quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A SORRIR (comentário artístico) por João Sebastião Costa sobre as Exposições "Poesia da Linha e do Corte"do Lasar Segall e "Prova de Artista" dos Artistas Benedito Nunes, Rosylene Pinto e Ruth Albernaaz em cartaz na Galeria do SESC Arsenal em Cuiabá-MT até o dia 11 de Dezembro...


A SORRIR!
( comentário artístico )
Luzes, linhas e sombras xilogravuradas, através das obras de Lasar Segall, vem a sorrir, nesta exposição itinerante organizada pelo Museu Lasar Segall.
Trata-se de um belo empreendimento artístico do Departamento Nacional do Sesc, em consonância com o Sesc Arsenal de Cuiabá.
Logo de entrada, no primeiro salão, um universo de xilogravuras mostram-se assustadoramente prodigiosas. Temos a clara noção de onde estamos, e com quem estamos . Lá estão as obras xilografadas e assinadas por Lasar Segall, que, continua a coexistir além da Memória interativa, entre o passado ,o presente e o futuro.
Sua Arte, emociona a todos com suas belas figuras, na busca de um assentamento à sua rica e preciosa contribuição por brasilidade, e ele amanha esta proeza artística, com dignidade e distinção impar.
Suas linhas retas e curvas, caracterizam seu caráter e estilo bem pessoal, em composições variadas e belíssimas.
.Homens e mulheres fazem parte deste processo de criatividade constante nos seus claro-escuros. Constituem entes latejantes. Manifestam-se num vai-e-vem. Das venezianas do cabaré do Mangue, mulheres em conjunto, espreitam seus clientes para oferecem prazeres da carne brasileira. Elas estão ali em seus sutiãs e suas íntimas combinações. Querem negociar o sexo. Aguardam clientes.
Entretanto no segundo salão do espaço adjacente, temos a apresentação das xilogravuras locais, e do processo do fazer. Isto constitui uma novidade por aqui.
Estas peças, são compostas por três artistas mato-grossenses, e apresentam-se em configurações plásticas por valores iconográficos locais, já tão conhecidos e bem definidos. Complementam-se reforçando o conjunto, sobretudo adicionam-se, ao brilhante enquadramento, da "Poesia da Linha e do Corte", às suas explanações e vontades criativas.
Imprimem, com isso, uma simplicidade ingênua de seus desenhos gráficos, carentes de uma composição com elementos mais apurados, ou mais tipificados, já que, a prateleira iconográfica é multi-rica em sua diversidade plástica.
Temos ali,então, o bom resultado da "Prova de Artista", nas presenças de três representantes desta localidade. São eles; Ruth Albernaaz, Rosylene Pinto e Benedito Nunes. Eles são inerentes das experimentações criativas, que vem sendo desenvolvidas no Ateliê de Artes do Sesc Arsenal, a partir de 2012.
Estão a cobrir uma necessidade, um afeto mais artístico, ou até mais abrangente. Querem oportunizar o desenvolvimento, sobretudo potencializar a Arte da gravura, já que, a Pintura sobre tela, tem ocupado maior espaço na confecção deste Ofício, desde os idos de 1974. a qual sobrepõe-se aos demais segmentos vigentes, pois a Pintura é bem palmilhada na cidade de Cuiabá, tornando-a um grande celeiro de artistas plásticos em variadas correntes e significâncias produtivas.
Uma belíssima exposição, está A SORRIR aos cuiabanos, no SESC ARSENAL. Eu recomendaria, a todos!
João Sebastião Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes