Nesta sexta-feira (20/01) chega aos cinemas o belo documentário sobre um dos maiores nomes da música brasileira, Antônio Carlos Jobim: "A Música Segundo Tom Jobim". O filme também é dirigido por um dos grandes, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, um dos precursores do Cinema Novo, diretor de "Vidas Secas", entre muitos outros, e pela neta de Tom, Dora Jobim.
imagem: www.papolog.com |
"A Música Segundo Tom Jobim” faz um retrato afetivo da vida e obra do maestro e compositor, passando somente pelas canções, interpretadas em diferentes línguas, e dispensando depoimentos.
A obra do genial compositor dono de muitos clássicos, como "Chega de Saudade", "Águas de Março" e a célebre "Garota de Ipanema", uma das mais tocadas no mundo, é revisitada em suas variadas versões. De Frank Sinatra a Adriana Calcanhoto, o documentário traz uma sucessão de imagens de intérpretes brasileiros e internacionais em performances memoráveis, e do próprio Tom Jobim, em diversos momentos.
O filme aborda ainda a parceria com Vinícius de Moraes e a influência da música clássica em sua obra. Um deleite para os fãs do cantor e compositor.
A Música Segundo Tom Jobim
Titulo Original: A Música Segundo Tom Jobim
Gênero: Documentário
Duração: 88 min.
Origem: Brasil
Estreia: 20 de Janeiro de 2012
Direção: Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim
Roteiro: Nelson Pereira dos Santos e Miúcha Buarque
Distribuidora: Sony Pictures
Censura: Livre
Ano: 2011
Duração: 88 min.
Origem: Brasil
Estreia: 20 de Janeiro de 2012
Direção: Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim
Roteiro: Nelson Pereira dos Santos e Miúcha Buarque
Distribuidora: Sony Pictures
Censura: Livre
Ano: 2011
Sinopse:
O extraordinário universo da música de Antonio Carlos Jobim não cabe em palavras. Foi com essa ideia em mente e a sensibilidade aguçada que o diretor Nelson Pereira dos Santos, ao lado de Dora Jobim, se dispôs a encarar o desafio de desvendar em filme a trajetória musical do grande compositor brasileiro, autor de uma obra eterna, de alcance internacional. Em A música segundo Tom Jobim, os diretores escolheram o caminho sensorial da imagem e do som para exibir o trabalho do músico considerado, ao lado de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores expoentes de todos os tempos da música brasileira. Não há uma palavra sequer no filme. E nem é preciso. Uma sucessão de imagens de grandes intérpretes brasileiros e internacionais em performances inesquecíveis, e do próprio Tom Jobim, em diferentes momentos, alinhava a trajetória musical do "maestro soberano". Está tudo lá: a força e a beleza da sua música, as diferentes fases do artista, o alcance e a poesia das suas canções, sua personalidade musical, a importância da sua obra. Tudo conduzido de forma vigorosa e poética, sem necessidade de maiores explicações. Apenas o prazer e a emoção de ouvir Tom Jobim.
Veja trailer de "A Música Segundo Tom Jobim"
Por: Rosylene Pinto
Em Cuiabá não sei quando será a estreia, pelo menos não há nenhuma informação de estreia nos cinemas da cidade, até a presente data, vamos aguardar!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes