sábado, 26 de julho de 2014

Acontece neste domingo (27/07) o JAZZQUEADO com Seis bandas com repertório instrumental


Um festival voltado exclusivamente para esse tipo de música. O jazz, ritmo natural dos Estados Unidos é uma das maiores referências para a música instrumental. Dizem os organizadores, “em Cuiabá  muitos músicos se dedicam ao estilo por ser um dos mais complexos e tecnicamente difíceis de executar. Por outro lado, o rasqueado, tendo se tornado um ritmo muito popular em Cuiabá, representa o regionalismo, e não fica só no nome do evento, pois muitos músicos já descobriram o interessante resultado na fusão de ritmos regionais como o siriri e o rasqueado com o jazz, blues e outros”. 

No palco ao ar livre (e gratuito) estarão presentes as bandas: Tocantira, Perna de Grilo, Du Mato, Fidel Fiore e amigos, Power Jam e 123 Testando. Tudo começa a partir das 17 horas. 


Às vezes se passa a vida inteira sem saber que uma das artes mais populares, a música, pode e precisa ser realmente absorvida e melhor aproveitada. A maior parte das pessoas pensa que numa canção, só quem canta é o vocalista. É preciso ser dito, porém, que os instrumentos também têm sua voz, que precisa ser apreciada. A música movida apenas ao som dos instrumentos não é unicamente erudita. As músicas populares também têm suas versões instrumentais. O rasqueado, a exemplo, em sua gênese é ritimado tão somente por instrumentos. Foi na década de 80 que ele recebeu a intervenção da voz, através das letras com temática regional, embora, ele já cantasse as coisas da terra, mesmo sendo instrumental. A música instrumental que será tocada neste domingo (27/07) vai explorar variadas facetas desse gênero e desmistificá-lo. O projeto JAZZQUEADO vem desenvolver a difusão da música com instrumentos. A ideia é apurar os ouvidos e despertar os jovens para a linguagem musical básica. Daí em diante, poderão se aventurar, pelos acordes, arranjos e células rítmicas, entre vários outros elementos. (São estas as informações conceituais do que rola neste domingo. Clique para conferir o que mais Josana Salles tem a dizer sobre o Jazzqueado)

SERVIÇO:

EVENTO: JAZZQUEADO
DIA: 27/07 (DOMINGO)
HORÁRIO: A PARTIR DAS 17 HS
LOCAL: Estacionamento do Ginásio da UFMT

Fonte: Josana Salles


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes