sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Canção postal, o novo espetáculo do Coro Experimental MT, dias 11 e 12/08 (sábado e domingo) no Cine Teatro Cuiabá

Canção postal – o novo espetáculo do Coro Experimental MT
Uma viagem no tempo através de canções que falam de cartas, telegramas e outras mensagens de amor
Em tempos de Instagram, whatsapp e outras redes sociais, quem ainda se lembra de enviar um telegrama, um cartão postal ou uma carta com mensagens de amor? Houve uma época – e não faz tanto tempo assim – em que a comunicação interpessoal era basicamente feita através desses recursos e, nesse mundo pré-internet, o carteiro era portador de boas e más notícias, uma espécie de cupido de amores inesquecíveis ou causador involuntário de grandes desilusões.
Esse universo rico, poético e nostálgico será resgatado no palco do Cine Teatro Cuiabá, nos dias 11 e 12 de agosto, por meio do espetáculo “Canção Postal”, pelo Coro Experimental. A regência é de Jefferson Neves, a direção cênica e o roteiro são de Gilberto Nasser, e a ficha técnica conta ainda com a regência de Tuanny Godoi e preparação vocal de Guilherme Canavarros. Pode-se dizer também que “Canção Postal” é fruto de um trabalho coletivo de um grupo de 70 cantores que têm em comum a paixão pelo canto coral.
O Coro Experimental nasceu no final de abril de 2017 com a missão de participar em junho do concerto da Orquestra do Estado de Mato Grosso em homenagem aos 130 anos de Heitor Villa-Lobos. Em outubro, o grupo apresentou o show “A Tempo” no Cine Teatro Cuiabá, revelando ao público uma identidade própria, que se confirmou no espetáculo de final de ano e se solidifica em “Canção Postal”, em que todas as músicas têm arranjos inéditos (em sua maioria de autoria de Jefferson Neves) e seguem um fio condutor.
“Em 2017, o tema foi o tempo. No final daquele ano, numa conversa informal com integrantes do grupo, falávamos sobre qual poderia ser o tema do nosso próximo espetáculo. Guga (o baixo Milton Fleury) nos trouxe a ideia de falarmos sobre o amor, contado através de mensagens, cartas, telegramas”, conta Jefferson, que também é fundador e faz parte dos grupos vocais “Alma de gato” e “Mesa pra 6”.
No início deste ano, “Canção Postal” ainda não tinha título, mas começou a ser construído na imaginação dos integrantes do Coro Experimental, que ganhou novos cantores por meio de uma seleção pública. Todos puderam dar sugestões de canções que falassem sobre o tema proposto e assim foram resgatados sucessos que estão no repertório do novo show, como “Pombo-correio”, do baiano Moraes Moreira, e “Please, Mr Postman”, que embalou gerações com The Beatles e Carpenters.
A essas composições, somaram-se algumas pérolas do cancioneiro nacional e internacional, como “Love letters” – um clássico dos anos 1940, gravado por Nat King Cole e Elvis Presley – e “Mensagem”. De autoria de Aldo Cabral e Cícero Nunes, esta canção de 1946 é considerada o maior sucesso da cantora Isaurinha Garcia e sintetiza a essência do clima de “Canção Postal”, onde o romantismo se faz presente em vários ritmos e linguagens musicais, atravessando décadas.
O ecletismo é outra marca do Coro Experimental MT, que faz jus ao seu nome trazendo para o público mato-grossense composições de Odair José e Leandro Lehart, ao lado de hits da banda LS Jack, de Zeca Baleiro e Nando Reis, entre outros.
“Acredito que o coro não pode ser um mero reprodutor das peças que apresenta. Por isso, procuramos valorizar a personalidade de cada cantor, que passa a ser único, ainda que faça parte de um trabalho coletivo”, explica Jefferson. Essa preocupação está presente nos arranjos – seja nas apresentações em grupo ou em solo - e no texto de Gilberto Nasser.
Para levar ao palco esse clima nostálgico - e, ao mesmo tempo, atual -, tudo é importante, da escolha dos figurinos ao cenário, passando pela coreografia e outros elementos cênicos. Fiel à proposta do Coro Experimental, que hoje atua de forma independente, sem vínculo com qualquer instituição, foram criados cinco núcleos de trabalho, aos quais os cantores se integraram de acordo com suas afinidades e competências: Pesquisa, Comunicação, Cenário, Figurino e Dança.
O resultado desse trabalho poderá ser conferido no Cine Teatro Cuiabá, que tem sido um grande parceiro com a cessão de uma sala para os ensaios semanais. “Estamos experimentando uma nova forma de fazer canto coral em Mato Grosso”, diz o regente, que revela estar completamente apaixonado por essa experiência.
Serviço
O que: Apresentação do espetáculo “Canção Postal” com o Coro Experimental MT
Quando: dias 11 e 12 de agosto (sábado e domingo), às 20h
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Quanto: Meia solidária (R$ 10,00 + 1 Litro de leite UHT).
Os ingressos estão à venda na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, de terça-feira a domingo, no horário das 14 às 19h. Compras online através dos sites www.ingressosmt.com.br e www.guicheweb.com.br.
Sopranos - Coro Experimental MT - Foto: Junior Silgueiro
Tenores - Coro Experimental MT - Foto: Junior Silgueiro
Baixos e o Maestro - Coro Experimental MT - Foto: Junior Silgueiro
Contraltos - Coro Experimental MT - Foto: Junior Silgueiro

Fonte:  Assessoria de Imprensa do Coro Experimental MT – Martha Baptista (65-99985.0823)
Fotos: Junior Silgueiro


Mais informações: Jefferson Neves (99649.0727) e Ariane Martins (98116.9194)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes