segunda-feira, 8 de agosto de 2016

CONFIRA AS DICAS DO BLOG FUZUÊ DAS ARTES, DE 09 A 14/08, DIVERSÃO E ARTE...

DE 09 A 13/08 (TERÇA A SÁBADO) NO CINE TEATRO CUIABÁ-MT
ESPETÁCULOS NO CINE TEATRO CUIABÁ


09 de Agosto
Lançamento do Circuito de Festivais de Teatro de Mato Grosso – 19h
Entrada Franca.
10 de Agosto
Cidade dos Outros – 20h
Cia Pessoal de Teatro
Entrada 2Kg de alimentos.
Censura Livre
11 de Agosto
Contos de Princesas Africanas – 19h
Alicce Oliveira
Entrada 2Kg de alimentos.
Censura Livre
12 Agosto
Rei Leão – 20h
Cia de Teatro Fato
Entrada 2Kg de alimentos.
Censura Livre
13 Agosto
Peer Gynt – 20h
Sandro Lucose
Entrada 2Kg de alimentos.
Censura Livre
                          *****************************
DIA 09/08 (TERÇA-FEIRA) AS 20 HS NO TEATRO DA UFMT EM CUIABÁ-MT
Panorama traz, cururu e siriri, Nico & e Lau e Tibanaré
ENTRADA FRANCA 
A programação da mostra cultural Panorama de Artes da Cena está de volta com espetáculos de grande sucesso de público e crítica. Nesta terça-feira (9), no Teatro da UFMT, tem os irreverentes Nico & Lau, a versatilidade do grupo Tibanaré e toda a alegria contagiante de grupos de cururu e siriri da região de Cuiabá. A entrada gratuita e os espetáculos desta terça têm classificação livre, para toda a família.
O espetáculo “Palhaçando” do grupo Tibanaré abre a programação do dia, às 13 horas, com apresentação voltada ao público em geral e também por agendamento, direcionado aos públicos estudantil e universitário. À noite, a partir das 19h, Nico & Lau, a dupla mais divertida do Vale do Rio Cuiabá, apresenta ao público o espetáculo “Piadeiros Marvados”, que promete arrancar muitos risos da platéia. 
Às 20 horas, tem roda de cururu e siriri trazendo a regionalidade em cores e cantos com apresentações dos grupos Flor do Atalaia, Coração Franciscano e Flor do Campo.  As exibições prometem não deixar ninguém parado! A entrada para os espetáculos é gratuita, basta retirar o ingresso na bilheteria do teatro sempre uma hora antes a cada espetáculo.
                         *****************************
DIA 09/08 (TERÇA-FEIRA) AS 20 HS NO TEATRO DO SESC ARSENAL EM CUIABÁ-MT
SESC AMAZÔNIA DAS ARTES 2016

SELFIE

Elka Victorino
Dança - Mato Grosso - 45 min - Livre
ENTRADA FRANCA 
Transbordava, em meu corpo, o excesso... Gestos, imagens, sons, percepções, sensações encharcavam-me... Busquei incansavelmente o vazio... Impossível!!! No percurso das dobras da pele do corpo dançante, tropeços nas texturas das cicatrizes. Nos pequenos contratempos, gestos criações antropofágicas vistas por meio do auto retrato. Trata-se de um espetáculo de dança contemporânea, criado pela bailarina Elka Victorino, em 2014. Experiências coletivas entre artistas impulsionaram construção de um percurso auto biográfico na dança.


Sobre a Artista

A bailarina e coreógrafa Elka Victorino começou seus estudos em dança em 1980, na cidade de Cuiabá - MT, onde percorreu toda sua trajetória com ensino e produção de espetáculos. Fundou, em 1994, a escola de dança Art'Expressão e, em 1997 a Cia. de Dança Art'Expressão, na qual atuou como diretora por 15 anos. Em 2014 inicia seus experimentos solos, desenvolvendo também pesquisas acadêmicas sobre os trabalhos, no programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT. Dentre os trabalhos apresentados estão: Pasión (1997), Lendas (1999), Batuque (2001), Fuá da lavadeiras (2002), Monstro Todo Corpo (2008), De.monstro 2009), Rascunhos(2010), Brechó (2012) e Catavento (2013). Hoje atua como bailarina, pesquisadora e intérprete, aprofundando seus estudos nos experimentos dos processos criativos em dança contemporânea.
Ficha Técnica
Bailarina e Coreógrafa: Elka Victorino | Sonoplastia, Operação de Luz e Dramaturgia: Thereza Helena | Iluminação: Karina Figueredo
                            *****************************
DE 09 A 13/08  (TERÇA A SÁBADO) NO KARTELL EM CUIABÁ-MT
ESPAÇO INSTRUMENTAL
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
                         
                     *****************************
DIA 10/08 (QUARTA-FEIRA) AS 20 H NO TEATRO DO SESC ARSENAL EM CUIABÁ-MT
RÉQUIEM PARA DOIS

Cia de Intérpretes Independentes

Dança - Amazonas - 40 min - Livre
ENTRADA FRANCA 
O espetáculo tem como tema central a morte, e vai na contramão do pensamento do filósofo La Rochefoucauld, que afirmava que “Não se pode olhar de frente nem o Sol nem a morte, porque olhar o Sol ofusca a vista e encarar a morte perturba a vida”. Réquiem para dois foi criado sob o conceito de morte como parte de um ciclo temporal, em dissonância ao pensador francês que acreditava que vida e morte se acham completamente separadas. O enfoque é a perda, não de quem vai, mas de quem fica. Réquiem para dois foi concebido para dois intérpretes (Anna Raphaella Costa e Ricardo Risuenho). Tendo como base a dança contemporânea, o texto de movimento foi criado por Ricardo Risuenho a partir da pesquisa de movimentação dos membros superiores que a companhia desenvolve há 10 anos.

Sobre a Companhia
A Companhia de Intérpretes Independentes surgiu no ano de 2003 e em seus doze anos de existência produziu 16 encenações coreográficas. Dirigida por Ricardo Risuenho, encenador coreográfico que trabalha com a expressão da dança contemporânea, paraense e residente em Manaus, que realiza na companhia há 10 anos a pesquisa Do movimento à Criação, que tem como base a investigação das possibilidades da movimentação dos membros superiores, o que resultou na compreensão dos conceitos básicos de corpo, movimento e elementos cênicos adotados pela companhia, assim como no desenvolvimento de uma técnica específica para uma melhor execução dos movimentos dos membros superiores: a Técnica MMS.
Ficha Técnica
Diretor e Intérprete-Bailarino: Ricardo Risuenho | Intérprete-Bailarina: Anna Raphaella Costa | Operação de Luz: Nelson Magli | Operação de Som: Iara Lane | Produção: Jonatas Amaral

                         *****************************
DIA 11/08 (QUINTA-FEIRA) 19 H SALÃO SOCIAL DO SESC ARSENAL EM CUIABÁ-MT
SOTAQUE

Janaína Lobo 

Dança - Piauí - 30 min - Livre
ENTRADA FRANCA 
Este solo parte do princípio e problematiza a ideia de que o corpo tem o sotaque de onde ele é. Sotaque é cognição, é uma colocação no mundo, é a forma como o movimento se organiza e acontece no corpo. Corpo e lugar como substantivos em constante transformação e codependentes. Sotaque? é uma pergunta, uma dança, um estado, quase uma autobiografia de sensações, repertórios e espaços que se dão a ver em fluxo contínuo. Dança que modifica o espaço, espaço que modifica o movimento. Força e fragilidade lado a lado. Dançar sobre os escombros – os nossos e os da cidade. Existir e resistir. Uma dança-resíduo. O chão da dança não é liso. O movimento nunca tem dúvida. Ele aponta para o desconhecido. Dança tem sotaque?
Sobre a Artista
Janaína Lobo é artista da dança, atua como coreógrafa, intérprete, pesquisadora, professora e em colaboração com outros artistas e projetos. Tem pesquisado em seus trabalhos a dança como posicionamento estético/político afetada e conectada aos lugares e às pessoas. Arquiteta e urbanista por formação, artista da dança desde sempre. Foi integrante do Núcleo do Dirceu e artista residente do Galpão do Dirceu até 2015. Hoje atua de maneira independente faz parte da equipe de criação e diretoria do JUNTA – Festival Internacional de Dança, em sua segunda edição em 2016 com a realização do Sesc.
Ficha Técnica
Concepção, Coreografia e Interpretação: Janaína Lobo | Desenho e Operação de Som: Sérgio Donato | Desenho e Operação de Luz: Márcio Nonato | Projeto Gráfico: Sérgio Donato | Fotografia: Valério Araújo | Colaboração Artística: Layane Holanda, Valério Araújo, Márcio Nonato e Programa Curto-Circuito/Núcleo do Dirceu | Fotos: Valério Araújo | Realização: Galpão do Dirceu (2013). Essa pesquisa coreográfica foi desenvolvida com subsídio do Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2012/2014

                         *****************************
DIA 11/08 (QUINTA-FEIRA) AS 20 H NO JARDIM DO SESC ARSENAL EM CUIABÁ MT
TRAVESSIA

Casa de Caba

Amazonas - 80 minutos - Livre
ENTRADA FRANCA 
Travessia é um espetáculo que conta com treze músicas do repertório da Casa de Caba, que continua neste novo momento acompanhando a tedência da fusão musical, explorando a música afro-brasileira e submetendo-a a uma experiência com diversos outros segmentos da música universal.
Sobre o Grupo
A Banda Casa de Caba foi formada em agosto de 2012 por Alfredo Jatobá, Magaiver Santos e Jeorgio Claudino com a ideia inicial de dar corpo as composições de Magaiver que estavam já acumuladas ao longo dos anos. Em dezembro do mesmo ano a banda fez sua estreia na pousada Taiuá que existia no bairro do tarumã em Manaus e a partir de então tem feito contundentes aparições pelos palcos da cena musical manauara, conquistando a cada apresentação mais admiradores.
Ficha Técnica
Flauta: Alfredo Peroba da Paz Jatobá | Técnica de Som: Anália Nogueira | Percussão: Erika Tahiane | Vocal e o Violão: Magaiver Santos | Guitarra e Voz: Moisés Costa | Percussão: Josias Moraes | Percussão: Paulo Pereira | Baixo e Voz: Samir Torres | Iluminação: Keila dos Santos Serruya

                         *****************************
DIA 12/08 (SEXTA-FEIRA) AS 20 H NO SALÃO SOCIAL NO SESC ARSENAL EM CUIABÁ-MT
VELHOS CAEM DO CÉU COMO CANIVETES

Pequena Companhia de Teatro

Teatro - Maranhão - 60 min - 12 anos
ENTRADA FRANCA 
O espetáculo Velhos Caem do Céu Como Canivetes é livremente inspirado no conto “Un señor muy viejo con unas alas enormes”, de Gabriel García Márquez. Com dramaturgia e encenação de Marcelo Flecha, a narrativa apresenta duas personagens em permanente exercício dialético: um Ser Humano, representado pelo ator Cláudio Marconcine, e um Ser Alado, representado pelo ator Jorge Choairy. Um ser alado cai no quintal de um ser humano. É a partir dessa premissa que a narrativa se desenvolve. O ser humano, um catador de lixo que tenta sobreviver à miséria que assola sua família, vê sua rotina mudar com a queda de um ser alado em seu quintal. O espanto inicial dá lugar à necessidade de identificar o estranho ser, gerando um permanente questionamento quanto à definição do ser alado. Seria um anjo? Um frango? Um delírio provocado pela fome? É nessa teia que o espectador é convidado a se equilibrar, enquanto os dois seres se digladiam em um intenso confronto dialético. O exílio forçoso de um, e a miséria do outro, pontuam a trama, que apresenta um cenário pós-apocalíptico permeado de desesperança. Um ser alado e um ser humano, no abismo de suas percepções, preconceitos, medos e dúvidas.

Sobre a Companhia
A Pequena Companhia de Teatro, em atividade desde 2005, tem sede própria – um prédio de 600 m² no centro histórico de São Luís, tombado como patrimônio cultural da humanidade. Concentra duas décadas de trajetória dos seus componentes no desenvolvimento de uma linguagem que potencialize seus conteúdos e na democratização do acesso a esses resultados através de debates, oficinas e circulação dos seus espetáculos.
Ficha Técnica
Elenco: José Cláudio Marconcine e Jorge Henrique Costa Choairy | Dramaturgia e Encenação: Marcelo Enrique Flecha | Iluminação, Cenografia e Figurinos: Marcelo Enrique Flecha | Operação de Luz e Som: Marcelo Enrique Flecha | Produção, Cenotécnica, Videomaker, Fotografia: Katia Regina Lopes | Fotos Divulgação: Ayrton Valle

                        *****************************
DIA 12/08 (SEXTA-FEIRA) AS 21 H NO DUKE BAR EM CUIABÁ-MT
BAZUCANDO KAROLA NUNES E THALES DE PAIVA
A rica cultura brasileira merece sempre ser reverenciada. É por isso que Karola Nunes e Thales de Paiva se encontram para celebrar a nossa música.
Com destaque na música nordestina, como o baião, forró pé-de-serra, reggae e maracatu, a dupla fará uma viagem nos ritmos de todos os cantos do Brasil.
O encontro de vozes e talentos acontece aqui no Duke Bar .
Marque em sua agenda e chame os amigos. O Brazucando será nesta sexta-feira, dia 12.
Informações: (65) 3359-4828 / (65) 98105-0770
Duke Bar - Rua General Ramiro de Noronha, 674, Bairro Duque de Caxias, Cuiabá

                            *****************************
DIA 13/08 (SÁBADO) DAS 10 AS 18 H NA CASA CUIABANA EM CUIABÁ - MT
11ª Feira do Vinil!
ENTRADA FRANCA 
Hey, preparem-se para mais uma edição!

Já estavamos com saudades. É com aquela deliciosa energia positiva que acontecerá mais uma Feira do Vinil com muita coisa bacana ligada à arte, música, literatura, delicias gastronomicas, artesanato, moda, música, fotografia, livros, antiguidade e muito mais... aquela cerveja bem gelada e com preços acessíveis!



Vem aí a 11ª Feira do Vinil!

Quando: 13/08 (sábado)
Horário: 10:00h às 18:00h.
Onde: Casa Cuiabana - Av. Gen. Valle, 181 - Bandeirantes, Cuiabá - Próx. à Santa Casa.
↑Entrada Gratuita↑

                        *****************************
DIA 13/08 (SÁBADO) AS 19:30 H NO CINE COXIPONÉS EM CUIABÁ-MT
CINE CAOS II - FILME SOBRE O MUNDO - CÃO E ESCATOLOGIAS AFINS
Novamente, no mês do cachorro louco, no mês de seca, no mês de decisões sobre o impeachment... 

No mês do C A O S, o Cineclube Coxiponés abraçou o cine CAOS e teremos exibições de filmes que representem esse mês diabólico. 



Em breve os filmes serão divulgados.

                        *****************************
DIA 13/08 (SÁBADO) AS 20 H NO TEATRO DO SESC ARSENAL EM CUIABÁ-MT

PREGÕES MELODIA DAS RUAS

Quaderna
Música - Pará - 75 min - Livre
ENTRADA FRANCA 
O Quaderna, grupo musical capitaneado pelos compositores Allan Carvalho e Cincinato Jr, apresenta o Show Pregões - Melodia das Ruas. O trabalho é fruto de pesquisa sobre os pregões de rua, cânticos de venda dos comerciantes populares de hoje e de ontem. Esta é uma experiência ímpar para quem deseja mergulhar nesse universo, que bordeia os rumos do canto, da venda, da oralidade, da memória e do "marketing" das ruas, ouvidos no dia a dia, como música que passa desapercebida no cotidiano das cidades.
Sobre o Grupo
Em 2003, Allan Carvalho e Cincinato Jr. propõem um trabalho que se caracterize como uma pesquisa musical, um encontro de artistas que enveredam por projetos que mergulhem em investigações sobre experimentações musicais induzidas por contextos culturais... Em 2006, lançou um CD que abordava a influência da cultura nordestina na Amazônia, em especial na paraense, sendo esse processo fruto da bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística, do Instituto de Artes do Pará. Com o disco, teve o importante reconhecimento de seu trabalho conquistando o Prêmio Dynamite/SP (2008), um dos maiores da música independente no Brasil, como Destaque Regional.
Ficha Técnica
Cantor: Allan Carvalho | Cantor: Cincinato Jr. | Teclados e Flauta: Alcir Meireles | Contrabaixo: Baboo Meireles | Flauta e Sax: Harley Bichara | Violão: Ziza Padilha
                        *****************************
DIA 13 E 14/08 (SÁBADO E DOMINGO) A PARTIR DAS 17 H NA ARENA PANTANAL EM CUIABÁ-MT
#VEMPRAARENA - COM SHOW ZECA BALEIRO ENTRE OUTROS
ENTRADA FRANCA 

Vem aí mais uma edição do Vem Pra Arena. Com direito a show de Zeca Baleiro, Feira Gastronômica, Espaço Kids e muita, mas muitas atrações. 
Confira a programação completa: 

13 de agosto
Palco Arena: 
17h30 Coral Vésper

18h Orquestra Viola Divina
18h40 E-Strings Live
19h20 Wellington Berê
20h Billy Espíndola
21h40 O Samba, a bossa e as novas
22h30 Zeca Baleiro 
Palco Praça:
19h30 Banda Salomanos
Dia 14 de agosto: 
17h Banda Plano B
E ainda: Tenda Funac, Tenda do Artesanato, Feira Gastronômica, Tenda da Biblioteca, Tenda da Secretaria de Cultura, Tenda MT Criativo, exposição de carros antigos e parque infantil.
É a partir de 17h. Sempre até às 20h. Nos vemos lá!

                          *****************************
DIA 14/08 (DOMINGO) AS 20 H NO SALÃO SOCIAL DO SESC ARSENAL EM CUIABÁ-MT

MALCRIADAS

Cia Em Cena Ação
Teatro - Amapá - 55 min - 16 anos
ENTRADA FRANCA 
O espetáculo é desenvolvido em dois planos: social e psicológico. O jogo é iniciado, desenvolvido e terminado pela relação patrão/empregado. As empregadas são subservientes e vivem tramando contra sua patroa num plano perigoso e arriscando num desafio tênue entre a relação estabelecida opressor/oprimido. Nesse jogo a figura central (opoder), entra no jogo na medida em que vai se revelando as provas cabais que comprometem suas subordinadas ao desvendar, ainda que indiretamente, seus crimes.
Sobre a Companhia
A Cia. Em Cena Ação nasceu em 10 de janeiro de 2009, com a preocupação em fomentar, estudar e executar a cultura teatral através de trabalhos artísticos com foco em todos os gêneros das artes cênicas. É uma companhia de olho na questão formativa, valorizando, sobretudo, os estudos teóricos e metodológicos do teatro universal. Ao longo dos seus seis anos de existência, produziu espetáculos que gerou discussões em torno do teatro como um todo. 2009 – Montagem do espetáculo ”AS ENCALHADAS” - com texto e direção de Alcemy Araujo – Macapá- AP; 2010 – Montagem do espetáculo “DAMAS DE PAUS” – coletânea de vários textos - direção coletiva – Macapá-AP; 2014 – Montagem do espetáculo “MALCRIADAS”- livre inspiração da obra “As Criadas”, de Jean Genet, com direção de Ton Rodrigues.
Ficha Técnica
Direção: Ton Rodrigues | Dramaturgia: Livre Inspiração da Obra: As Criadas, de Jean Genet | Elenco: Arthur Cardoso, Netho Montalvão e Francisco Ribeiro | Sonoplastia: Paulo Alfaia | Concepção de Figurino: O Grupo Concepção e Operação de Luz: Abraão Barros | Preparação Vocal: Rafael Nunes
                       *****************************

Programação dos cinemas de Cuiabá


Local: Nos shoppings:3 Américas, Pantanal e Goiabeiras 
A programação dos cinemas de Cuiabá é de responsabilidade exclusiva das empresas que administram as salas nos shoppings da cidade e elas se reservam o direito de alterá-la de acordo com seus interesses. Abaixo, os links dos sites onde você pode conferir salas, horários, classificação indicativa e outros detalhes. 


                      **********************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes