sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Rondonistas se preparam para o início da primeira edição do Projeto Rondon em 2016

Na manhã do último sábado (08), o 44º Batalhão de Infantaria Motorizado foi invadido por Rondonistas da primeira operação do Projeto Rondon no ano de 2016. O objetivo foi dar início à Operação Paiaguás, etapa regional que deve espalhar cidadania, cultura e informação por 4 cidades selecionadas do Estado.
Os municípios de Alto Paraguai, Poxoréu, Santo Afonso e Cáceres receberão a visita dos estudantes de diversas instituições que tem como finalidade viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania, através de atividades desenvolvidas para espalhar a informação sobre temas de interesse da comunidade.
Em sua edição regional de 2016, UNIC, UNEMAT, IFMT e UNIRONDON espalharão cidadania, através de palestras e cursos com intuito de divulgar as novas tendências nos mais diversos temas.
Segundo professor Jaime Rufino (Biólogo e coordenador do Projeto Rondon na UNIC) a primeira etapa do Projeto levava o assistencialismo e agora leva informação, ou seja “é melhor ensinar a pescar que dar o peixe”. Com um trabalho desenvolvido em comunidades rurais, quilombolas e indígenas, não somente na sede dos municípios, esse acesso a informação promovido pelo Projeto é de fundamental importância.
Referente a importância da inclusão dos alunos no Projeto Rondon, a professora da UNEMAT, do Campus de Cáceres, Herena Naoco Chicaki Isobe, disse que muitos alunos, principalmente de Mato Grosso, não tem essa oportunidade de sair dos seus locais de origem, o que diminui a convivência com outras pessoas. Herena ainda concluiu que a questão de vivência é o fundamental. Com este projeto o aluno tem a oportunidade de conviver com pessoas diferentes e colegas de outras instituições, concluiu a professora.
Texto: Marla Fabrin
Foto: Rodrigo Leal

Fonte: UNIRONDON - Operação Paiaguás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes