terça-feira, 10 de março de 2020

Nesta quarta-feira (11/03) acontece o Lançamento do livro “No Limiar” de Milton Guapo no Sebo Raro Ruído e Bar Cão Latino em Cuiabá-MT



Lançamento do livro “No Limiar” de Milton Guapo “No Limiar”, uma novela pós-moderna que tira da zona de conforto cada leitor, mas antes, enfoca os valores e aconchego em que vivemos a beira de um abismo existencial e material e, que não estamos percebendo que luta de classe praticamente não existe mais, casamento monogâmico tornou-se um fardo insustentável, tal como a definição de gênero e etnia, dado que não há mais lugar para essas coisas. As fronteiras se foram, como as areias do deserto que esvai para formar uma nova duna, bem colocada por Mia Couto quando afirma: - “a realidade não é o que existe, mas sim o que acontece”. A cronologia dos acontecimentos nesta obra envolvendo o agronegócio, índios, posseiros numa Amazônia misteriosa real/surreal, vislumbra um futuro próximo no qual os “drones tripulados” e a ferrovia transoceânica muda o cenário do Estado. Os personagens fictícios Obajara e Kunhahendy, agentes índios infiltrados contracena com personagens vivos como Ailton Krenak e Raoni, e até mesmo com personagem alienígena numa epopeia fantástica na região do Araguaia e do Xingu, onde se fundamenta 80% da saga. Esta obra que questiona os valores euro-centristas, a moral judaica cristã e o inexorável caminhar da humanidade rumo a um destino incerto, “onde as reticências são pingos de certeza e de conforto”, dado que as mesmas também tecem o pano de fundo da existência e, que em cada situação de acontecimento na trama, os dois fatídicos bordões, o mistério insistente em querer estar vivo e os inimigos da vida aqui na terra, são as pílulas vermelha e azul que os Neos da saga tem que decidir e engolir uma delas”. Com lançamento nacional sob a responsabilidade dos curadores de arte Amanda Gama e Willian Gama da Galeria Mirante das Artes, em Cuiabá o evento será realizado no Sebo Raro Ruído em parceria com o Bar Cão Latino, nesta quarta feira, 11 de março de 2020 a partir das 19h30min. Como nos outros eventos haverá ainda junto ao lançamento e noite de autógrafos um pocket show com musicas do cancioneiro popular brasileiro do autor e seus convidados: Henrique Maluf, o trompetista Marcos Levi e o percussionista Benê Cintra. O livro “No Limiar” com projeto editorial e gráfico da Carlini & Caniato já teve seu lançamento em São Paulo na Livraria Cultura, Rio de Janeiro no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense, Belo Horizonte na livraria Asa de Papel Café e Arte e ainda será lançado em Campo Grande, Florianópolis e Brasília.
Sobre o autor Milton Guapo é escritor, pesquisador, cantor, compositor, produtor, diretor musical e consultor técnico cultural. Nascido em Cáceres-MT, descende da velha estirpe pantaneira formadora do Estado. Herdou do seu pai, físico/matemático, e da sua mãe, lavadeira e contadora de histórias, a curiosidade empírica e analítica, o que o faz prolífico e meticuloso com sua arte. Atua como músico há mais de 30 anos; cantou, compôs e gravou, além de CDs, trilhas para cinema, peças de teatro e temas nativistas para a Orquestra do Estado de Mato Grosso. Publicou, em 2010, o seu primeiro livro intitulado “Remedeia co que tem” – um mapeamento histórico sobre a formação básica da musicalidade mato-grossense, que hoje é referência maior para o conhecimento antropológico da sonoridade local. Em 2017, foi reconhecido pelo Ministério da Cultura, através do Prêmio Leandro Gomes de Barros, Mestre da Cultura Popular. Em 2018, publicou “Um pé de verso… outro de cantiga”, seu segundo livro contendo memórias e crônicas baseadas em ditos pantaneiro; tal obra, foi escrita no linguajar vernacular autóctone do Pantanal e Baixada Cuiabana. 

Expediente: 
Lançamento do Livro “No Limiar” de Milton Guapo 
Onde: Sebo Raro Ruído e Bar Cão Latino. 
Endereço: Av. Edgar Vieira, nº 420/420-B - Boa Esperança, Cuiabá - MT, 78068-401. Data e horário: 11 de março de 2020 a partir das 19h30min. 
Valor do livro: 50,00. 

Outras informações: (65) 992511805. Ficha Técnica do Livro: Edição: 1ª • Ano de publicação: 2019 • Tamanho: 13,8 x 20,8 cm. ISBN: 978-85-8009-283-7 • Número de páginas: 368 • Gênero: Literatura / Romance • Editora: Carlini & Caniato • Preço de capa: R$ 50,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes