Em homenagem a essa data, conheça um pouco mais do longo e elaborado processo de produção do Livro Didático.
Atualmente mais de trinta milhões de crianças utilizam-se dos livros didáticos adotados em suas escolas em apoio ao processo de aprendizagem. Apenas o governo federal distribui mais de cem milhões de exemplares de livros didáticos, a cada ano, às escolas públicas brasileiras. Para chegar às mãos de nossas crianças, o livro passa pela escolha criteriosa dos professores das escolas particulares, e por um rigoroso processo de avaliação realizado pelo MEC, apoiado por especialistas das principais universidades brasileiras. Tanto para atender a essas exigentes expectativas, quanto devido às próprias características desse tipo de publicação, o processo de edição do livro didático precisa ser longo e complexo.
As principais editoras possuem uma equipe editorial interna, encarregada de conceber e desenvolver as obras, que inclui vários tipos de profissionais: do texto (parte deles é proveniente do meio docente) - editores, assistentes editoriais, copidesques, redatores, preparadores, revisores; de arte - diretores de arte, editores de arte, programadores visuais, projetistas gráficos, diagramadores, ilustradores, pesquisadores iconográficos, digitadores, assistentes de produção etc. Essa equipe dispõe atualmente de recursos tecnológicos sofisticados, sendo a maior parte das operações executadas em computadores. Além dela, que compõe o corpo funcional das editoras, todas dispõem de um contingente de profissionais autônomos especializados, equivalente em número a cerca de três vezes o tamanho de sua equipe funcional. São profissionais especializados, que apóiam o desenvolvimento das obras em suas várias etapas. Incluem professores, pesquisadores e outros especialistas que colaboram na avaliação da qualidade e da adequação dos originais recebidos e que assessoram, quando necessário, o trabalho de autores e editores; incluam-se ainda os fotógrafos, ilustradores, cartógrafos, especialistas em editoração eletrônica, revisores e outros, mobilizados em diferentes momentos do processo de edição.
Do trabalho desse conjunto de profissionais resulta o livro. O processo envolve inúmeras etapas e uma duração que alcança três anos em média, desde a contratação da obra até sua impressão.
São as seguintes as etapas principais:
1. O projeto - envolve as definições básicas da obra: estrutura, conteúdo a ser desenvolvido, proposta metodológica, definição do público escolar a que se destina, avaliação de viabilidade econômica etc. É desenvolvido por profissionais da editora e pelos autores. Na fase de projeto os autores elaboram textos experimentais, submetidos à análise de vários professores experientes, que ajudam a avaliar a qualidade e a adequação dos textos. É comum formularem-se vários projetos, para apenas um vir a se transformar efetivamente em obra publicada.
2. A feitura dos originais - trabalho desenvolvido pelos autores, acompanhados e apoiados por profissionais das editoras. É trabalho lento e meticuloso, que envolve avaliações e reformulações, até chegar-se à forma final.
3. Avaliação, preparação e edição de texto original - trabalho realizado pela equipe editorial, com apoio de assessores externos e sempre com aprovação final dos autores; visa a contribuir para que o texto final esteja correto, coerente, com linguagem adequada e acessível ao público da obra, e enquadrado em padrões formais compatíveis com a linguagem visual e gráfica a ser adotada.
4. Projeto gráfico, pesquisa iconográfica e de referências para ilustrações - realizado por profissionais de artes gráficas e de pesquisa iconográfica, visa à definição de uma linguagem visual coerente com a proposta da obra e atraente para o seu público, com ilustrações e fotos adequadas ao conteúdo a aos objetivos educacionais.
5. Produção editorial - envolve todas as operações necessárias à organização dos originais para impressão: feitura das ilustrações, produções de fotos, mapas, gráficos e demais recursos visuais e diagramação do texto. A maior parte desse trabalho é realizada em computador por artistas gráficos e outros profissionais de editoração eletrônica. Em cada passo, a obra é submetida à equipe de revisores, com a finalidade de garantir sua qualidade e correção. O editor responsável supervisiona cada etapa e apresenta a obra ao autor sempre que necessário, cabendo a ele a aprovação final do trabalho antes da impressão.
6. Produção gráfica - é a última etapa do processo de produção e envolve a emissão de arquivos eletrônicos a partir dos quais serão gravadas as chapas para impressão, e a impressão e acabamento da obra, também, nesse caso, sob acompanhamento e supervisão de equipe especializada da editora.
Essas etapas, aqui bastante simplificadas, desdobram-se numa infinidade de pequenas tarefas, controles e cuidados para que as obras obtenham o melhor resultado possível. Resta dizer, ainda, que a complexidade da edição e produção do livro didático, muito maior do que a de outros tipos de obra, assim como as altas tiragens necessárias à sua viabilização, exigem investimentos vultosos e aumentam significativamente o risco desse ramo editorial. Em conseqüência, as editoras organizam-se como empresas modernas. Dispõem de profissionais de alto nível, de complexa estrutura organizacional, de ampla rede de distribuição e de tecnologia sofisticada. A liberdade de escolha dos professores estimula uma competição que resulta na disponibilidade de várias opções para professores e alunos e beneficia a melhoria da qualidade.
Por isso editores, autores e professores em sua imensa maioria vêem o livro didático com respeito, reservando-lhe importante papel de apoio no processo educacional.
Fonte:Abre Livros
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