segunda-feira, 11 de julho de 2016

Livro do escritor Ivan Belém sobre Liu Arruda será lançado nesta segunda-feira (11/07) no teatro Zulmira Canavarros


O livro “Liu Arruda: A travessia de um bufão”, do escritor Ivan Belém, será lançado nesta segunda-feira (11), às 19h, no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso. A obra é uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio Mato Grosso de Literatura, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.
“Liu Arruda: A travessia de um bufão”
Quando pensamos em Liu Arruda, logo lembramos de seus personagens icônicos, como a comadre Nhara e o seu Juca, de suas peças bem sucedidas e de seu bom humor. No entanto, este trabalho teatral insere-se em um período de mudanças em Mato Grosso, mudanças estas que mexeram com a auto-estima, dentre outras coisas, dos cuiabanos. Este é o tema do livro “Liu Arruda: A travessia de um bufão”, publicado pela Carlini e Caniato Editorial.
De acordo com Ivan Belém, a obra conta a história de Cuiabá na década de 1980, inserida no contexto global, tomando como referência a trajetória artística de Liu Arruda. O autor explicou que esse foi um período de grandes mudanças, pois Mato Grosso recebeu uma leva de imigrantes à busca de terras para a exploração na agricultura, ocasionando um choque cultural, no qual a cultura cuiabana, sobretudo o sotaque, sofreu tremenda perseguição, sendo tratada como algo menor, feio, exótico.
“Liu Arruda: A travessia de um bufão” começou como tese de doutorado. Apesar de classificada como biografia, não se atém a detalhes íntimos da vida de Liu Arruda. Sobre a época retratada na obra, Belém ressalta que esta foi um momento em que os cuiabanos sentiram-se humilhados e inferiorizados, envergonhados do seu pertencimento. De acordo com ele, é neste cenário que entra Liu Arruda e o Grupo Gambiarra, fazendo um teatro popular, profundamente político, encenando nas ruas, falando um sotaque essencialmente cuiabano, ajudando a população a recuperar sua auto-estima.
Ivan Belém - foto divulgação

Sobre o autor
Ivan Belém, 55 anos, nasceu no município de Barão de Melgaço, Mato Grosso. Aos 17, já publicava crônicas em jornais. “A coisa mais linda que aconteceu na minha vida foi aprender a ler”, disse Ivan. Além da literatura, Belém também dedica-se ao teatro, ao serviço público e à gestão da Casa Azul. É também autor de “A Baía de Tchá Mariana. Mitopoeticas africana e pantaneira nos círculos de aprendizagens ambientais”.
Serviço
Lançamento da obra ““Liu Arruda: A travessia de um bufão”, de Ivan Belém
Data: Segunda-feira (11)
Horário: 19h
Local: Teatro Zulmira Canavarros, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso
Endereço: Avenida André Maggi, número 6, Centro Político-Administrativa, Cuiabá, Mato Grosso.
(Da Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes