segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Orquestra da UFMT apresenta concerto Trilhas de Cinema gratuitamente, no campus da UFMT, no estacionamento do RU, em frente ao Ginásio de esportes, em Cuiabá.

Orquestra da UFMT apresenta concerto Trilhas de Cinema gratuitamente

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso, sob a regência do maestro Fabricio Carvalho, apresenta o espetáculo "Trilhas de Cinema", no dia 11 de outubro, véspera de feriado, às 20 horas, no campus da UFMT, no estacionamento do RU, em frente ao Ginásio de esportes, em Cuiabá. Com entrada gratuita, palco montado a céu aberto, o público vai contemplar o concerto que registrou recorde na venda de ingressos na ocasião em que fora apresentado, no final de julho, inclusive com sessão extra.

Desta vez, a plateia vai se deparar com o espetáculo montado no campus, em que a musicalidade se mistura ao céu estrelado da capital. Com participação do grupo de teatro Tibanaré, dos cantores Ones Miguel e Tayane Rodrigues, o evento também marca o encerramento da gestão da reitora Maria Lucia Cavali Neder.

O espetáculo “Trilhas de Cinema” excursionou pelo Campus Universitário de Rondonópolis e pelo Campus Universitário do Araguaia, em Barra do Garças, reunindo um público de mais de oito mil  espectadores. Em Cuiabá, o concerto foi apresentado em três sessões no Teatro da UFMT. Com versão mais enxuta, foi apresentado na abertura da campanha Outubro Rosa, do MTMamma, na igreja Nossa Senhora Auxiliadora. “O espetáculo ganhou importante adesão do público, que se emocionou com o repertório da sétima arte e ampliar essa experiência é essencial para o diálogo da universidade com a comunidade externa”, pontuou o maestro Fabricio, acrescentando que a escolha da data e horário, véspera de feriado, possibilita que famílias inteiras possam participar, inclusive trazendo suas crianças.

A Orquestra conduzirá a plateia pelo universo do cinema, perambulando por um repertório de canções de filmes clássicos e também de sucessos atuais. Além da música, executada pelos instrumentistas da Sinfônica, o espetáculo traz o audiovisual e as artes cênicas para o teatro. “A Orquestra executa  as peças musicais aliada a projeção de trechos de filmes relacionados e a intervenção cênica do grupo Tibanaré, numa junção de artes, propiciando experiências mais densas”, destaca Fabricio.

No repertório,  canções de um dos maiores compositores do cinema atual: John Williams, veterano que recebeu mais de 40 indicações ao Oscar e levou cinco estatuetas. No concerto, quatro canções de Williams revelam sua versatilidade: “Jurassic Park”, “Indiana Jones”;  “E.T. – Extraterrestre” cuja história atravessa as décadas com muita delicadeza;  e a sensível “A Lista de Schindler”, com solo do spalla da OSUFMT, o violinista Yllen Almeida.

Do compositor Howard Shore, a canção de   “O Senhor dos Anéis” recebe a interpretação da Sinfônica, evidenciando o espírito de fantasia e aventura épica de Peter Jackson. A música de “Poderoso Chefão”, do compositor  Nino Rota, integra o menu de sonoridades..

Mais moderna, com uma linguagem contemporânea, “Piratas do Caribe”, assinada por  Klaws Badelt, tem solo protagonizado pelo Spalla Yllen Almeida, que  executa também “Cinema Paradiso”, do compositor e músico italiano, Ennio Morricone, 87 anos, premiado este ano pelo  Oscar pela trilha sonora do filme "Os Oito Odiados", mais uma de suas parcerias com o diretor norte-americano Quentin Tarantino.

Com mais de 450 trilhas sonoras de filmes, o compositor italiano é um dos maiores do seu tempo. Foram seis indicações ao Oscar ao longo da carreira, entre elas, da trilha de “A Missão”, cujo contexto une os cenários da Amazônia com a sua música.  Roland Joffé fez um belo filme, com grande atuação de Robert De Niro. A trilha de A Missão  é épica e inesquecível e está no repertório, cuja  música terá solo da oboísta Jizele André.

Para os aficionados pelo gênero romance, a épica canção “My Heart will go on”, do filme Titanic, que ficou imortalizada na voz de Celine Dion ganha a interpretação da Sinfônica da UFMT.  A trilha de James Horner comprova sua carreira de sucesso. Ainda do maestro Horner, a OSUFMT executa a canção de “Coração Valente” e de “Lendas da Paixão”. E para dar mais musicalidade ao amor, não poderia faltar “E o Vento Levou”, de  Max Steiner, autor de trabalhos memoráveis como King Kong, Casablanca, Rastros de Ódio.

O cantor Ones Miguel faz participação especial no espetáculo interpretando duas canções: “I Don´t Wanna Miss a Thing”, composição de Diane Warren para o filme Armagedon, sucesso pela sonoridade do Aerosmith; e “Can you Feel The Love Tonight”, de Elton John e Tim Rice para “O Rei Leão”. A voz feminina de Tayane Rodrigues apresenta  “A Thousand Years”, de Christina Perri , música de Crepúsculo, mostrando a versatilidade da Orquestra em se apropriar de clássicos e hits de sucesso. O repertório conta ainda com “Also Sprach Zarathustra”, poema sinfônico de Richard Strauss, que conduz as emoções em  “2001- Uma Odisséia no Espaço”.

Para intensificar as emoções, o espetáculo recebe o reforço do grupo Tibanaré, cuja proposta de interação com a plateia conduz o trabalho da trupe ao longo de uma década, surpreendendo e trazendo a vivacidade da cena. “Eles participam em algumas  trilhas, interpretando cenas dos filmes, interagindo com a plateia, construindo uma temática diferente, numa experiência 4D, claro no sentido figurado, mas com a intensidade de emoções. Imagine acompanhar a cena épica do E.T. com música, projeção e performance? Certamente será incrível”, destaca Fabricio.

Segundo o maestro, este espetáculo se reveste de uma experiência completa das artes, reafirmando um importante momento  da temporada 2016, que ao longo do ano contou com diversos feitos, entre eles,  o intercâmbio artístico oportunizado pela regência do maestro convidado Léo Cunha da Opus de Minas Gerais e solista Derico, em junho, junto a Orquestra da UFMT. Em outubro, é a vez do maestro Fabricio Carvalho reger concerto da Opus de Minas Gerais, como convidado especial.


O concerto  integra a Temporada 2016, uma realização da UFMT, por meio da PROCEV – Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência.


Serviço:

O QUÊ: Espetáculo Trilhas de Cinema, da OSUFMT, sob e regência de Fabricio Carvalho
QUANDO: 11 de outubro de 2016
HORÁRIO: 20 horas
ONDE: Campus da UFMT – Cuiabá
Gratuito
 Inf.: (65)  3615-8121/ 8372

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes