domingo, 4 de dezembro de 2011

A DANÇA DOS MASCARADOS

Dança dos Mascarados - Foto: Agência Nitro

A Dança dos Mascarados, encontrada apenas no município de Poconé, é uma mescla de contra danças européia, danças indígenas e ritmos negros, em Mato Grosso, é uma dança que presta homenagens a São Benedito.
Os componentes da Dança são todos homens, sendo 24 pares - em um cordão, vestidos como mulheres e, no outro, como homens - utilizam máscaras e roupas de chitão estampado, destacando-se também os chapéus, que levam espelhos e outros enfeites "...há uma superstição que mulher não pode participar de coisas sérias, pois dá azar" - Milton Pereira de Pinho, - Guapo.
Dança dos Mascarados - Foto: José Medeiros
Além dos pares de dançarinos, há as figuras dos balizas, em número de três. A dança do trança-fitas, em que cada um dos componentes segura a ponta de uma das fitas e, em coreografia sincronizada, cruzam as fitas, formando-se assim uma imensa trança colorida, é o ponto alto da apresentação. A música é instrumental, assemelhando-se ao som de antigas bandas de coreto, apresentando os seguintes instrumentos: saxofone, tuba, pistons, pratos e tambores.
Apresentam-se com fantasias de colorido exuberante, predominando as cores vermelho e amarelo. Usam uma máscara confeccionada em tela de arame que após colocada em forma de madeira, caracteriza um rosto para modelagem final, muita tinta é atirada por cima, 4 a 5 camadas, que farão a aparência de pele, ficando então muito bem camuflado. Cada praticante usa na cabeça vistoso chapéu com plumas, espelhos e outros adornos.
Para participar do Bando, é necessário ser bom dançarino, pois dança-se com o "joelho", isto é, com muito molejo. A dança tem expressão muito forte e chega a comover aos que estão assistindo sua apresentação.
A Dança dos Mascarados de Poconé não encontra seguidores em nenhum lugar do Brasil, sendo sua origem um mistério, até hoje não (completamente) explicado, nem mesmo pelos mais antigos poconeanos.
Dança dos Mascarados - foto: Rosylene Pinto
Mais um pouquinho da nossa cultura, para vocês meus amigos!! tenham todos um lindo domingo!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes