quarta-feira, 2 de março de 2016

ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA (03/03) ABERTURA DE DUAS EXPOSIÇÕES NO MUSEU DE ARTE DE MATO GROSSO, Natureza Mato Grosso por Wander Melo e Modernistas Brasileiros

Wander Melo revela suas impressões sobre os cenários e manifestações artísticas mato-grossenses

 

​Pesca do Tuiuiú, Wander Melo, acrilica sobre tela, 100x80cm


A exposição abre no dia 3 de março, no Museu de Arte de Mato Grosso, que exibe paralelamente seu acervo com grandes nomes do modernismo brasileiro

Cenários naturais e fauna mato-grossense ressurgem ainda mais exuberantes a partir do empenho nas cores e formas tridimensionais das obras do artista Wander Melo, que no dia 3 de março dá início à exposição “Natureza Mato Grosso”, no Museu de Arte. A abertura da mostra que segue até o dia 3 de abril, será às 19 horas.

A nova série que apresenta 24 obras entre telas e esculturas celebra os 38 anos de atuação do artista. Um convite a um passeio a partir da visão singular que ele apresenta sobre o Cerrado e o Pantanal ou ainda, a fragmentos do patrimônio material e imaterial do Estado.

Wander aposta em referências das manifestações culturais, como os tocadores de viola-de-cocho, dançarinas de siriri, heróis das cavalhadas de Poconé e caretas de Guiratinga. Chama a atenção também, as esculturas que impactam o visitante não só pelo tamanho, mas principalmente pelas formas em que se apresentam. 

Mesmo trabalhando com a tridimensionalidade, o artista mantém sua forma original expressiva, distorcida alegre e aconchegante a partir de esculturas tomadas pela ludicidade. “Convidam o público a tocá-las, acariciá-las”, com destaca a crítico de arte, Laudenir Gonçalves.

O artista conta que as esculturas são continuidade de um trabalho que teve muita repercussão. “Fiquei empolgado para fazer mais delas. São todas em madeirite e pintadas em acrílico”, diz Wander que teve o projeto aprovado pelo programa Circula MT, da Secretaria de Estado de Cultura.

A diretora executiva do Museu de Arte de Mato Grosso, Viviene Lozi, destaca que o trabalho do artista é de grande relevância porque se mostra focado em realçar a identidade cultural mato-grossense. “Com influência e referências no neoexpressionismo, Wander Melo expressa seus sentimentos e pertencimento nas paisagens culturais representadas na diversidade cultural existente aqui. Receber essa belíssima mostra de um artista que conseguiu de uma maneira muito particular, deixar a sua marca neste Estado, é uma honra para o Museu de Arte”, declara.

  Modernistas


​​Sem título, Marcelo Grassmann, 40x58cm, Gravura em metal 38/100


Para tornar ainda mais aprazível a visita do público, o Museu de Arte de Mato Grosso amplia as possibilidades de incursão pela arte brasileira. Além de apresentar as obras de um dos mais importantes nomes das artes mato-grossenses, volta a exibir um acervo especial.

Trata-se das 40 gravuras que reúnem artistas expressivos do cenário nacional. Obras raras compõem a mostra paralela à exposição “Natureza Mato Grosso”, de Wander Melo. Em “Modernistas Brasileiros”, figuram sete artistas de grandes representatividade do período: Marcelo Grassmann, Maciej Babinski, Clóvis Graciano, Cícero Dias, Antônio Carlos Rodrigues, Aldemir Martins e Tarsila do Amaral, expressão máxima do movimento.

As gravuras que integram a exposição revelam como cada um deles esteve envolvido com o movimento, o nível de engajamento político e social, as estéticas e as técnicas utilizadas, como a serigrafia, gravuras em metal e ainda, xilogravura, enfocando entre outros, temas tipicamente brasileiros, estilizados e líricos, baseados em uma linguagem universal e vanguardista.

Serviço:
Abertura Natureza Mato Grosso
Dia 3 de março, às 19 horas, no Museu de Arte de Mato Grosso
A exposição segue até o dia 3 de abril

Modernistas brasileiros
De 3 de março a 3 de abril, no pavimento superior do MAMT
O museu fica aberto de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas

Visitação: Terça a domingo das 9h às 17h
Entrada Gratuita
Tel.: (65)3025-3221
Facebook: Museu de Arte MT


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes