quinta-feira, 24 de março de 2016

Ponto de Cultura Inca vai à praça do Pedra 90, nesta quinta-feira (24.03), com a oficina de Instrumentos Alternativos.


Ponto de Cultura Inca vai à praça do Pedra 90, nesta quinta-feira (24.03), com a oficina de Instrumentos Alternativos. (Por Alessandra Barbosa)

Para fortalecer e criar uma maior proximidade entre moradores daquela região, o Ponto de Cultura Inca vai realizar nesta quinta-feira, um grande encontro entre a oficina de Instrumentos Alternativos e seus alunos e, também despertar o interesse dos moradores da região pela música. Mostrando que é possível aprender e fazer arte, com materiais considerados sucata e fora de uso.
O curso de “Instrumentos Alternativos” utiliza elementos, inusitados e materiais recicláveis, para que os alunos, aprendam a construir instrumentos e aprender a tocá-los e, ainda participar da criação de melodias, proporcionando um trabalho de sensibilização auditiva e musical. Os elementos utilizados são: São tampas de garrafas, garrafas pets, tubos de PVC, galões de plástico, tambor de óleo, cabo de vassoura, pneus velhos, copos de metais, enfim.... Tudo que pode ser transformado em um instrumento musical.
O professor Ed Carlos Mendes, reforça a importância de conscientizar os jovens com relação ao curso e ao meio que se vive: “Uso de tudo que se tem a minha volta! Por que independente do projeto, meu objetivo é manter um equilíbrio entre as pessoas e o meio ambiente que se vive. Crio instrumentos a partir de um pedaço de vassoura cortada e uma câmara de ar de uma bicicleta, eu consigo fazer uma baqueta de timbalada... Mas se um dia um aluno chegar com pedaços de barras chatas... Vamos tentando tirar o som, até transformá-la em uma lira ou um “metalofone”. Além disso é ecológica e transformadora! Capaz de trazer um novo horizonte de sensações e experimentos musicais, que para alguns pode ser um refúgio, para as suas criações e um tempo em seu mundo... E no Pedra 90, não é diferente! Pois convivem com problemas que todos têm, desde o saneamento segurança pública e as poucas áreas de lazer. Portanto, o que vamos fazer nesta quinta-feira é fazer com que as pessoas tenham acesso a arte musical, levando a eles o prazer de aprender, fazer e tocar o seu instrumento por si mesmo. Além de ajudar na formação de novos e melhores cidadãos. ”


O INCA Instituto Cultural América é uma entidade sem fins lucrativos e é responsável por articular, impulsionar e consolidar as ações socioculturais nas comunidades, promovendo inclusão social e a formação cultural, envolvendo as comunidades com a pretensão promover o surgimento de organizações e indivíduos autossustentáveis para que possam atuar em rede para o desenvolvimento social e cultural das comunidades.
Lembrando que estas ações contam com a parceria do Ministério da Cultura e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Cidadania e Cultura – Cultural Viva e UCAM. Contudo o Instituto ainda busca apoio da iniciativa privada, visando a implantação de novos cursos. 

Serviço:
Data: 24 de Março 2015
Local: Praça do Caic Pedra 90
Horário: 19:30
Público Alvo: Todos os moradores do Bairro. Crianças a partir dos 07 anos.
Informações: Casarão das Artes (Pedra 90) – 65 9284-9031 Professor Ed Carlos: 65 9313-6448
e na nossa página no Facebook: www.facebook.com/pontodeculturainca
Assessoria de Imprensa: Alessandra Barbosa – (65) 9274-1456

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes