quarta-feira, 4 de maio de 2016

Gervane de Paula circula com seu “Mundo Animal” por cidades mato-grossenses, abertura nesta quinta-feira (05/05) na Galeria Arto em Cuiabá-MT



Gervane de Paula circula com seu “Mundo Animal” por cidades mato-grossenses

A exposição-instalação ou instalação-exposição, “Mundo Animal – Uma Provocação” será então revelada ao público nesta quinta-feira (5), às 19 horas, na Galeria Arto, em Cuiabá. Logo, segue para Cáceres e Rondonópolis

Mesmo antes de ter se consolidado como protagonista da 25ª edição do Salão Jovem Arte Mato-Grossense ao conquistar o primeiro lugar- e 40 anos depois da primeira participação no prêmio -, o artista Gervane de Paula já figurava como uma das grandes apostas do Edital Circula MT, na categoria Artes Visuais, com a aprovação de seu projeto.

A exposição-instalação ou instalação-exposição, “Mundo Animal – Uma provocação” será então revelada ao público nesta quinta-feira (5), às 19 horas, na Galeria Arto, em Cuiabá. Logo, segue para Cáceres e Rondonópolis.

“O mundo animal é o mundo bárbaro em que vivemos”, declara o artista. Pois bem, quem se estimular pela curiosidade gerada pela provocação de Gervane, certamente vai se desarmar perante ao gatilho que detona sarcasmo e implode hipocrisia em todo metro quadrado da mostra. Uma faceta certeiramente traduzida pela crítica de arte, Aline Figueiredo: “Gervane faz do deboche o gatilho da comédia crítica da sua plástica”.

Por mais que os temas explorados sejam inquietantes, o espectador se enamora de cada detalhe da mostra, e se envolve, pensa junto. São ilustrações, pinturas, esculturas, arte mural, gravuras, pedras, latões, argila, sucata, enfim, todos os suportes e materiais diversos que evidenciam e originam da sociedade industrial e de consumo. Muitas obras são inspiradas por filmes, por noticiários de TV, por críticas ao culto do corpo e ainda, aproxima o público do artista ao ponto em que revisita sua trajetória. Ele relembra parceiros, celebra referências e revisita a literatura regional que conceitua as artes visuais.

Mas o artista inovador e propositivo ressalta: “Minha arte não é panfletária, são só obras de arte. Irreverentes e bem-humoradas, não tem espaço para o rancor. Não é a favor de ninguém, em outra via, talvez seja contra”, arremata.

Sobre a aprovação no edital Circula MT, Gervane acredita que tenha sido forte o apelo pela formação de um mercado de arte que vai na contramão de conceitos ingênuos. “Não produzo para participar de Salão ou de editais, produzo para respirar”. Arriscar-se em garantir vitrines, é consequência. A população de outras cidades terá então, a oportunidade de conhecer nuances da arte provocativa, contundente e política produzida em solo mato-grossense na contemporaneidade.

O crítico de arte Laudenir Antonio Gonçalves realça a importância da participação do artista Gervane de Paula, no edital Circula MT. “A meu ver, esta iniciativa é extremamente importante, pois, além de valorizar os artistas mato-grossenses, ao circular pelo interior do Estado, promove a democratização do acesso à cultura, e também favorece a formação de um público receptivo às artes plásticas. Socializar o acesso aos bens culturais à nossa população é a única forma de ampliarmos o seu capital cultural. ‘Ninguém pode gostar de alguma coisa que nunca viu ou nunca provou’. Por isso, parabenizo a SEC pela inédita iniciativa”.

A exposição segue até o dia 3 de junho, na Galeria Arto, em Cuiabá. A entrada é gratuita. 

Serviço:
Mundo Animal – Uma provocação
Cerimônia de abertura: 5 de maio, às 19h30
Entrada gratuita
Galeria Arto, localizada na Av. Dom Bosco, 1776, Centro
Informações: 65 3025-2090

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes