busca da qualidade de vida e combate ao estresse do dia a dia, perda de peso e fortalecimento do organismo, até a busca da interatividade com amigos e nas redes sociais, tendo neste último a inclusão de mecanismos e soluções tecnológicas cada vez mais avançados. Nas corridas mais bem elaboradas e organizadas, a partir da inscrição, o atleta tem a opção de autorizar a exposição e divulgação das suas fotos, tiradas antes, durante e na linha de chegada, junto as redes sociais. Toda essa dinâmica é viabilizada pela numeração de peito do atleta que é vinculada através da sua conta junto ao Facebook. Tem gosto para tudo, até prova noturna com DJ, iluminação e toda tecnologia que demandar o público participante. Tem evento até com apresentação da renomada Orquestra de Flautas de Cuiabá.
CROSS MUSIC - Foto: Oscar Jr.
     A corrida de rua é democrática, enquanto alguns corredores tentam melhorar seus índices e performances, novos adeptos iniciam no evento através da caminhada ou intercalam ritmos para ir ganhando experiência até padronizar o seu próprio ritmo e frequência. O mais importante é que o evento possibilita sempre a conquista de novos amigos, da cumplicidade de correr em grupos, de reaproximar os antigos amigos ausentes, devido a turbulência do dia a dia. 
Cross Urbano Arena Pantanal 


     Como nem tudo é um mar de rosas, os fóruns de discussão com o tema Corridas de rua provocam algumas polêmicas, sobretudo pelos valores das inscrições que só aumentam e direcionam para uma elitização da modalidade e por outro lado, um público que participa do evento sem o pagamento da inscrição, este, denominado como corredor "pipoca". O desafio dos organizadores é conseguir realizar um evento com segurança, hidratação de água e frutas, bem como a distribuição das medalhas para os corredores, sem impactar com a falta em virtude da participação das “pipocas”.
    A verdade é que a concorrência e competitividade das Assessorias faz com que a qualidade dos eventos se nivelem por cima e o corredor tem a percepção sobre o nível de qualidade de cada detalhe antes, durante e depois das provas, pois o principal protagonista vive empiricamente as causas e efeitos de todos os elementos que acontecem ou deixam de acontecer durante o percurso.
    Quando se realiza uma corrida de rua, há toda uma movimentação nos mais variados setores da economia, indústria e comercio e serviços diretos e indiretos. A cadeia produtiva de confecções de camisetas, acessórios, medalhas, água mineral, hortifrúti e serviços que proporcionam o apoio da prova desde que ela é elaborada no planejamento até a conclusão na linha de chegada. Tudo que se produz para uma corrida é superlativo, afinal, estamos falando de um ticket médio de 2 mil inscrições por evento. A mais tradicional corrida de reis teve sua primeira prova, há mais de 30 anos com 500 participantes. Neste ano, 15 mil inscrições não foram suficientes para suprir a grande procura de corredores que vem de todas as partes do Brasil e outros países.
Hidratação com café da manhã Corrida Track&Field - Foto: Oscar Jr.
      Quando o corredor toma gosto pela atividade, os próximos passos são sempre mais ousados, que vão desde a inclusão numa equipe de corridas, até o desafio de "desbravar novos mares", participando de corridas tradicionais nos grandes centros do território nacional e outros importantes pelo mundo. Independente da geografia, mesmo treinando no bairro, no clube ou nos parques, a corrida de rua sempre será uma opção de alimento para matéria e principalmente pelo espírito. Afinal mente sã combina com corpo são.  Se na origem de Cuiabá a História da chegada dos bandeirantes em Busca do Ouro, aborda sobre "Entradas e Bandeiras", atualmente, o capítulo que se escreve é sobre as "Largadas e Chegadas", sempre em busca novas conquistas: As Medalhas...
Corrida noturna Night Run - foto: Oscar Jr.
Oscar jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes