domingo, 26 de fevereiro de 2012

26 de fevereiro é o "Dia Do Comediante"


Origem

A comédia tem o termo de origem grega (kômikós), que chegou até nós pelo latim comicu e ampla aplicação, traduz, textualmente, a conciliação de ideias ou de situações aparentemente irreconciliáveis. Essa conciliação é produzida através de um raciocínio engenhoso com a intenção de produzir o riso através do texto literário.
A matéria cómica presta-se a uma dupla interpretação e, por essa razão, produz no espírito humano uma dupla impressão: de lógica e, simultaneamente, de absurdo. O riso é o resultado da nossa aceitação de duas ideias ou situações aparentemente irreconciliáveis.
Apesar de ser tradicionalmente associado à comédia, o cómico manifesta-se também em textos poéticos e narrativos. Por outro lado, o cómico não tem apenas um carácter lúdico associado ao prazer. O riso aparece muito frequentemente no texto literário associado a uma função didática, cumprindo a célebre máxima latina: Ridendo castigat mores (É com o riso que se corrigem os costumes). Entre as noções de cómico e comédia, podemos estabelecer algumas relações.

Provocações e Reações 

De uma forma geral, a comédia provoca o riso pondo em relevo excentricidades ou incongruências de carácter, da linguagem ou da acção. Na comédia, normalmente coexistem os vários tipos de cómico. O predomínio de umdeles torna possível estabelecer as seguintes relações: o chamado cómico de situação, que resulta do próprio enredo, é característico da comédia de acontecimento ou de intriga; o cómico de carácter, resultante dotemperamento das personagens, caracteriza a comédia de caracteres; o cómico de costumes, que explora as convenções e falsos valores da sociedade, é relacionável com a comédia de sociedade ou de costumes. Nesta última e na comédia de caracteres, a sátira assume-se como uma das mais fortes manifestações do cômico.
Apesar de o humor ser largamente estudado, teorizado e discutido por filósofos e outros, permanece extraordinariamente difícil de definir, quer na sua vertente psicológica quer na sua expressão, como forma de arte e de pensamento.

O que é que o distingue de tantos outros aspectos do cómico, como a ironia ou a sátira?

A ironia é uma simulação subtil de dizer uma coisa por outra. A ironia não pretende ser aceite, mas compreendida e interpretada. Para Sócrates, a ironia é uma espécie de docta ignorantia, ou seja, ignorância fingida que questiona sabendo a resposta e orientando-a para o que quer que esta seja. Em Aristóteles e S. Tomás deAquino, a ironia não passa de uma forma de obtenção de benevolência alheia pelo fingimento de falta de méritos próprios. A partir de Kant, assentando na ideia idealista, a ironia passa a ser considerada alguma coisa aparente, que como tal se impõe ao homem vulgar ou distraído.
Corrosiva e implacável, a sátira é utilizada por aqueles que demonstram a sua capacidade de indignação, deforma divertida, para fulminar abusos, castigar, rindo, os costumes, denunciar determinados defeitos, melhorar situações aberrantes, vingar injustiças… Umas vezes é brutal, outras mais subtil.
O humor é determinado essencialmente pela personalidade de quem ri. Por isso, pode-se pensar que o humor não ultrapassa o campo do jogo ou os limites imediatos da sanção moral ou social, mas este pode subir mais alto e atingir os domínios da compreensão filosófica, logo que o emissor penetre em regiões mais profundas, no que há de íntimo na natureza humana, no mistério do psíquico, na complexidade da consciência, no significado espiritual do mundo que o rodeia. Pode-se, assim, concluir que o humor é a mais subjectiva categoria do cómico e a mais individual, pela coragem e elevação que pressupõe. Logo, o que o distingue das restantes formas docómico é a sua independência em relação à dialéctica e a ausência de qualquer função social. Trata-se, portanto,de uma categoria intrinsecamente enraizada na personalidade, fazendo parte dela e definindo-a até.

Atualidade, o Stand Up Comedy

Atualmente o novo estilo de humor é o Stand Up Comedy, uma nova sensação humorística do país, esta é uma expressão em inglês que surgiu nos Estados Unidos quando começou a se tornar comum o “humor de cara limpa” como é conhecido aqui no Brasil, onde o artista não precisa de maquiagem ou adereços para tornar seu show engraçado, basta um microfone, um banquinho, e uma inteligência sagaz para fazer piadas com coisas comuns do cotidiano de cada um.
Por ser um show humorístico mais realista, acaba se tornando mais engraçado e dependendo do artista com certeza se torna ainda mais engraçado, porque os comediantede plantão conseguem achar graça até em papelde bala. Claro que todas as piadas possuem um texto previamente escrito pelo comediante para que aconteça, mas no decorrer do show sempre surgem novas ideias que podem ser encaixadas de última hora e arrancar gargalhadas do público, por mais que os temas sejam iguais as piadas nunca serão, porque é o calor domomento que vai definir o quão bem preparado está o artista naquele momento. O comediante deste tipo dehumor tem de estar sempre bem informado e sempre com o cérebro funcionando, até porque nunca se sabe quando aquela ideia engraçadíssima vai surgir. No Brasil já existem grandes nomes que fazem sucesso estrondoso com seus shows lotando teatros, por todo o país, nomes como Rafinha Bastos, Danilo Gentili, Marcelo Mansfield e até mulheres como Marcela Leal. O Stand Up Comedy é uma nova geração para o humor mundial e vale à pena assistir, é sempre um dinheiro bem gasto, porque rir nunca é demais.
Veja alguns comediantes de Mato Grosso
Dupla Nico e Lau
Comadre Pitú, Compadre Banga e Outros
Totó Bodega
Atores do Bolsa Comédia
Pessoal do  Ânima - Segredos de Liquidificador
Almerinda - André D'Lucca
Entre outros, Desejo a todos parabéns pelo dia do Comediante!!
Por Rosylene Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes