sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Cantorum, semana dedicada à música Sacra reúne 14 grupos em Cuiabá, acontece a partir do dia 16/11 (segunda-feira)




Cantorum
Semana dedicada à música Sacra 
reúne 14 grupos em Cuiabá

Evento será realizado entre os dias 16 e 20 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em frente à Praça Santos Dumont

A partir de segunda-feira (16), o altar da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, será o palco da 2ª Semana Cantorum de Música Sacra de Cuiabá. O evento reunirá 14 grupos de canto coral que atuam na Baixada Cuiabana tendo a música sacra como uma de suas áreas de atuação. As apresentações prosseguem até sexta-feira (20).

As atividades começam sempre às 18h30 com a missa, depois tem uma palestra, às 19h30, e, às 20h, começam as apresentações dos corais, sendo três corais por dia. A entrada é 1 (um) kg de alimento de não-perecível. Os donativos arrecadados serão doados à Creche Nossa Senhora do Carmo, que é administrada pela própria paróquia e que atende, em tempo integral, cerca de 60 crianças.

O maestro André Vilani, diretor artístico da Cantorum, afirma que essa é uma grande oportunidade para que a população conheça o trabalho desenvolvido por uma parte dos corais que atuam na região e que tem, dentre outros estilos, do ponto de vista estético, a música sacra como parte do repertório. Por outro lado, a semana também é uma forma de atualização profissional para quem canta e de lazer para quem procura uma programação cultural diferente.

“Não precisa ser católico para apreciar a música sacra. Hoje, além de ser a origem da música sacra no mundo ocidental, o canto gregoriano por exemplo é muito difundido, admirado e cultuado por cristãos e até não-cristãos, especialmente por sua estética e seu mistério, partindo daí, consequentemente, à evolução composicional em todas as suas formas”, explica Vilani.

O diretor artístico pontua que ainda que pese a liberdade artística, o estilo dos compositores e os momentos na história do mundo em que canções foram compostas, a música sacra é uma forma de oração, uma forma de falar com Deus. “É uma forma de você evangelizar, de conversar com o Criador, de levar os ensinamentos de Jesus e até mesmo de convidar o cristão a vivenciar mais a igreja e sua função junto à sociedade. A música é um grande aliado de todas as religiões, uma ferramenta para levar a palavra”, analisa.

André Vilani, que também é preparador vocal e coralista, afirma que o evento ainda é uma chance única para troca de experiências entre os corais, dos mais experientes àqueles como menos tempo de estrada. Por dia de apresentação, os organizadores esperam a presença de cerca de 500 pessoas e um total de 300 coralistas.

A Comissão Organizadora enviou material gráfico de divulgação do evento para as comunidades católicas de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger. “O evento está sendo bem difundido na comunidade católica e por quem gosta de música. Ano passado, na primeira edição da Cantorum, a gente não tinha muita ideia de como seria o evento. Este ano, fomos surpreendidos pelo entusiasmo das pessoas falando das apresentações do ano passado. Tanto é que para o ano que vem, já tem uma lista com 20 grupos interessados em cantar”, adianta Vilani. Em 2016, o evento será na Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho.

 A II Semana Cantorum de Música Sacra de Cuiabá conta com patrocínio da Construtora Solaris e da Gráfica Print, apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Restaurante Pé de Pequi e  Buffet Leila Malouf e  realização da Arquidiocese de Cuiabá e Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Grupos participantes

Coral Arautos do Evangelho
Coral Arquidiocesano de Cuiabá
Coral Cristo Rei
Coral da Terceira Idade da UFMT
Coral do Tribunal de Contas do Estado de MT
Coral Musart
Coral Nossa Senhora Aparecida
Coral Nossa Senhora de Guadalupe
Coral Regina Coeli (Paróquia N.S. Mãe dos Homens)
Coral Sagrado Coração de Jesus
Coral Santa Cecília
Coral da UFMT
Coral Viva Voz
Grupo de Seminaristas Dom Aquino Corrêa

Palestrantes

Pe. Izaias  Bernardes Monteiro da Silva (Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens)
Pe. Paulo Ricardo de Azevedo Jr. (Paróquia Cristo Rei)
Pe. Marcos Roberto Ferruci (Catedral Basílica de Cuiaba)
Pe. Kleberson  Paes da Silva (Santuário  Nossa Senhora do Bom Despacho)
Frei Nédio Pértile (Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Coxipó)


Música Sacra

A expressão foi cunhada pela primeira vez durante a Idade Média, quando se decidiu que deveria haver uma teoria musical distinta para a música das missas e a música do culto, e tem em sua forma mais antiga o canto gregoriano. A música sacra foi desenvolvida em todas as épocas da história da música ocidental, desde o Renascimento (Arcadelt, Des Près, Palestrina), passando pelo Barroco (Vivaldi, Bach, Haendel), pelo Classicismo (Haydn, Mozart, Nunes Garcia), pelo Romantismo (Bruckner, Gounod, César Franck, Saint-Saëns) e finalmente o Modernismo (Penderecki, Amaral Vieira).

Serviço:
Evento: II Semana Cantorum de Música Sacra de Cuiabá
Dias: 16, 17, 18, 19 e 20 de novembro de 2015
Horário: das 18h30 às 22h
                 18h30: Missa
                 19h30: Palestra
                 20h: Apresentação dos grupos

Local: Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens
            Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 611 - Quilombo, Cuiabá-MT
Contatos: André Vilani/Direção Artística (Fone: 65 9913-4627 ou 65 9233-4627)
                 Anderson Pinho/Assessoria de Imprensa (Fone: 65 9957 3963)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes