quinta-feira, 30 de abril de 2020

OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA PARA AS CRIANÇAS EM TEMPO DE ISOLAMENTO


OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA PARA AS CRIANÇAS EM TEMPO DE ISOLAMENTO
Foto diviulgação: Ricardo Basso

Nestes tempos de isolamento social, as crianças ficam em um estado de ansiedade e sem conteúdo mental para passar pelo tempo ocioso, sem rotina. Ela organiza nossa maneira de ver as questões sociais, comportamentais e organizacionais. Neste mundo estamos imergidos numa catástrofe psíquica chamada depressão, que assola cada vez mais os lares do brasil e do mundo. De acordo com a OMS (organização mundial de saúde), a depressão cresceu 18 % nos últimos 10 anos. A doença afeta 4,4% da população mundial e 5,8% de brasileiros. Na corrida contra este estado emocional conturbado, precisamos entender os cuidados necessários para não nos depararmos com essa situação. Segundo o ministério da saúde, algumas medidas são importantíssimas para evitar o quadro de depressão em nossas famílias: Ter uma dieta equilibrada, atividade física regular, combater o estresse concedendo tempo na agenda para atividades prazerosas, evitar o consumo de álcool, não usar drogas ilícitas, diminuir as doses diárias de cafeína, ter uma rotina de sono regular, não interromper tratamento sem orientação médica.
A intenção musicoterápica em advento de certas patologias seja de ordem psíquica ou não, tem sempre o objetivo de causar nas pessoas uma sensação de alegria e bem estar, fazendo com que nossa vida seja plena e tenha prazer ao viver nesse plano orquestrado por Deus. A música é uma atividade que desde os primórdios teve o papel no ser humano de trazer alegria, libertar ou até mesmo curar. Seus elementos como melodia, harmonia e ritmo possibilita ao terapeuta que atinjamos um nível de catarse ímpar, favorecendo nosso bem estar. Numa área chamada de hipocampo a música faz seu papel importantíssimo pois é a área do nosso cérebro responsável pelas emoções e que tem uma profunda ligação com memorias antigas. Com isso o terapeuta utiliza essas informações em prol do seu paciente que será muito beneficiado por isso.
Para contribuir para a resolução desse tédio é muito interessante a afetividade familiar e sua completa união nestes tempos. Pois devemos exercitar o amor mútuo e o entendimento de espaço interno X espaço externo. Muito produtivo é a criação de rotinas onde aproximem os pais dos filhos que estudam música. Para isso é super interessante que as redes sociais fiquem de lado, é um tempo de revermos certos conceitos que temos de relaxamento caseiro, com atividades que promovam a auto-estima, amor recíproco com os nossos familiares, atividades de desenvolvimento neuronal. As atividades que a escola passa é uma boa alternativa para trabalhar situações neurológicas pois vamos exercitar funções cognitivas e executivas.
E muito importante lembrarmos que se não cuidarmos da ansiedade e do estresse, em índices elevados poderá progredir a uma depressão.

RICARDO ALBERTO BASSO – Professor de Violão
Escola de Música de Campo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes