segunda-feira, 23 de maio de 2016

Você finge que é show! Eu finjo que é top! por Oscar Junior - A Arte de Correr

IMAGEM: eucorredorderua.com.br

Você finge que é show! Eu finjo que é top!

Este texto é dedicado aos catedráticos e fodásticos organizadores de corrida de rua da nossa região. Tudo bem que são apenas uma meia dúzia de dedicados atletas/empresários, porém suas habilidades e competências engolem a outra parte de aventureiros, limitados, inexperientes que insistem em oferecer o serviço/produtos para um público consumidor  que está cada vez mais exigente. 
Para que isso não vire um "muro de lamentações" me reservo a direcionar  ao mundo ideal de uma prova de rua. Na verdade, quem é um exímio promotor de eventos sempre acredita que ainda tem muito para melhorar e quem  não é, tem quase a certeza que é o representante de Cristo para os assuntos de Corrida de rua.
A relação entre a prova e o corredor acontece com O convite. O Marketing é a divulgação na concepção da palavra. Ele é o chamariz que irá convencer na decisão de correr ou não. Um banner é uma mídia inteligente jamais pública produtos e serviços que não irão existir na pratica, visto que o que Convenceu o atleta de participar da prova foi justamente a expectativa do que foi lhe ofertado na divulgação da corrida. Se é publicado um kit com um layout e na entrega for outro, esqueça, o organizador pode não ter uma segunda chance de causar uma primeira impressão do seu evento. Lamentável.
O organizador Competente não vê a camiseta apenas como uma resposta aos patrocinadores com a fixação da logomarca, ignorando a qualidade da Fibra, conforto satisfazer os patrocinadores. Das fibras sintéticas mais utilizadas no mercado são a poliéster e poliamida, sendo esta última mais cara, contudo ela absorve 22 vezes a transpiração e é mais confortável do que a de poliéster. Afinal,  no calor de Cuiabá, faz muita diferença tendo a percepção de conforto o corredor nem sempre percebe, mas o contrário, a frustração vira tema para Debate em grupos de Whattsapp e redes sociais. Acredite o que para o atleta seria apenas a retirada do Kit, para o promotor do evento é a árdua luta travada entre negociações de preço, prazo de entrega, qualidade do material, patrocínio, pressão da instituição parceira e uma gama de atributos infindáveis que só quem realiza uma Corrida pode descrever o trabalho que dá assumir tamanha responsabilidade. 
A equalização das inscrições propostas e as negociações com os fornecedores se desencontram por conta da nossa cultura de deixarmos para fazer a inscrição na última hora, fator que gera uma correria contra o tempo para atender a demanda.
Em meio a tudo isso o grande desafio são as negociações com Órgãos Públicos, batalhão de trânsito, Secretaria de mobilidade, autorizações, permissões, certificações e tantos outros "ões" que lá na frente serão matéria prima de rima para as "reclamações". 
Em 2015 a maioria das provas foram disputadas ao entorno do Centro Político Administrativo. Enjoa, mas diante das limitações das autoridades em liberar efetivos para resguardar a segurança da Prova, é menos arriscado. Numa reunião que participei com a presença da Secretaria de Mobilidade Urbana, a comandante responsável alegava que possuía apenas um número reduzido 10 homens para controlar todo o percurso.  Deste "Gap" parte mais desafios para o organizador compensar a falta de pessoas com a formação de um bom staff e apoio para garantir a lisura no evento.
A corrida vai muito além do esporte com fundamento performático em si. Para a maioria é a oportunidade de encontrar, rever  e correr com Amigos. Melhorar a qualidade de vida. Ver pessoas bonitas, fazer novas amizades e sobretudo, se relacionar socialmente. 

Reitero que o objetivo deste texto não é ensinar vigário a rezar missa nem vomitar regras, contudo é a visão de quem ama correr e Participar ativamente para a construção de esporte Maravilhoso que não para de crescer no estado.
É muito possível e factível  ter um Evento, bacana, Com Segurança, conforto, lazer e entretenimento para os corredores. Como a relação entre organização é mercadológica, como o organizador não obtém os anseios e desejos do que a grande Maioria dos atletas esperam de uma Prova de rua não através de pesquisas, de experiências passadas e das suas percepções, é fundamental que receba as críticas, sugestões e até as reclamações fundamentadas, como subsídio para melhorar cada vez mais seu "Métier". Sem Melindres, sem mágoas e sempre juntos! 
Ou se preferir, podemos também combinar : "você finge que é show e eu finjo que é top"

por Oscar Junior 

3 comentários:

  1. Só consegui ler o texto completo hoje, concordo em número, gênero e grau, texto brilhante que precisava ser distribuído entre os "organizadores" de corrida que em 90% dos casos acabam frustrando as expectativas dos corredores.
    Abraço
    Lara Santana

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  2. Isso mesmo Lara. Certamente você deve ser uma corredora consciente e seletiva. As provas aparecem aos montes. É necessário selecionar quais delas que vc irá participar. ����������������

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  3. Muito bom.É mas ou menos isso que acontece.valeuuu .

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