quarta-feira, 23 de março de 2016

“Irigaray e a Cidade das Maravilhas” celebra aniversário do artista nesta quarta-feira (23) no Palácio da Instrução

Irigaray - foto divulgação

“Irigaray e a Cidade das Maravilhas” celebra aniversário do artista nesta quarta-feira (23) no Palácio da Instrução

Evento terá edição especial do Ciclo de Bate-Papo sobre arte contemporânea, apresentações musicais e exibição de filmes de cineastas locais

São muitos os motivos para comemorar o novo cenário das artes visuais mato-grossenses. A passagem da 31ª Bienal de São Paulo por Cuiabá, a retomada do Salão Jovem Arte, revitalização e oxigenação de espaços públicos dedicados a exposições, mas ainda mais, o forte vínculo que vem sendo alimentado com o público.

A exposição Irigaray Arte Cidade consolida este novo momento, especialmente, por que em toda sua programação, tem prezado por essa interação. Uma das propostas da organizadora da mostra, a produtora cultural e filha de Clovis Irigaray, Maria Irigaray, é justamente provocar essa troca entre a cidade e a arte.

Uma das ações mais efetivas fora a convocação de artistas de linguagens diversas para expor ao lado de um dos grandes ícones das artes plásticas de Mato Grosso, cujo nome já tem um lugar privilegiado na história da arte brasileira. Além de outras, como as visitas escolares, guiadas por artistas, oficinas e especialmente, o Ciclo de Bate-Papo Arte Contemporânea, que promoveu o diálogo com dezenas de artistas de outros segmentos e produtores culturais.

“Vejo que o grande aprendizado e questão visualizados no processo é justamente a necessidade do artista se enxergar enquanto peça importante e fundamental, se visualizar enquanto profissional, com todos os direitos e deveres que a lida coletiva lhe institui. Para meu pai foi muito importante, pois ao logo de décadas de dedicação e entrega, pode ter noção do quanto é querido e admirado”, conta Maria Irigaray.

Tem ainda mais para comemorar, melhor, tem mais Irigaray para celebrar. Uma edição especial titulada “Irigaray e a Cidade das Maravilhas”, ocorre nesta quarta-feira (23), a partir das 15 horas, para homenageá-lo na ocasião de seu aniversário de 67 anos. À altura do vulto que tem sua arte, diversas atrações aquecem o dia, tais quais performance de grafite com Babu SeteOito, exibições de filmes dos cineastas João Carlos Bertoli e Bruno Bini, além de apresentações musicais com Caximir, Saudosa Maloca e os DJs Khazad, Gilberto Farias e Erick F que movimentam ainda mais o Palácio da Instrução.

A programação terá início com a reabertura da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça e visita guiada. Logo, às 18h, a programação segue nas dependências externas do Palácio. “Vários amigos artistas se unirão num ato de celebração por seu aniversário. Será um momento de muita alegria onde estaremos unidos em torno de muito amor por ele e à arte que inspira sua presença”, explica Maria.

Na ocasião, serão distribuídos formulários para efeito de cadastramento e confecção da carteirinha da biblioteca, que após 10 anos, volta a fazer empréstimo domiciliar. Essa ação há muito vem sendo pensada como estratégica para o lançamento da Rota Cultural do Centro Histórico, justamente porque o artista que se tornou padrinho da ideia reúne em torno de si vários quesitos que ressaltaram a importância de uma união. “A partir de algo que seja verdadeiro, que represente um ponto de convergência entre ele (Clovis) e analogia perfeita ao Centro Histórico. Foi assim que se tornou padrinho desta proposta”, revela.

O evento marca também o lançamento de uma nova iniciativa em prol da cidade, o Rota Cultural do Centro Histórico. “A Rota propõe a delimitação de um perímetro em que a arte circulará de forma física, gestual e virtual a partir do pensar conjunto de profissionais da Arte. O Centro Histórico servirá de suporte e elo com valores, estória e afetos, e serão visualizados, pensados e trabalhados do ponto de vista da arte, um Centro de Arte, para tanto reuniremos esforços a vários segmentos da sociedade organizada em direção a uma adequada ocupação dos espaços possíveis. A cidade (as pessoas) se encontra no Centro, a Arte encontra a todos no Centro, eis a questão”, finaliza Maria Irigaray.

A exposição Irigaray Arte Cidade é uma realização do Governo do Estado - via Secretaria de Estado de Cultura - e o Museu de Arte de Mato Grosso. Segue aberta a visitação até o dia 24 de abril, de terça a sexta-feira, das 8 às 20h e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 horas.  

mais informações:
Protásio de Morais: (65) 8425-1443
Lidiane Barros: (65) 8120-6483

Um comentário:

  1. Parabéns Clovito meu cunhado pra sempre Beijos sucesso na sua vida.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes