sexta-feira, 6 de março de 2020

HIP HOP MT: Programação “Mês do Hip Hop” - maior evento da cultura no Brasil, tem DJ Spinha, Breno Dz6 & Cuiabang


HIP HOP MT: Programação “Mês do Hip Hop” - maior evento da cultura no Brasil, tem DJ Spinha, Breno Dz6 & Cuiabang

“Pode acreditar! um novo caminho ainda existe, caminhe com fé”, essa é a mensagem em rima do Cuiabang na música “Pode acreditar”. Lançada em 2013, é uma música sobre superação, sonhos, valorização e reconhecimento dos potenciais da comunidade que ganhou um clipe gravado na pista de skate “Verdinho”, no bairro CPA - território que promoveu a difusão da cultura de rua no Mato Grosso.

E por falar em cultura de rua no Mato Grosso no contexto contemporâneo é necessário no ano em que a cultura celebra 30 anos, trazer um breve panorama da trajetória dessa cultura. Partimos então da década de 80, em Cuiabá na região norte, nas ruas do bairro CPA IV e Jardim Brasil, jovens se reuniam para ouvir James Brown, Earth, Wind & Fire, Michael Jackson, Thaide e DJ Hum, Racionais MC´s, Athalyba & a Firma, Consciência Humana,  entre outros. Esses jovens percorriam os movimentos culturais e concursos de dança, o funk e o soul se tornaram ritmos populares da época, é o fenômeno dos bailes de Black Music em Cuiabá. E a submersão de jovens da periferia de Cuiabá no Mundo da Música como estratégia de sobrevivência e superação ante aos desafios cotidianos, desapertava a consciência social, e conscientes de sua realidade montaram o grupo “Marginais do Funk” – marginais por serem moradores dos bairros que compõe a margem da cidade, afastados do centro.
Com cerca de 20 jovens integrantes, o grupo difundiu a Cultura de Rua em Cuiabá, ocuparam com arte e cultura o Centro Comunitário do CPA IV, Escolas Estaduais como Newton Alfredo, Victorino Monteiro, promoveram pontos de encontro da juventude em frente a Escola Estadual André Avelino, e as vivências de jovens em viagens para São Paulo promoveu a conexão  com os conhecimentos e saberes da Cultura Hip Hop, surgindo a partir daí o primeiro grupo de RAP do estado de Mato Grosso “Revolução Rap”, a primeira Posse de Hip Hop o “MT Rappers” e a Crew de Breaking “B.Boys Attack Cia”.
Essa história é pertencente na carreira artística de DJ Spinha, “cpayorkino” que percorre o Mato-Grosso disseminando a Cultura Hip Hop via ações coletivas, com atividades de formação, programa de rádio comunitária, e cinema - nicho no âmbito de conectar as produções musicais como trilhas sonoras de produções da sétima arte local.
De Cuiabá Pro Mundo!

Spinha projeta há muito tempo pilotar uma nave que está sendo construída por muitas mãos e mentes, com missão sincera e... de levar o Rap, a Música Urbana de Cuiabá, do Mato Grosso, pro mundo. E entre tantos voos programados (shows, disco de vinil e projetos audiovisuais) para o ano de 2020, o próximo lançamento assim como todos os outros será tripulado por Mato-grossenses. No próximo dia 07 (sábado), DJ Spinha convida Breno DZ6 & Cuiabang para  show na cidade de São Paulo no Deck do Largo São Francisco/Sé, localizado no Triângulo SP, um recorte especial do Centro Histórico paulistano com vocação turística e que reúne os principais prédios históricos da cidade.

Eles apresentam o show #Cuiabanagem que homenageia a cidade verde e suas linguagens, e vai evidenciar a carreira musical do Cuiabang com as composições que retratam o cotidiano das ruas com rimas e poesias. O show também terá espaço para apresentação dos projetos solo de Breno Dz6 e Gabriel.

#Vai Lançar as Brabas!
Breno DZ6 vai apresentar em primeira mão músicas que vão compor seu disco solo. O disco tem fusão de vários ritmos com parcerias, entre elas DJ Cabide e o Cantor Vadinho Freire (RJ). O disco também terá música com produção de Slim Rimografia (SP) e beatmaker de Cuiabá.

#É HitMaker, fio!
Gabriel speed flow e freestaleiro (rimas de improviso) leva ao palco singles que fazem parte de sua primeira mixtape a ser lançada nos próximos meses pelo Studio Zero65 com produções de Xinn Beats.



Mês do HIP HOP 2020
A apresentação musical faz parte da programação “Mês do Hip Hop 2020”, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. E o Lançamento da 16ª edição do mês do Hip Hop, aconteceu nesta terça-feira (03) no Teatro Municipal de São Paulo com Apresentação do Projeto Orquestra Beat Brasilis feat. Stefanie, Tassia Reis, Rincon Sapiência, Gabi Nyarai e Laysa.
Mais de 900 atrações fazem parte da programação, que vai promover ações com objetivo de fomentar a cultura Hip Hop, através de debates, apresentações artísticas, intervenções e oficinas dos 4 elementos (Breaking, Graffitti, MC e DJ)  nos equipamentos municipais como Bibliotecas, CEU´s, Casas de Cultura, Casas do Hip Hop, Centros culturais e espaços públicos, que visam garantir visibilidade ao movimento Hip Hop e sua intervenção na cidade; ampliar o debate sobre políticas públicas para juventude; contribuir para o combate à discriminação de raça e gênero; proporcionar espaços de reflexão dos temas; contribuir para a luta contra o genocídio da juventude pobre, preta e periférica e propor uma agenda do Hip Hop na cidade.
A ação é realizada com representantes, ativistas e artistas do movimento Hip Hop, que em conjunto com o poder público municipal, propõem atividades em 06 macrorregiões da cidade oeste, norte, noroeste, centro, sul e leste, dentro do mês do Hip Hop, atendendo ao disposto na lei que torna obrigatório a realização de ações abarcando o dia 21 de março dia internacional de luta contra o racismo. E está assegurada pela Lei Municipal 14.485/07, faz parte do calendário oficial de eventos do Município de São Paulo, reunindo os admiradores da cultura, dentre estudantes, profissionais, realizadores e público em geral, que podem conferir uma extensa programação gratuita.
“A Cidade de São Paulo é o berço do Hip Hop no Brasil e o mês do Hip Hop celebra a cultura e da continuidade a historia de luta e conquistas estimulando a arte, a cultura e ensinando interagindo com jovens e adolescentes”. Rapper “Xis” - Coordenador de Hip Hop da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo sobre Ação “Mês do Hip Hop”.
Berço do Hip Hop no Brasil!
No Brasil, o Largo da São Bento no Centro da cidade é o berço da Cultura Hip Hop, o local tem uma estação de metro, é o que também viabilizava o encontro de jovens de varias regiões da cidade de São Paulo que tinham em comum a admiração pela dança, pelo rap. O local recebia também jovens de outros estados que viajavam até São Paulo para participar dos encontros e vivencias em rodas de dança de rua e rimas. O Hip Hop se expandiu, alcançou todo o Brasil, cresce em alcance de público e está ocupando espaços e construindo políticas públicas permanentes para a linguagem Hip Hop.

Hip Hop no Mundo!
O Hip Hop está entre as linguagens que mais cresceram nos últimos anos, no âmbito da música, o Rap superou inclusive o Rock como gênero musical popular nos EUA, resultado das vendas de álbuns, músicas e streaming.  Existe uma série de atores envolvidos no desenvolvimento da cultura, que inclusive estão trabalhando na inauguração do Museu Universal do Hip-Hop de Nova York (UHHM) que está programado para ser inaugurado em 2022 no Bronx.

Por Núcleo de Mídias Livres


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes