A PEREIRA DA TIA MISÉRIA - Resenhas
Teatrais do Palco Giratório 2013
O espetáculo Pereira da
Tia Miséria encantou o público presente no jardim do SESC Arsenal, numa noite
fria de sexta feira (17/05). A montagem do Núcleo Ás de Paus (PR) é uma fábula
alegórica que conta a história de Tia Miséria, que espera poder reencontrar seu
filho, Fome, que sumiu no mundo. Tia Miséria, na companhia de seu cachorro Sem
Nome, mendiga para viver e a única coisa que possui é uma pereira que dá peras
deliciosas, mas que sofre com os ataques das crianças da localidade. Muito solidária
Tia Miséria ajuda um desconhecido, que faz milagres (ou feitiços) e em
pagamento de tão bondosa ajuda, oferece seus serviços; a mulher pede para rever
seu filho, mas sendo isso impossível, pede então que quem subisse na pereira
dela, não pudesse descer a não ser por uma ordem sua. Assim ela dá uma lição
nos moleques. Tempos depois, a Morte vem
busca-la; é claro que ela não quer ir. Enquanto negociam a Morte, por artimanha
da Tia Miséria, sobe na pereira e fica presa, sem
poder cumprir sua missão. Um grande caos se forma, porque as pessoas não podem
morrer; o mundo sofre porque não pode morrer. O
Médico tenta ajudar a Morte a se libertar, mas acaba preso também. Por fim, Tia
Miséria liberta a Morte com a promessa de que só será levada quando ela assim
permitir, na esperança de um dia rever seu filho. A lição final é que a Miséria
só vai morrer quando a Fome acabar sua peregrinação pelo mundo. Bela mensagem,
excelente tratamento técnico. O espetáculo é dramaturgicamente muito bem
construído, por Luan Valero, com uma música cênica muito boa assinada por Eric
D’Avila. Trabalhar o assunto da morte, miséria e fome para um público infantil
não é tarefa fácil e o grupo cumpre muito bem. As crianças captavam o que
conseguiam e o que não compreendiam do texto, assimilavam pela estética da
montagem. O nível técnico dos atores é muito bom, corporal e vocal, com
destaque para as músicas, todas cantadas por eles em cena, e o uso de pernas de
pau pela maioria dos personagens, elevando a ultima potência o esforço físico
em cena. O figurino servia de caracterização e prolongamento do corpo do ator;
muito bem concebido por Alex Lima. Essa é uma pesquisa do grupo que trabalha a
presença do ator calcando na pesquisa do prolongamento do corpo do ator na
cena; trabalham com pernas de pau, adereços expandidos, muletas, cajados, e da manipulação de bonecos. Além dos adereços, a
pesquisa do grupo demonstrou preocupação com aquele que é o prolongamento básico
do corpo de todo ator: a voz. Uma
técnica potente de voz falada e cantada, trabalhando uma música bonita e funcional.
O jogo dos atores em cena é muito bom, mas deixam transparecer, em um momento
ou outro, a juventude dos integrantes; a concentração ainda está na cena,
preocupados com o nível técnico e com a perfeição, e pouco trocam com a
plateia. Mas isso, é claro, não prejudica nem um pouco o espetáculo. O Núcleo
Ás de Paus aparece como uma grande promessa; podemos esperar para acompanhar o
desenvolvimento deste grupo que já traz indícios de um trabalho consistente e
engajado.
Continue acompanhando
os espetáculos do Palco Giratório, que termina dia 30 de maio!
Juliana Capilé e Tatiana Horevicht
CIA PESSOAL DE TEATRO
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