quarta-feira, 25 de abril de 2018

Fotógrafo lança livro sobre os Mascarados de Poconé, nesta quarta-feira (25/04) no SESC Poconé

A dança dos Mascarados de Poconé ganhou registro documental em livro de autoria do fotógrafo Edilberto Magalhães e da jornalista Karina Arruda. A obra será lançada na próxima quarta-feira (25) às 19 horas no Sesc Poconé. O evento tem entrada gratuita e contará com a apresentação do grupo de dança Mascarados de Poconé.

Produzido entre os anos de 2016 e 2017, o livro fotográfico registra a Dança dos Mascarados em texto e imagens. Nascido em Poconé (município a 100 km de Cuiabá) há cerca de 2 séculos, o folguedo é executado exclusivamente por homens e carrega em si um mistério histórico, com a ocultação da identidade dos dançarinos por meio do uso de máscaras.

“Sempre fomos muito ligados à cultura mato-grossense. Já produzimos outros projetos e a ideia do livro surgiu há alguns anos quando vimos uma apresentação da Dança dos Mascarados em Cuiabá. Nos encantamos desde o primeiro momento e quando soubemos do edital Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 percebemos que seria a oportunidade ideal para realizar o projeto”, explica o fotógrafo Edilberto Magalhães (também conhecido como Dudu Magalhães).

O projeto inédito faz o registro da dança em livro e propõe-se a contribuir para a sua difusão. Conta com a realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015 - um dos mais importantes da área a nível nacional - e apoio do Sesc Pantanal. Em versão impressa e digital, o livro tem tradução para o inglês e pode ser baixado gratuitamente pelo site www.mascaradosdepocone.com.br.

O fotógrafo Edilberto Magalhães revela que o projeto terá continuidade, com a impressão de uma segunda edição futuramente em versão ampliada. “O curto prazo não nos permitiu juntar todo o material produzido. A ideia é fazer outra edição, com a divulgação de novas imagens e texto”.

Serviço:
Lançamento do livro Mascarados de Poconé
Entrada Gratuita
Data: 25 de abril
Horário: 19h
Local: Sesc Poconé
Endereço: Avenida Generoso Ponce, s/nº, Centro, Poconé/MT
Download gratuito: www.mascaradosdepocone.com.br



Contato para entrevistas:
Dudu Magalhães (autor): (65) 99692-8447

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes