sábado, 22 de dezembro de 2012

Mato Grosso perde o grande Artista Plástico Sitó

Sitó - imagem: google


Morreu nesta sexta-feira (21), em Cuiabá  o  presidente da Associação Mato-grossense dos Artistas Plásticos, Antônio Pereira da Silva, mais conhecido como "Sitó".  O artista estava em casa quando sofreu um infarto agudo do miocárdio e apesar de ser encaminhado para o Pronto Socorro de Cuiabá, não resistiu .
O artista plástico foi um dos maiores representantes da arte Naif de Mato Grosso e com grande destaque nacional. Lamento profundamente a morte do grande artista Sitó, que contribuiu muito para a cultura do Estado.   É com pesar que recebi a notícia e manifesto os meus sentimentos aos familiares.
Além de artista plástico, Sitó, que tinha 81 anos, também era escultor e já ganhou vários prêmios nacionais e locais com as suas obras. Cearense, ele se tornou renomado pintor na capital de Mato Grosso junto com a sua família. Também projetava instrumentos musicais como violões e violinos.

Histórico
Antônio Pereira da Silva (1931) - Sitó, como era carinhosamente chamado -, e sua esposa Alzerina Nascimento (1934), vieram do Ceará, mas se encontraram no serviço da lavoura no Estado de São Paulo. Lá se casaram e viveram por uma década. Em Junqueirópolis, em 1956, nasceu o filho Paulo. Pelos idos de 1958 resolvem morar em Mato Grosso, fixando-se em Rondonópolis. Até que, em 1974, a família chega finalmente a Cuiabá, onde entram em contato com a vida artística da cidade, principalmente com o movimento de artes plásticas encabeçadas pelo Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT e, depois, pela Fundação Cultural.   
Sobre Sitó, a crítica de arte Aline Figueiredo escreveu: “Em Sitó, o patriarca de setenta anos, não existe pintura sem gente, tema básico para esse narrador popular da alma do povo brasileiro.” Homem simples, Sitó além de pintar também projeta violões, violinos, e outros instrumentos musicais. Ele também já trabalhou como ferreiro, lavrador, metalúrgico. 
A pintura, para Sitó, veio como alternativa para ganhar a vida. Fervoroso, ele fez a sua versão pessoal de uma “Ceia mato-grossense”, utilizando o caju, o pequi, e outros elementos da região. 
“Vale dizer que o artista trabalha mergulhado no ateliê oficina de luteraria, onde tintas, pincéis e parafusos, telas e violas convivem sem maiores complicações ou ferimentos”, observa Aline Figueiredo. 
Para Sitó, as telas representam a sua forma de poder contribuir com o mundo. “Gosto de mostrar os políticos, e também a saúde pública e o modo como os homens se tratam uns aos outros”, diz. 
(Trecho extraído da Edição nº 9918 10/04/2001 do jornal Diário de Cuiabá) 

Por: Rosylene Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes