sexta-feira, 22 de julho de 2016

FORREGGAE Karola Nunes e o “fuá” musical na Capital do siriri


FORREGGAE
Karola Nunes e o “fuá” musical na Capital do siriri

Com doze anos de carreira, a cantora Karola Nunes vem fazendo um verdadeiro “fuá” nas noites da Capital e região com seu estilo marcante e aposta na diversidade.

Assim como diz a gíria nordestina, a cantora – que também se aventura nos instrumentos – aposta na “bagunça” musical formada pela mistura cultural. Fator que vem atraindo mais público cativo, em busca de novas batidas e melodias.

Foi apostando nas diversas possibilidades que a mistura cultural proporciona, que a cantora chamou amigos e sua irmã para formar um grupo, o Fuá, que mescla a música nordestina com o reggae.

“O grupo já teve várias formações. Sempre gostei de forró, pois meu pai é paraibano e em casa eu cresci ouvindo Luiz Gonzaga. Até hoje, quando pego o violão, a primeira música que toco é um baião. É a minha primeira necessidade”, explicou Karola.

“Estamos com esta formação há dois anos. Nossa ideia é tocar a música nordestina. É um grupo mais para a galera dançar. Como alguns integrantes, como eu, também temos um trabalho de reggae, pensamos em mesclar os ritmos”, disse.

Além de Karola, que se responsabilizou pela voz e violão do grupo, o Fuá é composto por Paulo Correa, percussão e voz; Daniel Baier, percussão; Kalinca Nunes, percussão; e Paulinho Nascimento, contrabaixo.

Sobre a música feita pelo grupo, Karola diz que o forró pé-de-serra e o reggae são quase irmãos siameses, separado pelas circunstancias culturais. A mistura é conhecida no país como “Forreggae”.

“Tem uma história de que quando Luiz Gonzaga [Rei do Baião] ouviu o primeiro disco do Bob Marley, ele disse: ‘oxi, e esse baião metido a besta?’. E é verdade, pois se colocarmos um triangulo no reggae, vira um forró. Sou apaixonada pelos dois ritmos”, declarou a cantora.

Para que já conhece a mistura musical, assim como para quem está na curiosidade, Karola anuncia que neste sábado (23) o grupo irá se apresentar em um local especial da Capital, o Duke Bar, que vem abrindo as portas para a apresentação de diversos artistas.

“Neste sábado, a ideia é fazer um som para a galera dançar. Pode surgir um reggae na pegada de baião, assim como pode ser um baião na pegada de reggae”, disse.

“Sempre falo que quando penso em forró eu penso em festa. Não penso na galera sentada, só bebendo e conversando. Imagino a galera rindo, bebendo e dançando. É o Fuá mesmo, como na concepção nordestina. O repertorio montado é do forró e raggae indo do clássico até o mais atual”, completou.

Música autoral

A história de Karola Nunes, assim como de outras artistas, começou ainda na infância. Em seu caso, quando aos seis anos, a irmã começou a fazer aulas de violão.

“Quando tinha seis anos, minha irmã mais velha começou a fazer aulas de violão. Ela tocava em casa e eu ficava igual ‘urubuzinho’, voando em cima dela, esperando as sobras. Quando ela não conseguia alcançar uma nota eu ia lá e ajudava. Com doze ela começou a me ensinar. Comecei a tocar para suprir essa necessidade de cantar”, revelou Karola.

A primeira apresentação profissional, de acordo com Karola, foi aos 17 anos, quando contou com a ajuda de um tio.

“Tinha um ‘brother’ na escola que também tocava violão. A gente ficava nessa, de levar o violão para a escola e ficar tocando as mesmas músicas, pois não sabíamos tocar muitas”, disse.

“Quando tinha 17 anos, abriu uma boate em Rondonópolis e o dono do local me pediu para meu tio uma indicação de artista. Meu tio me indicou e eu fui tocar na abertura da boate. Após isso, comecei a cantar e tocar em vários trabalhos”, relembrou.

Além dos trabalhos ligados ao forreggae, maracatu e outros ritmos, Karola aposta nas músicas autorais, que também são concebidas na diversidade de estilos.

“O trabalho autoral eu comecei em 2013, quando lancei algumas músicas e vídeos. Faço o que todos chamam de ‘Nova MPB’, pois não há uma definição para tocar apenas um estilo. No meu repertório autoral tem um baião, maracatu, reggae, rock, pop”, explicou.

“A Nova MPB tem essa pegada. De pegar várias influencias e fazer uma mistura. Formando uma identidade única. Tenho tocado esse repertorio nos meus shows. Para forçar a galera a assistir e criar certa afinidade com as músicas”, disse.

Karola conta que a insistência na apresentação do repertorio autoral já apresenta bons resultados.

“Na primeira vez em que fui tocar no Duke Bar, cantei uma das minhas músicas. A partir disso, o pessoal de uma das mesas começou a pedir apenas as músicas autorais. Não queriam ouvir os covers que faço”, afirmou.

“Fiquei feliz, pois foi uma surpresa essa repercussão logo na primeira vez que tocava na casa. Vejo que público existe. Como diz minha mãe: ‘tem gosto para tudo’. Então, vou fazendo meu som acreditando nisso. Talvez de dez pessoas, nove não vão gostar da minha música, mas aquela única pessoa que curtir, vou tocar pra ela”, concluiu.

SERVIÇO: Forreggae no Duke Bar, com Karola Nunes e Grupo Fuá
QUANDO: Sábado (23.07), às 21 horas
LOCAL: Duke Bar; Rua General Ramiro Noronha, 674, Bairro Duque de Caxias, Cuiabá
CONTATO: (65) 3359-4828 / (65) 9 8105-0770


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes